Era um homem de ação, pouco dado à escrita, afável, amigo do seu amigo... Guardo dele as melhores recordações, incluindo as suas idas ao Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real (a última vez, em 2018).
Sobre ele escrevi algures, legendando a feliz foto do Hugo Costa, a do Xico com um saraui, na Mauritãnia, a caminho da Guiné-Bissau:
(...) O Xico Allen em acção: ele tem o melhor dos portugueses (a abertura aos outros, o sorriso aberto e frontal, a alegria de viver, o sentido da aventura) e dos ingleses (a organização, a tenacidade, a teimosia, o pragmatismo)... Pelo menos, dos portugueses e dos ingleses do Porto. É o que eu deduzo da apreciação feita pelos amigos que o conhecem... e também daquilo que eu já sei dele (...). Desejo-lhe good luck / boa sorte nas suas próximas aventuras terrestres a caminho dessa "terra vermelha e ardente", como chama o Torcato Mendonça à nossa Guiné" (...)
À família enlutada, e em particular à sua filha querida, a Inês Allen, bem como ao seu filho, fica a nossa manifestação de dor e do nosso apreço por este camarada e amigo, cuja memória prometemos honrar: o Xico era muito querido por todos nós. E este é o "In Memoriam" possível que eu aqui deixo, feito em escassas duas horas, antes de ir para a minha sessão matinal de fisioterapia.
Até sempre, Xico! (LG)
Viagem Porto-Guiné > Abril de 2005 > O Xico com um saraui
Expedição Porto-Bissau, organizada por Xico Allen e A. Marque Lopes... 9 de abril de 2006... Dia 5... A caminho de Nouakchott, capital da Mauritânia... Um encontro amigável com sarauis e camelos... Fabulosa esta foto do Xico com um saraui, Grande fotógrafo, o nosso Hugo Costa, filho do Albano Costa que, juntamente com a Inês Allen, integrou esta viagem à Guiné, por terra, pelo deserto do Sara...
Foto (e legenda(: © Hugo Costa (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > Pai, Xico Allen, e filha, Inês Allen, juntos na pesquisa de vestígios da presença dos "Metralhas" (CCAÇ 3566) nos já idos tempos de 1972/74.
Foto (e legenda): © A. Marques Lopes (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Brasil > Cidade de Praia Grande > Estado de São Paulo > 2014 > Da esquerda para a direita, o António Chaves, o Joaquim Pinheiro da Silva e o Xico Allen.
Foto (e legenda): © Joaquim Pinheiro (2014). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Leiria > Monte Real > XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 5 de maio de 2018 > O Xico Allen e o Agostinho Gaspar
Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Foto (e legenda): © A. Marques Lopes (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Matosinhos > Leixões > Restaurante Casa Teresa > 9 de Abril de 2008 > Reunião habitual, às quartas feiras, da Tertúlia de Matosinhos (ou Tabanca Pequena de Matosinhos)... Da esquerda para a direita: (i) de pé, A. Marques Lopes, João Rocha (1944-2018), Eduardo Reis, José Teixeira, Armindo; na primeira fila, Jorge Félix, Xico Allen (1950-2022) e Silvério Lobo... À entrada da Casa Teresa, o António Pimentel. Foi na Casa Teresa, em Leixões, que começou a Tabanca Pequena de Matosinhos.
Foto (e legenda): © Jorge Félix (2008). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]Vila Nova de Gaia > Madalena > Vésperas de Natal de 2005 > Uma minitertúlia de camaradas e amigos da Guiné: da esquerda para direita: Luís Graça (que costuma passar o Natal no Norte, em casa dos cunhados), A. Marques Lopes, José Teixeira, Albano Costa, Hugo Costa e Francisco Allen (mais conhecido pelo Xico de Empada ou Xico Allen...)
Notas do editor:
(*) Último poste da série > 11 de outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23696: In Memoriam (455): Mensagens do Coronel Paraquedista Nuno Mira Vaz, enviadas a Mário Beja Santos, a propósito do falecimento ocorrido no passado dia 2 de Outubro do Alf Mil Paraquedista Jorge da Cunha Fernandes (JOTA) (Nuno Mira Vaz / Mário Beja Santos)(...) O Xico ainda hoje falei com ele e disse-lhe para ele também entrar na nossa tertúlia. Eu tenho a certeza que ele vai contar a sua estória mas ele não se sente muito à vontade para a escrita: é daqueles que só de empurrão mas vai...
Ja mandei um e-mail ao José Teixeira para nos encontrarmos um dia destes. Afinal também somos vizinhos. O Allen é uma pessoa que tem uma visão da Guiné muito grande, ele já lá foi muitas vezes, conhece muitissimo bem a Guiné, e os guinéus conhecem-no bem a ele (...)
14 comentários:
Após uns meses de profundo sofrimento, o Xico partiu esta noite.
São muitas as saudades deste amigo que parte.
Apaixonado pela Guiné-Bissau, contagiou a família e muitos de nós por esta segunda pátria.
Pessoa simples e muito humana. Amigo e dedicado. Desde 1992, ano em foi à Guiné em férias, ficou perdido pelas suas gentes e raro foi o ano em que não regressou. fez muitas viagens por terra e nunca ia de mãos vazias. A viatura ou viaturas, porque nunca ia sozinho carregavam, roupas, medicamentos, livros e cadernos escolares, enfim, tudo o que sabia, por conhecimento próprio, que fazia lá falta, e sobretudo levava amizade e carinho para distribuir. Gerou profundas amizades entre o povo da Guiné. Percorreu este país de lés a lés.
Acompanhei-o duas vezes no percurso e outras vezes de avião. foi ele que que abriu o caminho de regresso ao encontro de um povo que admiro profundamente.
Obrigado Xico.
Foi o iniciador e a alma da TABANCA DE MATOSINHOS que germinou por esse Portugal abaixo, outras tabancas - ponto de encontro de camaradas da Guiné.
Ia fazer setenta e três anos, mas a morte arrebatou-o, depois de profundo sofrimento.
PAZ À SUA ALMA
O funeral será amanhã - Quarta feira.
Apanhado de surpresa, tal como penso que a maioria de nós, fiquei muito entristecido.
O Xico Allen foi um dos amigos que encontrei por aqui, no nosso Blogue, e com quem criei empatia. Estive com ele algumas (poucas) vezes mas sempre com grata recordação.
Neste momento sinto que pouco posso fazer a não ser lamentar o seu falecimento e endereçar à família e amigos os meus profundos sentimentos.
Que descanse em paz.
Hélder Sousa
Obrigado, Zé Teixeira, fazes um retrato perfeito e justo do nosso Xico. Vou publicar.Sabemos que ele, como muito dos nossos camaradas que integram a Tabanca Grande, não era homem das escritas. Perdi a conta das vezes que foi à Guiné, e nunca em simples passeio. De resto, como tu. É justo lembrares que ele foi um históricos fundadores da Tabanca de Matosinhos. Contigo e outros. É uma perda muito grande para os amigos e camaradas da Guiné. Manda-me o no. telemóvel da Inês
Que é que havemos de esperar nesta fase das nossas vidas? Esta comissão toca a todos, embora não faltassem desertores ou refractários.
Mais uma baixa e logo de um grande condutor que se distinguiu naquelas picadas.
Até daqui a uns dias, Caro Camarada Xico Allen!
Os meus respeitoa à Família.
V. Briote
____________
Peço desculpa pelas gralhas matinais que, entretanto,já corrigi. LG
Fiquei surpreso, apesar do sucedido ser sempre esperado.
Até sempre.
Sentidos pêsames.
Valdemar Queiroz
Mais um, dos muito bons, dos melhores que partiu. Descansa em paz, meu amigo.
António Graça de Abreu
Gtancisco Allen Pereira... Tinha sentido de humor... Veja-se como se aparesentava napágina do Facebook:
https://www.facebook.com/fapereira1
Director na empresa Reformado
Trabalhou como Chefe na empresa No Sofá Em Minha Casa
Estudou Estudos económicos e leiteiros. em universidade da vida
Andou na escola BC10
Vive em Gaia, Porto, Portugal
De Porto
Divorciado
O Chico foi para outro lado. Julgo que não o voltarei a ver, mas nunca se sabe.
Na minha vida registo algumas coisas boas, e delas saliento a minha viagem à Guiné, em 2009, o conhecimento da Tabanca de Matosinhos e a descoberta deste blog maravilhoso. Sucede que o Chico, foi um dos membros do pequeno grupo fundador da Tabanca de Matosinhos e sem o incentivo dele não teria empreendido aquela aventura venturosa de regressar à Guiné, a Mamptá, em 2009, sendo ele o chefe dessa excursão muito especial e gloriosa.
Estou-lhe muito grato por tudo isso.
Gostaria de o reencontrar, num qualquer sítio.
Os meus sentimentos à família e aos seus amigos mais próximos.
Obrigado Chico.
Especialmente à Inês, deixo o meu mais sentido pesar pela morte de seu pai.
Aos camaradas que mais de perto privaram com o Xico envio o meu abraço solidário.
Mais um companheiro que parte para o Batalhão celestial onde forçosamente nos vamos encontrar todos.
Por impedimento físico não tenho a certeza de poder comparecer no funeral, mas farei um momento de recolhimento em sua memória.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira
Por lapso esqueci-me de assinar o meu comentário de condolências, feito às 19:12: Carvalho de Mampatá.
Carvalho de Mampatá
Paz à sua alma.
À sua família um abraço forte e sentido.
Tanto haveria a dizer sobre ti. No que me diz respeito, disse um dia que se não tivesse ido à Guiné, contigo, há uns 12 anos, arrepender-me-ia para sempre. Fui por oito dias mas acabei por lá ficar 15 dias.
Almocei com o grupo habitual e contigo portanto, há dois ou três meses. Mais dia menos dia tornaremos a encontrarmo-nos.
Até sempre
Fernando Gouveia
Enviar um comentário