segunda-feira, 26 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24432: Notas de leitura (1592): Flora da Guiné-Bissau (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 9 Fevereiro de 2021:

Queridos amigos,
Fala-se aqui da flora da Guiné-Bissau com o simples propósito de avivar lembranças de toda aquela vegetação que nos acompanhava nos patrulhamentos e nas operações ou circunvizinha aos nossos destacamentos. O meu intuito nesta aquisição é trazer mais um elemento de referência para o conhecimento da Guiné-Bissau, se este textinho meramente informativo chegar às mãos de alguém a quem estes trabalhos possam ser efetivamente úteis, terei a maior satisfação em cedê-los, é por isso que também dou conhecimento a amigos da Guiné-Bissau, incluindo o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, que bem desfalcado ficou depois da guerra civil de 1998-1999.

Um abraço do
Mário



Flora da Guiné-Bissau (1)

Mário Beja Santos

Comprei um tanto às cegas num leilão três publicações relacionadas com a flora da Guiné-Bissau. Assunto um tanto árido para o meu elenco de curiosidades, acresce que saí um tanto traumatizado da prova oral de Ciências Naturais do quinto ano, demorei um tempo infinito a distinguir fanerogâmicas de criptogâmicas. Mas o que me chamou a atenção foi ter uns pozinhos de conhecimento da riquíssima flora que pude ir conhecendo em florestas-galerias, savanas, bolanhas, margens de rios, matas densas ou ralas, à volta de palmares, e o mais que se sabe. Vamos cingirmo-nos ao primeiro trabalho da bióloga Maria Cândida Liberato, a investigadora tem vasto currículo conforme se pode ver no site https://actd.iict.pt/view/actd:MOMCL, este seu primeiro trabalho publicado pela Junta de Investigações Científicas do Ultramar data de 1980, recomendo vivamente um passeio por aqueles documentos do Arquivo Científico Tropical, encontrei fotografias históricas guineenses com o maior interesse.

Estes arbustos trepadores gozam do nome geral de Connaraceae, pequenas árvores ou lianas, que a bióloga adianta expressões seguramente muito interessantes para quem adora botânica: folhas alternas, e imparapinadas, sem estípulas; folíolos inteiros. E florescência terminal, flores normalmente hermafroditas. É uma família com 24 géneros, das zonas tropicais, 17 dos quais estão representados em África. E enumera os géneros estudados:
Cnestis, arbustos eretos, pequenas árvores ou lianas linhosas. O fruto: folículo com rostro curvo ou espiralado, género com cerca de 40 espécies tropicais e subtropicais do Velho Mundo, a maior parte de África. Encontrou espécies em Bafatá, Xime, Pussubé, Bissau, Safim, Biombo, Bubaque, Teixeira Pinto e Catió. Agelaea, designação para arbustos, lianas linhosas ou pequenas árvores. Refere ser arbusto sarmentoso ou liana linhosa, encontrou espécies em Cacine, Fulacunda, São João e Empada. Spiropetalum: arbustos com flores hermafroditas, o fruto com um ou vários folículos aveludados com o cálice persistente. Santaloides, arbustos cujas flores em geral têm androceu e gineceu heteromorfos.

A bióloga encontrou espécies em Bafatá, Dandum, Geba, Madina do Boé, entre Bissorã e Mansabá. Depois temos Byrsocarpus, arbustos, pequenas árvores ou lianas linhosas. Fruto: um folículo, ovoide, direito ou ligeiramente curvo. É um género com cerca de 25 espécies, a maior parte da África Tropical. Depois temos Jaundea, neste género encontram-se pequenas árvores ou lianas ou arbustos, a bióloga encontrou amostras na Ilha das Galinhas, Bolama, Fonte do Mato, Fulacunda e São João. E temos por fim o género Connarus, arbustos, muitas vezes trepadores ou lianas, género com cerca de 120 espécies com larga distribuição pantropical. Trata-se de um arbusto normalmente trepador ou liana e encontrou espécies em Fulacunda, Cacine, Bissau, Biombo, Prabis, Catió, Mata de Cantanhez. E quanto a estas plantas trepadoras estamos esclarecidos, veremos proximamente outro género que inclui árvores ou arbustos sob a designação de Chrysobalanaceae.

Fico contente com este achado mas tenho que encontrar um estudioso a quem estes materiais possam ser verdadeiramente úteis. Vamos ver o que responde o INEP.

Plantas trepadeiras comuns em toda a África Ocidental
Maria Cândida Liberato
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24425: Notas de leitura (1591): "Negreiros Portugueses na Rota das Índias de Castela (1541 - 1556)", por Maria da Graça A. Mateus Ventura; Edições Colibri, 1999 (Mário Beja Santos)

Sem comentários: