Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26634: Facebook...ando (73): O aerograma-circular que o Movimento Nacional Feminino distribuia no embarque dos militares mobilizados para o Ultramar, explicando o que era e para que servia o "bate-estrada" (António Tavares, ex-fur mil SAM, CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72)

 



Aerograma-circular, sem data, distribuído pelo Movimento Nacional Feminino aos militares que embarcavam para o Ultramar.  



Fonte: Esta cópia foi reproduzida na página do Facebook da Tabanca Grande, com data de hoje, 31 de março de 2025, 00:42 pelo António Tavares (ex-fur mil SAM, CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72). (O António vive na Foz do Douro, Porto, tem 75 referências no nosso blogue; é membro da Tabanca Grande desde 24 de junho de 2009.) (*)

A data do documento supra  deve ser de 1972: sabemos que o aerograma azul era vendido a familiares e madrinhas de guerra, ao preço unitário de 20 centavos (até 1971), e de 30 centavos (a partir de 1971) (a preços de hoje, e na moeda em vigor, seriam 6 e 8 cêntimos, respetivamente).

1. Sabemos que até essa altura (1971/72) o MNF mandara imprimir e distribuir 300 milhões de aerogramas... Até ao final da guerra, calculamos que esse número tenha chegado aos 376 milhões. (**)

O conteúdo deste aerograma-circular (chamemos-lhe assim) é interessante:

(i) era dirigido ao "militar amigo";

(ii) o tratamento era por você (o destinatário tanto podia ser um soldado, como um sargento ou um oficial);

(iii) era o 1º aerograma que o militar recebia;

(iv) pedia-se a atenção para a leitura do impresso, de interesse para o próprio;

(v) havia um parágrafo sobre a criação deste "impresso 'poupa-selos' " (sic) (o Zé Soldado irá chamar-lhe "bate-estradas" mas também, na Guiné, "corta-capim");

(vi) explicava-se a diferença de cor do impresso: o azul tinha um preço de venda; o amarelo era gratuito;

(vii) o encargo com a impressão dos aerogramas era ent6áo de 3 mil contos por ano: "grosso modo",  3 milhóes de escudos a dividir por 30 milhões de aerogramas por ano, dava 10 centavos (0,1 escudo) por unidade;

(viii) 3 mil contos em 1971 seriam, a preços de hoje, 928,6 mil euros; 

(ix) deconhecemos o orçamento do MNF, que reecebia um subsídio de 10 mil contos do Ministério da Defesa;

(x) o MNF estimava, em mais de um milhão de contos (!), a poupança que o aerograma representava para os militares e seus familiares (papel, porte correio): a preços de hoje, seria qualquer coisa como 310 milhões de euros;

(xi) ficamos a saber que o produto da venda dos aerogramas azuis "suporta(va) todas as despesas incluindo a produção dos amarelos" (de distribuição gratuita aos militares);

(xii) o "bate-estrada" era, pois,  um bom negócio para o MNF (que não tinha as despesas do transporte aéreo,  oferecido pela TAP, bem a sua distribuição pelos destinários no terreno, a cargo do Serviço Postal Militar);

(xiii) parece-nos que ser inútil lembrar que dentro do aerograma não se podia incluir "qualquer objeto ou simples papéis": com 10 toneladas de correio diário, o Serviço Postal Militar (SPM) não tinha meios técnicos nem humanos para detetar as fraudes;

(xiv) pormenor que às vezes descuramos: o aerograma (amarelo ou azul) não podia ser, para evitar a sua utilização "fraudulenta", depositado no marco do correio, tinha que ser entregue por mão própria na estação de correios (ou no serviço postal da unidade); 

(xv) outro pormenor interessante: a dotação individual (de impressos amarelos) era de 12 aerogramas / mês... (Só em 1973, quando o número de homens nos 3 teatros de operações ascendeu aos 163 mil, a dotação de impressos amarelos terá sido de 23,5 milhões: 163 mil x 12 meses x 12 aerogramas por mês.)


2. Admitamos que em 22 / 24 meses de comissão, um militar tivesse escrito em média 300 aerogramas (o que é muito, havia quem náo escrevesse nenhum, e havia quem escrevesse 3 vezes mais),  teríamos no final da guerra 240/250 milhões de aerogramas... (fora as cartas, postais, encomendas).

  As contas sáo simples de fazer: 800 mil mobilizados (um terço dos quais do recrutamento local, Angola, Guiné, Moçambique, etc., mas que também escreviam às famílias, a multiplicar por 300 dá os tais 240/250 milhões...

Bate certo com a minha estimativa: 376 milhões de impressos, um terço dos quais não se terão usado (nalguns casos, eram rascunhos, noutros casos seguia um aerograma em duplicado ou até triplicado, quando o militar não parava de escrever; na maior parte dos caso, iam para o lixo, os rascunhos, já que eram à borla..)

Não final terão circulado 250 milhões de aerogramas do Minho a Timor e de Timor ao Minho... É uma estimativa realista... e que nos ajuda a ter uma ideia de grandeza da logística que esta guerra, a milhares de quilómetros de casa, implicou para as nossas Forças Armadas.

________________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 31 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26633: Facebook...ando (72): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - III (e última) Parte

(**) Vd. poste de 28 de março de 2022 > Guiné 61/74 - P23119: Bibliografia (50): Movimento Nacional Feminino: Área de apoio material: secção de aerogramas (Sílvia Espírito-Santo, excerto de artigo em preparação, cortesia da autora)

segunda-feira, 31 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26633: Facebook...ando (72): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - III (e última) Parte



Fotos nº 15 e 16










Fotos nºs 17, 18, 19, 2o, 21 e 22

  O 1º ministro da República Democrática de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão faz uma visita-surpresa â Escola de São Franscisco de Assis (ESFA), em Manati Boebau, Liquiçá, na festa da celebração do 7º aniversário.   E deixa uma mensagem de esperança com vista à resolução dos problemas pendentes (o mais grave, a falta de professores diplomados, fornecidos e pagos pelo governo da RDTL: ao fim de 7 anos, continua a funcionar com 5 professores voluntários, sem as habilitações exigidas por lei; a escola, privada,   é frequentada por 102 alunos, 54 meninas e 48 rapazes, que vivem no suco de Leotela,  sem acesso à esc0la pública).

Legendas: 

(i) o primeiro ministro ladeado pelo "Eustáquio", coordenador da ESFA e pelo nosso Rui Chamusco, reepresentante da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste, a quem se deve a fundação da Escola (que também possui casa para professores) (15); 

(ii) recorde-se que o Eustáquio (16), irmão (mais novo) do Gaspar Sobral (cofundador da ASTIL, que vive em Coimbra, e foi topógrafo em Angola, antes da independència), andou, com a irmã mais nova, a mãe e mais duas pessoas amigas da família, durante três anos e meio, refugiado nas montanhas de Liquiçá, logo a seguir à invasão e ocupação do território pelas tropas indonésias (em 7 de dezembro de 1975) (tinha "apenas" 14 anos);

(iii) embora a paisagem seja deslumbrante,  e a região tenha "potencialidades turísticas", o isolamento da aldeia de Manati / Boebau, suco de Leotela, posto administrativo de Liquiçá, município de Liquiçá, a 50 km a leste de Díli,  é ainda muito grande (17, 18, 19, 2o, 21 e 22);  

(iv) está em construção uma estrada rural, no valor de perto de meio milhão de dólares (moeda de Timor Leste); prevê-se a sua conclusão no final de agosto de 2025 (23).


Créditos fotográficos: Média - GPM / RDTL (República Democrática de Timor-Leste, com a devida vénia)... Fonte: Página do Facebook do 1º Ministro da RDTL, Kay Rala Xanana Gusmão



1. Aqui vai o discurso do Coordenador da ESFAMB, Escola de S. Francisco de Assis, Manati Boebau, "Eustáquio"
 (João de Araújo Moniz Sobral),  na receção ao Primeiro Ministro de Timor-Leste,  Kay Rala Xanana Gusmão, que fez uma visita de surpresa! 

O texto traduzido obedece rigorosamente ao que foi dito em tétum. Há frases que mostram falta de contexto, principalmente frases soltas, e com alguma dificuldade de compreensão, depois de traduzido.

Segue-se o discurso traduzido (, reproduzido coma  devida vénia da página do Facebook da ASTIL, 27 de março de 2025, 23:23):

Uma grande surpresa para todos nós, povo rural, onde falta quase tudo. Estamos muito contentes. 

Como coordenador da escola, desta escola, tenho um respeito muito especial pelo fundador da escola, que, com os seus 78 anos, vem de tão longe, e ainda está a dar o seu contributo para erigir esta escola, servindo o povo desta terra... 

Porque aqui, a maior dificuldade que nós enfrentamos durante tantos anos,  são as crianças da aldeia e deste suco, principalmente nesta aldeia em se encontra a escola: estas crianças frequentam o primeiro e o segundo ano do ensino básico... E, nalguns casos, por aqui ficam, porque a distância que vai desta escola para a outra (para poderem continuar os estudos no secundário) fica muito grande; têm que atravessar ribeiras, mato, caminhos difíceis durante o inverno, (encostas íngremes). 

Por isso, com esta escola queremos encurtar caminho para as nossas crianças, porque nós, como filhos de Timor, o que é que temos para oferecer ao nosso país ? Fazer coisas boas.

As nossas autoridades estão mais preocupadas com as coisas da nação; nós,. povo, na nossa pequenez, podemos levantar as nossas forças e ajudar; mas acreditamos no apoio das nossas autoridades para nos ajudar a chegar onde queremos atingir... As nossas forças têm um limite e já as atingimos; queremos continuar mas já nos faltam forças! 

Assim, esta oportunidade, o nosso pai, a raiz da nossa terra, que apareceu perante nós, e sentimo-nos muito contentes, porque estamos com dificuldades para avançar e assim poder ajudar este povo. 

Porém enfrentamos neste momento dificuldades de toda a espécie; com o nosso pai, o nosso irmão, a raiz da nossa terra, sentimos que, talvez possamos ter alguma esperança. Porque nós aqui, como professores, sem esconder nada, apenas temos o ensino básico, o pré-secundário, o secundário, e estamos a ensinar. 

Somos voluntários, com um grande coração, queremos mesmo desenvolver esta terra no tocante à educação, principalmente na área rural; porque o povo da cidade tem possibilidades de ter muitas coisas boas, mas aqui, o povo, para ter uma formação elementar,  torna-se muito difícil, e por isso estamos aqui. 

Aproveito esta oportunidade para também lembrar que durante e desde o funcionamento da escola, a conclusão da construção em 2017 e a inauguração em 2018, tenho trabalhado como voluntário, porque pensei para mim, o meu nome é filho de Timor, o que é que devo contribuir para a minha nação, talvez não tenha dado o melhor do meu contribuo para melhorar a educação, mas dedico-me de corpo e alma naquilo que faço, principalmente nas áreas rurais, pensando no futuro...

Na eventualidade de perdermos os que hoje nos governam, talvez com a graça e ajuda de Deus eles (as crianças) possam avançar (nos seus estudos) e poder substituí-los no lugar que hoje é exercido pelos mais velhos, dando a possibilidade às pessoas dos povos mais pequenos poderem também exercer os cargos das actuais autoridades. 

Enfrentamos agora desde a entrada em funcionamento da escola um grande problema: no início começamos com o pré-escolar; entretanto a escola evoluiu e avançamos para o 1º ciclo; nós, professores, não temos formação adequada. 

Já refleti sobre o problema e pergunto se é mesmo importante, no nosso caso concreto, se é mesmo importante esta formalidade de ter um diploma. Em vez de olharmos para o diploma, talvez olhássemos mais para estas pessoas que se dedicam mesmo de alma e coração, no sentido de levar as coisas por diante; eu e os professores somos voluntários desde o início. 

Neste momento não auferimos qualquer vencimento. Também eles se entregam totalmente à causa, com grande coração; alguma compensação no sentido de comprarem os cigarros e nada mais, e já lá vão 7 anos.

 
(Revisão / fixação de texto para publicação no blogue: LG)

______________

Nota do editor:

Postes anteriores da série > 

31 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26631: Facebook...ando (71): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - Parte II

Guiné 61/74 - P26632: Notas de leitura (1785): "Futuros Criativos"; edição da Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fundação Portugal-África e Instituto Camões, 2019 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Dezembro de 2023:

Queridos amigos,
Aqui passamos em revista, no âmbito de um conjunto de atividades desenvolvidas pela cooperação portuguesa em países lusófonos o que especificamente se passa na Guiné-Bissau em artes performativas, artes visuais e plásticas, design de artefactos, casas editoriais, formação de jovens para iniciativas, projetos de televisão, produtos da terra orientados pela sustentabilidade, jovens formados a pensar na inteligência artificial e na robótica e até linguagem do riso ao serviço da economia e do entretenimento. São aspetos francamente positivos que espelham a resiliência e a vontade de progredir a despeito de uma atmosfera política que não deixa de ser deprimente. São futuros criativos que nos fazem confiar que a Guiné-Bissau não está de mãos atadas.

Um abraço do
Mário



Futuros criativos da Guiné-Bissau (2)

Mário Beja Santos

Futuros Criativos tem a ver com economia e criatividade em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, acolhe um conjunto de atividades desenvolvidas pela ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos, edição da ACEP, Fundação Portugal-África e Instituto Camões, 2019. Aqui são repertoriadas atividades em parceria com organizações e pessoas destes países de língua portuguesa ao longo dos últimos quatro anos, com o objetivo de conhecer e valorizar a inovação e a criatividade como fatores de desenvolvimento. Dando continuidade ao texto anterior, vamos ver duas editoras guineenses, Corubal e Ku Si Mon, a Escola de Artes e Ofícios da Guiné-Bissau, a Cobiana Records, a TV Klele, a Tiniguena, a Innova Lab e Mister Paul.


Corubal Edições

Fundada em 2012, a Corubal surge da inspiração empreendedora de jovens e é impulsionada pela necessidade de “promover coisas boas em maus momentos” (Golpe de Estado de 12 de abril de 2012) e contribuir para a dinamização de uma massa crítica nacional através da produção, animação e divulgação de conhecimentos. A editora tem como objetivo levar junto ao público pensamentos e práticas de diferentes autores. Tem uma equipa que trabalha na edição e conta com uma bolsa de colaboradores em função da natureza dos conteúdos. É responsável pela edição da Agenda Cultural de Bissau, em parceria com o município, publicação que tem tido um papel de destaque na divulgação de iniciativas e de criativos da cidade.
Trabalho da Corubal
Obra publicada da Corubal

Ku Si Mon Editora

É a primeira editora privada guineense. Foi criada em Bissau, em 1994, por Abdulai Sila (escritor guineense), Teresa Montenegro (investigadora chilena) e Fafali Koudawo (investigador togolês). A Ku Si Mon (do crioulo guineense Com As Próprias Mãos) é fundamentalmente, uma aposta na independência, no futuro, no desenvolvimento, em África. A editora tem como principais domínios de intervenção a literatura, a tradição e a linguística. Tem publicados textos em português e edições bilingues crioulo-francês e crioulo-francês. No seu catálogo encontram-se obras e escritores de referência da Guiné-Bissau, com reconhecimento além-fronteiras, e uma importante coleção de contos orais, que são parte do património literário do país. A Ku Si Mon tem funcionado com base no trabalho não renumerado dos seus membros, que executam todas as fases da edição prévias à impressão, As despesas de funcionamento são geralmente suportadas pelos seus membros que a aplicam as receitas na edição dos seus livros. Durante a guerra de 1998-99, a sua sede foi bombardeada, tendo-se perdido boa parte do seu património. A Ku Si Mon Editora está integrada em redes internacionais e é membro fundador da “Aliança dos Editores Independentes”, uma associação internacional que congrega 75 editores de 42 países.
Capa de obra de Abdulai Sila, o criador da Ku Si Mon Editora
Outra edição da Ku Si Mon

Escola de Artes e Ofícios

É uma iniciativa da organização não-governamental Ação para o Desenvolvimento (AD), que surge em 2009, que surge com o apoio da União Europeia e da Cooperação Portuguesa. A Escola tem por objetivo a capacitação dos seus formandos com instrumentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver as suas próprias iniciativas de emprego.
A Escola oferece um programa de formação técnica diversificado: produção de sal solar, tricotagem, cursos de eletrónica, transformação e conservação de produtos locais, montagem e reparação de painéis solares, tinturaria de panos, etc. Desde a sua criação, é responsável pela formação de mais de mil alunos jovens e mulheres.
Atividades da Escola de Artes e Ofícios

A TV Klele: para comunicar e formar

Foi fundada no ano 2000 pela Ação para o Desenvolvimento, a TV Klele é uma televisão comunitária, produz conteúdos audiovisuais orientados para os moradores do bairro do Klele, sendo uma ferramenta de comunicação para o desenvolvimento. Com a experiência acumulada ao longo dos anos, e dispondo dos equipamentos e tos técnicos especializados, a TV Klele passou a prestar serviços na área da produção audiovisual: fazem a cobertura de eventos, produzem documentários, filmes e videoclips. Têm como clientes instituições nacionais e internacionais, outras ONGs e cidadãos privados. É igualmente um espaço formativo para jovens, que aí adquirem competências especializadas e têm acesso a emprego na área dos media.
A TV Klele em ação

Cobiana Records: estimular a indústria cultural do país

É uma produtora musical guineense fundada na primeira metade dos anos 2000, por Zé Manel, músico do grupo Super Mama Djombo. A ideia de colocar a experiência acumulada ao serviço do seu país, surgiu quando ainda vivia nos EUA e produzia para músicos guineenses, incluindo para a sua banda. O objetivo da Cobiana Records é gravar músicos nacionais, com elevada qualidade, com proximidade à diáspora guineense e estimular a indústria cultural do país. Dispõe de um espaço físico projetado por um engenheiro de som profissional, instrumentos de captação e tratamento de som de alta qualidade (microfones, guitarras, pianos, mesa de mistura, colunas e software de edição). Oferece serviços como aulas de música, consultadoria no domínio cultural, organização de eventos, captação e tratamento de som. Zé Manel quer continuar a gravar música da Guiné-Bissau com qualidade e participar na dinâmica de internacionalização da cultura nacional, usando Senegal e Portugal como mercados de apoio.
É assim que se grava para a Guiné e para o mundo
Homenagem a um cantor mitológico

Tiniguena: produtos da terra e do mar Bijagó

É uma organização não-governamental que atua na proteção e valorização dos recursos naturais e dos saberes associados à gastronomia e à cultura das várias etnias da Guiné-Bissau. Para dinamizar o mercado e mostrar a riqueza e qualidade dos produtos nacionais, a organização traz para Bissau o que de melhor se encontra pelas diversas regiões do país. São exemplos dessa atividade os produtos das ilhas Bijagós, Urok, produzidos com base em princípios de agricultura sustentada. No âmbito das comemorações do Dia do Consumo Nacional, a Tiniguena organiza eventos em nome do património gastronómico nacional, caso da festa do peixe. Com o propósito de promover a introdução gradual nas ementas escolares e hoteleiras, de valores como o uso de produtos não artificiais, a importância dos valores nutricionais e a preferência por pratos e ingredientes locais, estes eventos são considerados muito importantes para a promoção da gastronomia e dos produtos guineenses.
Tiniguena, os produtos da terra e do mar Bijagó

Innova Lab, a ambição de formar mil jovens em inteligência artificial

O Innova Lab surgiu em 2015, o seu objetivo era o de criar um ambiente favorável às novas tecnologias na Guiné-Bissau. Foi fundado por jovens guineenses na área da gestão, engenharia e finanças.
Procura potenciar a inovação no país. O laboratório atua em várias vertentes, nomeadamente através da dinamização de espaços de coworking e de workshops, pitches e conferências relacionadas com os temas do empreendedorismo, novas tecnologias e ciência. Simultaneamente disponibiliza serviços de mentoria a start-ups guineenses, oferecendo-lhe aconselhamento por parte de técnicos e especialistas nestas áreas. O laboratório permitiu desde 2015, incubar mais de 10 projetos, 5 dos quais já se encontram em funcionamento. O laboratório pretende formar mil jovens nas áreas da inteligência artificial, blockchain e robótica, de forma a desenvolver as suas competências para solucionar os problemas que o país enfrenta.
Innova Lab

Mister Paul e a linguagem do riso

Eugeménio Mendes descobriu o seu talento para a criação de serviços publicitários quando ainda era animador da rádio. Acreditando na sua capacidade de influência e persuasão, Mr. Paul começou a desenvolver os seus próprios conteúdos para a promoção de produtos alimentares, introduzindo aspetos relacionados com o quotidiano do público-alvo e as especificidades socioculturais das diferentes comunidades guineenses. Recorre ao crioulo e a um conjunto de línguas, tornou-se no mais cobiçado “artista da publicidade”. Segundo Mr. Paul é preciso que as pessoas se relacionem com o produto, afirmando que isto só é possível através da “linguagem do riso” que considera universal, aliada à língua que as pessoas considerem como sua. Tem a sua própria rádio, a Tropical FM.
Mister Paul, porque fazer rir é uma arte sublime
_____________

Notas do editor:

Vd. post de 24 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26611: Notas de leitura (1783): "Futuros Criativos"; edição da Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fundação Portugal-África e Instituto Camões, 2019 (1) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 28 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26626: Notas de leitura (1784): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: Na Terra do Novo Deus: O general Henrique Dias de Carvalho na Guiné (1898-1899) (5) – 1 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26631: Facebook...ando (71): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - Parte II








Fotos nºs 11, 12, 13, 14 > O 1º ministro da República Democrática de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão faz uma visita-surpresa â Escola de São Franscisco de Assis, em Boebau / Manati, município de Liquiçá, na festa da celebração do 7º aniversário. (No texto abaixo há um erro, dpo repórter,  na localização: a escola não fica na aldeia de Hatumasi, mas sim em  Boebau, Manati).


Imagens da Média - GPM / RDTL (República Democrática de Timor-Leste, com a devida vénia)... Fonte: Página do Facebook do 1º Ministro da RDTL, Kay Rala Xanana Gusmão




1. Com as preciosas"dicas" do nosso camarada Fernando Ribeiro, mais a ajuda do tradutor do Google e do Google Gemini IA, aqui vai a tradução possível, com correções nossas, da notícia da visita do 1º ministro de Timor-Leste, no passado sábado, dia 22, à Escola de São Francisco de Assis em Manati / Bobeau, Liquiçá, por ocasião do seu 7º aniversário. A notícia, em tétum, é reproduzida da página do Facebook do 1º Ministro da RDLT, Ray Kay Rala Xanana Gusmão.

O original em tétum vai em itáluco, e alinhado à esquerda. A tradução em português vai alinhado à direita.


Eskola São Francisco de Assis eziste tinan hitu, PM Xanana agradese
profesor nai'n-lima voluntáriu hanorin estudante

A Escola São Francisco de Assis existe há sete anos, o Primeiro Ministro Xanana vem agradecer a cinco professores que se voluntariam para ensinar os alunos

LIQUIÇÁ, 22 Marsu 2025

Primeiru-Ministru (PM), Kay Rala Xanana Gusmão agradese ba profesór foin-sa’e Timor-oan na’in lima (5) kompostu hosi feto tolu no mane rua ne’ebé ho de’it diploma sekundáriu voluntáriu tinan hitu ona fahe matenek ba estudante sira iha eskola São Francisco de Assis, Liquiça.


LIQUIÇÁ, 22 de março de 2025

O Primeiro-Ministro (PM), Kay Rala Xanana Gusmão,  agradeceu a cinco (5) jovens professores timorenses, três mulheres e dois homens, que, com apenas o diploma do ensino secundário, se voluntariam há sete anos para partilhar conhecimentos com os alunos da Escola de São Francisco de Assis, Liquiçá.


Apresiasaun ne’e Xefe Governu hato’o bainhira hala’o vizita supreza hodi partisipa selebrasaun aniversáriu Eskola São Francisco de Assis “PAZ E BEM” iha Aldeia Hatumasi, Suku Leotala, Postu Administrativu Liquiça, Munisípiu Liquiça, sábadu (22/03/2025).


Este agradecimento foi manifestado pelo Chefe do Governo  
durante uma visita surpresa que fez para participar na comemoração do aniversário 
da Escola São Francisco de Assis “PAZ E BEM” 
na aldeia de Hatumasi, suco de Leotala, posto administrativo de Liquiçá, município de Liquiçá, sábado, 22/03/2025.


Vizita supreza ne’e PM Xanana halo hafoin simu karta ne’ebé hakerek hosi Fundadór Eskola São Francisco de Assis, Rui Fernandes Manuel Chamusco dirije bá PM Xanana hodi relata prokupasaun ne’ebé estudante no inan-aman sira hasoru.


Esta visita surpresa foi feita pelo PM Xanana após receber uma carta escrita pelo Fundador da Escola São Francisco de Assis, Rui Fernandes Manuel Chamusco, dirigida ao chefe doo Governo para relatar as preocupações e dificuldades enfrentadas poro pais e alunos.

Eskola ne’e harii hosi Associação de Amigos Solidárioa com Timor Leste (ASTIL-Portugál), iha tinan 2019 ho sala aula tolu, haris-fatin ida, ne’ebé inaugura iha loron 10 fulan-Marsu hosi fundadór ASTIL, João Crisóstomo e Criança de Boebua, eskola ne’e harii ho intensaun ajuda estudante sira iha área rurál asesu ba edukasaun ho besik liután.


Esta escola foi construída pela Associação dos Amigos Solidários com Timor-Leste (ASTIL-Portugal), em 2019, com três salas de aula e uma casa de banho (e casa de professores,além de recinto murado), tendo sido inaugurada a 10 de março pelo fundador da ASTIL, João Crisóstomo, 
e por uma  criança de Boebau.
 A escola foi construída com a intenção de ajudar os estudantes das áreas rurais a acederem à educação de forma mais próxima.


“𝐇𝐚’𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐭𝐚𝐧𝐛𝐚 𝐢𝐦𝐢-𝐧𝐢𝐚 𝐞𝐬𝐤𝐨𝐥𝐚 𝐬𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚 𝐭𝐢𝐧𝐚𝐧-𝐡𝐢𝐭𝐮, 𝐡𝐚’𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐚𝐭𝐮 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐬𝐞 𝐛𝐚 𝐀𝐯ó 𝐑𝐮𝐢 𝐅𝐞𝐫𝐧𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬 𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥 𝐂𝐡𝐚𝐦u𝐬𝐜𝐨 𝐡𝐨 𝐧𝐢𝐚 𝐦𝐚𝐥𝐮𝐤 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐞’𝐞𝐛𝐞é 𝐡𝐨 𝐥𝐚𝐫𝐚𝐧 𝐛𝐨’𝐨𝐭, 𝐟𝐮𝐚𝐧 𝐛𝐨’𝐨𝐭 𝐡𝐨𝐝𝐢 𝐚𝐣𝐮𝐝𝐚 𝐦𝐨́𝐬 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐮 𝐚𝐭𝐮 𝐡𝐚𝐝𝐢𝐚 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚𝐬𝐚𝐮𝐧 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐭𝐚-𝐧𝐢𝐚 𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐢𝐚 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚𝐬𝐚𝐮𝐧. 𝐇𝐚’𝐮 𝐦ó𝐬 𝐡𝐚𝐤𝐚𝐫𝐚𝐤 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐚 𝐦ó𝐬 𝐛𝐚 𝐏𝐚𝐢 𝐍𝐢𝐧𝐨 (𝐉𝐨ã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐚ú𝐣𝐨) 𝐡𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬ór 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐨𝐫𝐚 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐥𝐚𝐫𝐚𝐧 𝐥𝐮𝐚𝐤 𝐡𝐨𝐝𝐢 𝐡𝐚𝐫𝐞𝐞 𝐛𝐚 𝐢𝐦𝐢-𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐢𝐚 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐮. 𝐒𝐞́ 𝐡𝐨 𝐯𝐨𝐥𝐮𝐧𝐭á𝐫𝐢𝐮 𝐡𝐚𝐧𝐞𝐬𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞 𝐦𝐚𝐤𝐚, 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬ó𝐫 𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫-𝐨𝐚𝐧 𝐡𝐨𝐭𝐡𝐨𝐭𝐮 𝐛𝐞𝐥𝐞 𝐤𝐨𝐧𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐢 𝐚𝐭𝐮 𝐡𝐚𝐝𝐢’𝐚 𝐢𝐭𝐚-𝐧𝐢𝐚 𝐫𝐚𝐢𝐧,” PM Xanana hateten.

"Vim porque a vossa escola celebra sete anos, vim para agradecer ao Avô Rui Fernandes Manuel Chamusco e aos seus colegas que, com grande coração e generosidade, ajudam também o governo a melhorar a educação e a preparar a educação dos nossos filhos. 

"Quero também expressar a meu apreço ao Pai Nino (João de Araújo) e aos professores e professoras que, com grande dedicação, se preocupam com o futuro dos vossos filhos. É com voluntários como estes que todos os professores timorenses podem contribuir para melhorar a nossa nação," disse o Primeiro-Ministro Xanana.



Xefe Governu haktuir, Ministériu Edukasaun rezolve hela problema edukasaun no problema profesór sira. Maibé iha área rurál hanesan iha Aldeia Hatumasi profesór sira hanorin voluntáriu tinan hitu ona, nunka reklara sira-nia direitu más sakrifika a’an atu hanoin de’it oinsá mak fahe sira-nia matenek ba estudante sira nia futuru, no ida ne’e asaun fraternidade importante ida.

O Chefe do Governo referiu que o Ministério da Educação está a resolver os problemas desta escola, incluindo a situação dos professores. 
No entanto, em áreas rurais como a aldeia de Hatumasi, os professores têm ensinado voluntariamente há sete anos, nunca reivindicando os seus direitos, 
mas sacrificando-se para pensarem apenas em como partilhar o seu conhecimento para o futuro dos estudantes, e esta é uma ação de fraternidade importante.


PM Xanana ne’e apela ba estudante sira atu badinas estuda, mezmu sira iha área rurál hasoru dezafiu oin-oin.

O Primeiro-Ministro Xanana apelou aos estudantes para que estudem com afinco, mesmo que nas áreas rurais enfrentem muitos obstáculos e desafios.

Iha ámbitu ne’e, PM Xanana orienta estudante sira kanta múzika Hino Nasionál “Patri-Patria” no fahe livru ba estudante, dosi, bebida ba estudante inklui inan no aman sira.

Neste âmbito, o Primeiro-Ministro Xanana dirigiu os estudantes  que cantaram Hino Nacional “Pátria-Pátria” e distribuiu livros, doces e bebidas aos estudantes, incluindo aos pais.

Iha biban hanesan, Koordenadór Eskola São Francisco de Assis, João de Araújo Moniz Sobral agradese ba prezensa Xefe Governu ne’ebé hakat ona to’o sira-nia fatin hodi haree no rona rasik preokupasaun ne’ebé sira hasoru.


Na mesma ocasião, o coordenador da Escola São Francisco de Assis, João de Araújo Moniz Sobral, agradeceu a presença do Chefe do Governo, que se deslocou ao local para ver e ouvir pessoalmente as preocupações que enfrentam.


"𝐀𝐯ó X𝐚𝐧𝐚𝐧𝐚 𝐦𝐨𝐬𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐝𝐞𝐫𝐞𝐩𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐡𝐚𝐧𝐞𝐬𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞 𝐬𝐮𝐩𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐛𝐨’𝐨𝐭 𝐛𝐚 𝐢𝐭𝐚 𝐩𝐨𝐯𝐮 𝐧𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐞’𝐞𝐛é 𝐬𝐮𝐬𝐚𝐫 𝐛𝐚 𝐛𝐮𝐚𝐭 𝐡𝐨𝐭𝐮-𝐡𝐨𝐭𝐮. 𝐀𝐦𝐢 𝐧𝐚’𝐢𝐧-𝐥𝐢𝐦𝐚 𝐡𝐨 𝐝𝐢𝐩𝐥𝐨𝐦𝐚 𝐬𝐞𝐤𝐮𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐮 𝐡𝐨 𝐟𝐮𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞𝐛é 𝐡𝐚𝐤𝐚𝐫𝐚𝐤 𝐚𝐭𝐮 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞 𝐫𝐚𝐢 𝐢𝐝𝐚 𝐧𝐞’𝐞 𝐥𝐢𝐥𝐢𝐮 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐧𝐨 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚 𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐬𝐚𝐢 𝐦𝐚𝐭𝐞𝐧𝐞𝐤,” João de Araújo hateten.


"A visita surpresa do Avô Xanana foi uma grande surpresa para nós, o povo e os estudantes que enfrentam dificuldades em tudo. Nós, cinco diplomados do ensino secundário, com grande vontade de desenvolver esta terra, especialmente de preparar e educar as crianças para se tornarem sábias," disse João de Araújo.

Estudantes hamutuk na’in-102 kompostu hosi feto na’in-54 no mane 48 mak tuir aprendizajem iha tinan 2025. Estudante sira ne’e maioria hela ho distánsia dok, la’o de’it hosi ai-laran, hakur mota hodi ba to’o iha eskola.

Um total de 102 estudantes, dos quais 54 são raparigas e 48 são rapazes, frequentam o ensino em 2025. A maioria destes estudantes vive a longas distâncias, deslocando-se a pé por entre a mata e atravessando rios para chegar à escola.

Problema seluk ne’ebé eskola ne’e hasoru mak menus livru, kadeira no meja balun komesa aat, armari la iha atu tau livru no la iha biblioteka. Maski nune’e, eskola ne’e komesa harii ona moru haleu hodi proteje estudante sira bainhira tuir prosesu aprendizajem bele seguru no evita animal tama ba resintu eskola.

Outro problema que a escola enfrenta é a falta de livros, algumas cadeiras e mesas estão degradadas, não há armários para guardar os livros e não existe biblioteca.
Apesar disso, a escola já começou a construir um muro circundante para proteger os alunos durante o processo de aprendizagem, garantindo a sua segurança e evitando a entrada de animais no recinto escolar.

Prezensa PM Xanana nian apoia mós “𝐇𝐚’𝐮  Nia𝐓𝐚𝐬𝐢, 𝐇𝐚’𝐮  Nia𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫” fahe fahe kamiza Fronteira Marrítima no apoia nesidade bázika ba estudante sira, atividade ne’e taka ho hasai foto hamutuk nu’udar rekordasaun.

A presença do Primeiro-Ministro Xanana também serviu  para divulgar o programa naciional  "Meu Mar, Meu Timor", distribuindo t-shirts do Gabinete das Fronteiras Terrestres e Marítimas e apoiando necessidades básicas dos estudantes. A atividade terminou com uma fotografia de grupo como recordação.

Akompaña PM Xanana iha eventu ne’e mak Administradór Postu Liquiça-Vila, Rogério dos Santos no reprezentante Komandu PNTL. (Média-GPM)

O Primeiro-Ministro Xanana foi acompanhado no evento pelo Administrador do Posto de Liquiçá-Vila, Rogério dos Santos, e por um representante do Comando da PNTL - Polícia Nacional de Timor-Leste  (Média-GPM)"

(Revisão / fixação de texto final, em português, para publicação deste poste: LG)


______________

Notas do editor LG:

(*) Último poste da série > 30 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26630: Facebook...ando (70): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - Parte I

(**) "Ha'u-nia Tasi, Ha'u-nia Timor" é um livro fotográfico sobre Economia Azul, lançado pelo Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão. O título significa,em portuguès, "O Meu Mar, O Meu Timor".. Produzido pelo Gabinete das Fronteiras Terrestres e Marítimas (GFTM), o livero foi lançado em Nova Iorque, no The Explorers Club, no dia 23 de setembro de 2024.


Vd. poste de 24 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26072: (In)citações (266): Será que é desta ?... Se Xanana Gusmão não vai à nossa Escola nas montanhas de Liquiçá, a nossa Escola vai ter com ele em... Nova Iorque (João Crisóstomo)

domingo, 30 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26630: Facebook...ando (70): Timor-Leste: 1º ministro Kay Rala Xanana Gusmão faz visita surpresa à ESFA - Escola São Francisco de Assis, nas montanhas de Liquiçá, em 22 de março - Parte I




Fotos nºs 1, 2 e 3 > O 1º ministro da República Democrática de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, acompanhado do administrador do município de Liquiça, Rogério dos Santos,  faz uma visita-surpresa  â Escola de São Franscisco de Assis, em Boebau / Manatti, município de Liquiçá, é recebido pelo Rui Chamusco ("avô Rui"), português, dirigente  da ATIl, e nosso grão- tabanqueiro, e pelo coordenador da escola João de Araújo Moniz Sobral  ("Eustáquio").








Fotos nºs 4, 5, 6 e 7>  Houve muitos vivas, balões, muita alegria, discursos de boas vindas e... música!... O nosso grão-tabanqueiro, o "avô" Rui anda sempre com o seu acordeão atrás dele... É um homem prevenido...


Foto nº 8 > A placa da inauguração da Escola, em 19/3/2018... O "corta-fitas" foi o nosso régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, o luso-americano João Crisóstomo.


Foto nº 9 > Uma aspeto da escola já com o muro exterior, construído recentemente.


Foto nº 10 > O 1º ministro da RDTL com o grupo de professores, mais o Rui e o "Eustáquio"

Imagens da Média - GPM / RDTL (República Democrática de Timor-Leste, com a devida vénia)... Fonte:  Página do Facebook do 1º Ministro da RDTL, Kay Rala Xanana Gusmão


1. Damos a feliz notícia... mas em tétum... Pode ser que haja alguma alma caridosa que traduza para português... O doutor Google diz que já faz traduções do tétum para português, mas deu-me agora uma nega... Em próximo poste, reproduziremos o discurso do "Eustáquio", em versão portuguesa... Do tétum apanham-se uma série de vocábulos que são de origem portuguesa...


𝐄𝐒𝐊𝐎𝐋𝐀 𝐒A𝐎 𝐅𝐑𝐀𝐍𝐂𝐈𝐒𝐂𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐒𝐒𝐈𝐒 𝐄𝐙𝐈𝐒𝐓𝐄 𝐓𝐈𝐍𝐀𝐍 𝐇𝐈𝐓𝐔, 𝐏𝐌 𝐗𝐀𝐍𝐀𝐍𝐀 𝐀𝐆𝐑𝐀𝐃𝐄𝐒𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐄𝐒𝐎́𝐑 𝐍𝐀𝐈’𝐍-𝐋𝐈𝐌𝐀 𝐕𝐎𝐋𝐔𝐍𝐓𝐀́𝐑𝐈𝐔 𝐇𝐀𝐍𝐎𝐑𝐈𝐍 𝐄𝐒𝐓𝐔𝐃𝐀𝐍𝐓𝐄

LIQUIÇA, 22 Marsu 2025

Primeiru-Ministru (PM), Kay Rala Xanana Gusmão agradese ba profesór foin-sa’e Timor-oan na’in lima (5) kompostu hosi feto tolu no mane rua ne’ebé ho de’it diploma sekundáriu voluntáriu tinan hitu ona fahe matenek ba estudante sira iha eskola São Francisco de Assis, Liquiça.

Apresiasaun ne’e Xefe Governu hato’o bainhira hala’o vizita supreza hodi partisipa selebrasaun aniversáriu Eskola São Francisco de Assis “PAZ E BEM” iha Aldeia Hatumasi, Suku Leotala, Postu Administrativu Liquiça, Munisípiu Liquiça, sábadu (22/03/2025).

Vizita s
upreza ne’e PM Xanana halo hafoin simu karta ne’ebé hakerek hosi Fundadór Eskola São Francisco de Assis, Rui Fernandes Manuel Chamusco dirije bá PM Xanana hodi relata prokupasaun ne’ebé estudante no inan-aman sira hasoru.

Eskola ne’e harii hosi Associação de Amigos Solidárioa com Timor Leste (ASTIL-Portugál), iha tinan 2019 ho sala aula tolu, haris-fatin ida, ne’ebé inaugura iha loron 10 fulan-Marsu hosi fundadór ASTIL, João Crisóstomo e Criança de Boebua, eskola ne’e harii ho intensaun ajuda estudante sira iha área rurál asesu ba edukasaun ho besik liután.

“𝐇𝐚’𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐭𝐚𝐧𝐛𝐚 𝐢𝐦𝐢-𝐧𝐢𝐚 𝐞𝐬𝐤𝐨𝐥𝐚 𝐬𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚 𝐭𝐢𝐧𝐚𝐧-𝐡𝐢𝐭𝐮, 𝐡𝐚’𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐚𝐭𝐮 𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐞𝐬𝐞 𝐛𝐚 𝐀𝐯ó 𝐑𝐮𝐢 𝐅𝐞𝐫𝐧𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬 𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥 𝐂𝐡𝐚𝐦u𝐬𝐜𝐨 𝐡𝐨 𝐧𝐢𝐚 𝐦𝐚𝐥𝐮𝐤 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐞’𝐞𝐛𝐞é 𝐡𝐨 𝐥𝐚𝐫𝐚𝐧 𝐛𝐨’𝐨𝐭, 𝐟𝐮𝐚𝐧 𝐛𝐨’𝐨𝐭 𝐡𝐨𝐝𝐢 𝐚𝐣𝐮𝐝𝐚 𝐦𝐨́𝐬 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐮 𝐚𝐭𝐮 𝐡𝐚𝐝𝐢𝐚 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚𝐬𝐚𝐮𝐧 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐭𝐚-𝐧𝐢𝐚 𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐢𝐚 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚𝐬𝐚𝐮𝐧. 𝐇𝐚’𝐮 𝐦ó𝐬 𝐡𝐚𝐤𝐚𝐫𝐚𝐤 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐚 𝐦𝐨́𝐬 𝐛𝐚 𝐏𝐚𝐢 𝐍𝐢𝐧𝐨 (𝐉𝐨ã𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐚ú𝐣𝐨) 𝐡𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬ó𝐫 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐨𝐫𝐚 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐥𝐚𝐫𝐚𝐧 𝐥𝐮𝐚𝐤 𝐡𝐨𝐝𝐢 𝐡𝐚𝐫𝐞𝐞 𝐛𝐚 𝐢𝐦𝐢-𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐢𝐚 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐮. 𝐒𝐞́ 𝐡𝐨 𝐯𝐨𝐥𝐮𝐧𝐭á𝐫𝐢𝐮 𝐡𝐚𝐧𝐞𝐬𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞 𝐦𝐚𝐤𝐚, 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬ó𝐫 𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫-𝐨𝐚𝐧 𝐡𝐨𝐭𝐡𝐨𝐭𝐮 𝐛𝐞𝐥𝐞 𝐤𝐨𝐧𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐢 𝐚𝐭𝐮 𝐡𝐚𝐝𝐢’𝐚 𝐢𝐭𝐚-𝐧𝐢𝐚 𝐫𝐚𝐢𝐧,” PM Xanana hateten.

Xefe Governu haktuir, Ministériu Edukasaun rezolve hela problema edukasaun no problema profesór sira. Maibé iha área rurál hanesan iha Aldeia Hatumasi profesór sira hanorin voluntáriu tinan hitu ona, nunka reklara sira-nia direitu más sakrifika a’an atu hanoin de’it oinsá mak fahe sira-nia matenek ba estudante sira nia futuru, no ida ne’e asaun fraternidade importante ida.

PM Xanana ne’e apela ba estudante sira atu badinas estuda, mezmu sira iha área rurál hasoru dezafiu oin-oin.

Iha ámbitu ne’e, PM Xanana orienta estudante sira kanta múzika Hino Nasionál “Patri-Patria” no fahe livru ba estudante, dosi, bebida ba estudante inklui inan no aman sira.

Iha biban hanesan, Koordenadór Eskola São Francisco de Assis, João de Araújo Moniz Sobral agradese ba prezensa Xefe Governu ne’ebé hakat ona to’o sira-nia fatin hodi haree no rona rasik preokupasaun ne’ebé sira hasoru.

𝐀𝐯ó X𝐚𝐧𝐚𝐧𝐚 𝐦𝐨𝐬𝐮 𝐦𝐚𝐢 𝐝𝐞𝐫𝐞𝐩𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐡𝐚𝐧𝐞𝐬𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞 𝐬𝐮𝐩𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐛𝐨’𝐨𝐭 𝐛𝐚 𝐢𝐭𝐚 𝐩𝐨𝐯𝐮 𝐧𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐧𝐞’𝐞𝐛é 𝐬𝐮𝐬𝐚𝐫 𝐛𝐚 𝐛𝐮𝐚𝐭 𝐡𝐨𝐭𝐮-𝐡𝐨𝐭𝐮. 𝐀𝐦𝐢 𝐧𝐚’𝐢𝐧-𝐥𝐢𝐦𝐚 𝐡𝐨 𝐝𝐢𝐩𝐥𝐨𝐦𝐚 𝐬𝐞𝐤𝐮𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐮 𝐡𝐨 𝐟𝐮𝐚𝐧 𝐧𝐞’𝐞𝐛é 𝐡𝐚𝐤𝐚𝐫𝐚𝐤 𝐚𝐭𝐮 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞 𝐫𝐚𝐢 𝐢𝐝𝐚 𝐧𝐞’𝐞 𝐥𝐢𝐥𝐢𝐮 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐧𝐨 𝐞𝐝𝐮𝐤𝐚 𝐨𝐚𝐧 𝐬𝐢𝐫𝐚 𝐬𝐚𝐢 𝐦𝐚𝐭𝐞𝐧𝐞𝐤,” João de Araújo hateten.

Estudantes hamutuk na’in-102 kompostu hosi feto na’in-54 no mane 48 mak tuir aprendizajem iha tinan 2025. Estudante sira ne’e maioria hela ho distánsia dok, la’o de’it hosi ai-laran, hakur mota hodi ba to’o iha eskola.

Problema seluk ne’ebé eskola ne’e hasoru mak menus livru, kadeira no meja balun komesa aat, armari la iha atu tau livru no la iha biblioteka.
Maski nune’e, eskola ne’e komesa harii ona moru haleu hodi proteje estudante sira bainhira tuir prosesu aprendizajem bele seguru no evita animal tama ba resintu eskola.

Prezensa PM Xanana nian apoia mós “𝐇𝐚’𝐮 𝐓𝐚𝐬𝐢, 𝐇𝐚’𝐮 𝐓𝐢𝐦𝐨𝐫” fahe fahe kamiza Fronteira Marrítima no apoia nesidade bázika ba estudante sira, atividade ne’e taka ho hasai foto hamutuk nu’udar rekordasaun.

Akompaña PM Xanana iha eventu ne’e mak Administradór Postu Liquiça-Vila, Rogério dos Santos no reprezentante Komandu PNTL.
(Média-GPM)
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26534: Facebook...ando (69): A União de Freguesias de Freigil e Miomães, no Concelho de Resende, Honram os seus Combatentes do Ultramar (Fátima's)

Guiné 61/74 - P26629: Parabéns a você (2361): Abel Rei, ex-1.º Cabo At Art da CART 1661 (Fá Mandinga, Enxalé e Porto Gole, 1967/68); António Graça de Abreu, ex-Alf Mil Inf do CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74) e Rosa Serra, ex-Alf Enfermeira Paraquedista da BA 12 (Bissau, 1969)



_____________

Nota do editor

Último post da série de 27 de Março de 2025 > Guiné 61/74 - P26620: Parabéns a você (2360): Armando Pires, ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861 (Bula e Bissorã, 1969/70); Carlos Vinhal, ex-Fur Mil At Art - MA da CART 2732 (Mansabá, 1970/72) e Eduardo Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil Op Esp da CCS/BCAÇ 4612/72 (Mansoa, 1974)

sábado, 29 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26628: In Memoriam (541): Leopoldo Correia (1941-2024), ex-fur mil, CART 564 (Nhacra, Quinhamel, Binar, Teixeira Pinto, Encheia e Mansoa, 1963/65)... Faleceu aos 83 anos (Paulo Correia)




Leopoldo Correia (1941-2024)



O Leopoldo Correia era o único representante da CART 564 (1963/65) na Tabanca Grande. Organizou, com o Júlio Santos, ex-1º cabo escriturário, pelo menos um dos convívios do pessoal (em 2011).


1. De Paulo Correia,  filho do nosso camarada Leopoldo Correia, recebemos a triste notícia do seu falecimento, aos 83 anos  (*):


Data - sexta, 28/03/2025, 20:49 

Boa noite, Sr Luis;

Peço desculpa estar a incomodar sem o conhecer mas estive a ver o seu blogue e encontrei registos do meu pai Leopoldo Correia e li num dos seus comentários que já não contactava o meu pai há já algum tempo, por isso o estou a contactar para lhe dar algumas informações, ele faleceu a 10/04/2024 após ter tido em AVC em junho de 2023 e ter ficado com bastantes sequelas que o impossibilitava de falar, andar, escrever ou ler, foi um fim difícil para uma pessoa bastante activa.

Desde já agradeço ter postado as fotos que ele tirou na Guiné e lhe enviou e pelos respectivos créditos.

Cumprimentos
Paulo Correia


2. Comentário do editor LG:

É mais uma triste notícia, a partida de outro veterano da guerra da Guiné, o Leopoldo Correia (ex-fur mil, CART 564, Nhacra, Quinhamel, Binar, Teixeira Pinto, Encheia e Mansoa, 1963/65).

Eis como o Leopoldo Correia se apresentou à Tabanca Grande em 2012 (**):

(...) "Sou alfacinha desde 14/3/1941, mas por motivos de saúde e pela situação do após guerra, emigrámos para Estarreja, terra natal de meu pai. 

Lá cresci e me fiz gente, tirei o Curso Industrial de Electricidade na Escola Industrial Infante Dom Henrique, no Porto, o que me deu a oportunidade de entrar na CNE (Companhia Nacional de Eletricidade) (hoje REN - Redes Energéticas Nacionais) e em 1963 ser incorporado no curso de Sargentos Milicianos em Mafra e Tavira, seguindo para a Guiné em outubro do mesmo ano.

Fiz parte da CART 564 que na Guiné, como companhia independente, teve um ano os seus militares espalhados por diversas zonas.

Pela minha parte, estive em Nhacra, Binar, Teixeira Pinto, Mansoa." (...) (**)


Apurámos, pelas duas ou três vezes vezes que falámos ao tefefone, que o Leop0ldo Corrreia: 

(i) era um homem das sete partidas: depois da "peluda", viveu em Angola, trabalhou na Diamang;

(ii) voltou para o "Puto', trabalhou na EDP, por exemplo na Central Termoelétrica do Barreiro onde fez amizade com amigos e conterrâneos meus, o Carlos e o Hugo Furtado (que andou comigo na escola primária);

(iii) na Guiné, também conheceu, entre outros, o Fernando Rendeiro, comerciante de Bambadinca a cuja casa fui algumas vezes almoçar, no tempo em que lá estive (julho de 69/março de 71)...

(iv) falou-me da viúva do Rendeiro, mandinga, Auá Seid (entretanto já falecida) e dos filhos (que o comerciante de Bambadinca, natural da Murtosa, nunca nos mostrava mas de quem falava com tanto carinho e orgulho: tinha uma filha a tirar direito, em Coimbra, que depois seguiu a carreira da magistratura)...

(v) vivia em Águas Santas, Maia.

Para o filho,Paulo Correia e demais famílía, aqui ficam os nossos votos de pesar por esta perda do seu pai, e nosso camarada e membro da Tabanca Grande desde 2012 (**). Tem 27 referências no nosso blpogue.

Oportunamente selecionaremos algumas das fotos quer nos mandou o Leopoldo, e que já publicámos no blogue.

_________________


(**) Vd. poste de 1 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9840: Tabanca Grande (334): Leopoldo Correia, ex-Fur Mil da CART 564 (Guiné, 1963/65)