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domingo, 20 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26705: História de vida (60): A esloveno-americana Vilma Kracun, n. 1947, membro nº 900 da nossa Tabanca Grande (João Crisóstomo, grão-tabanqueiro nº 432)




Foto nº 1 > Vilma Kracun Crisóstomo e João Crisóstomo,   na Parada alusiva ao Dia de Portugal em Mineola, NY, 10 de junho de 2018: Fonte: www.lusoamericano.com~

 


Foto nº 2 > A Vilma, nascida em 1947: aqui com a irmã mais nova


Foto nº 3 > A primitiva casa de família


Foto nº 4 > O Castelo de Brestanica



Foto nº 5 > Em Paris, aprendendo piano


Foto nº 6 > Vilma  (á direita) com a Jacinta, irmã do João e, no meio  a cunhada dele  (primeiro casamento).


Foto nº 7 > Enfermeira em Paris


Fotos (e legendas): ©  João Crisóstomo (2025) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

 
1. Mensagem de João Crisóstomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, casado com a Vilma Kracun Crisóstomo, nossa grã-tabanqueira nº 900 (*):


Data - terça, 4/03/2025, 18:40
Assunto -  Vilma
 
Caro Luís Graça

Aqui estão algumas fotos que poderão ser aproveitadas ( ou não, que a qualidade deixa muito a desejar). E um texto que poderás aproveitar ou não. Segue, que pelo menos tu e a Alice gostarão o de ler.

Fotos têm sempre mais valor se a elas pudermos associar alguma coisa de interesse. E isto aplica-se bem ao caso da Vilma. A única razão para eu enviar a foto nº 2 é que esta é a única que tenho de quando ela era ainda menina e moça. 

Bandeira da Eslovénia
(com três cores: branco, azul e vermelho)

A Vilma, nascida em 1947,  na Eslovénia (ainda então Federação da Jugoslávia, 1945-1991), é a mais velha das duas, sendo a outra criança a sua irmã mais nova, nascida em 1955.

Estas fotos referem-se sobretudo à Vilma, antes de eu a conhecer. A última foi tirada no dia em que nos reencontramos, já depois de eu a ter convencido a vir comigo para os Estados Unidos (foto nº 1).

Nem sei como hei-de começar, pelo que vou escrever conforme as lembranças do que ela me contou me vierem.

O castelo nesta foto nº  4 é o Grad Rajhenburg, ou "Brestanica Castel", que tem muito a ver com a Vilma e sua família. Está situado num monte nas margens do Rio Sava, como se pode ver na foto, onde se vê ao fundo, mesmo junto ao rio, ao longo do rio, o caminho de ferro que serve e atravessa a Eslovénia e alguns outros dos países que formavam a Jugoslávia antes do seu desmembramento.

Um dia, logo na primeira vez que fui à Eslovénia, ao olhar de longe para aquele imponente castelo, que como todos os outros na Eslovénia é muito diferente dos nossos, pois mais parece uma mansão fortificada, eu mesmo de longe, notei que o castelo tinha sido recentemente restaurado, o que ela confirmou acrescentando que as janelas do castelo ainda tinham as mesmas cores com que o pai dela tinha reparado e pintado. Fiquei curioso e pedi-lhe que me contasse essa história de ter sido o pai dela que tinha reparado e pintado aquelas janelas.

Depois dos alemães terem invadido a Eslovénia, contou-me ela, eles fizeram deste castelo um ponto de receção e redistribuição de prisioneiros de todas as espécies: uns prisioneiros eram “aproveitados’ como trabalhadores forçados em projectos relacionados com a guerra e outros eram levados para os campos de concentração dos quais geralmente não chegavam mais a sair.

O pai da Vilma foi prisioneiro neste castelo. Não o foi porque fosse político ou judeu, mas simplesmente porque,  para um indivíduo desonesto e sem consciência que devia dinheiro ao seu pai, acusar o pai dela de ser antinazi foi o meio mais fácil de não ter de pagar o que lhe devia.

Valeu ao pai dela o facto de ser muito trabalhador e artista exímio de muitas profissões. Os seus muitos e variados talentos foram logo descobertos pelos alemães nazis que o começaram a aproveitar para tudo, desde trabalhos de alvenaria, carpintaria, pintura, limpezas, ajudante de cozinha e tudo o que fosse preciso fazer. 

O pai da Vilma logo compreendeu que o seu destino e o continuar naquele castelo/prisão dependiam de ele ser considerado preciso ou não. E porque era de natureza bonacheirão pouco a pouco cativou a boa vontade de toda a gente. Quando ia haver uma chamada para fazerem a escolha de quem saia ou ficava, havia sempre alguém que o avisava com antecedência e por vezes eram os próprios alemães que o escondiam, e nesse dia era dado como “desaparecido”. Para reaparecer no dia seguinte, explicando a sua ausência a um trabalho pessoal que um militar mais alto em hierarquia lhe mandou fazer. E de que ninguém se arriscava a duvidar. E assim, dadas as suas habilidades de que todos abusavam, mas que ninguém queria perder, ele conseguiu nunca chegar a ser escolhido para "outros destinos’.

Foi durante uma visita ao castelo que deparei com uma foto que já me era familiar, mas que eu não esperava encontrar em lugar proeminente dentro do castelo. É uma foto da antiga casa da Vilma (foto nº 3), antes de lhes terem dado, nos tempos do Presidente Tito, a casa que ainda agora é a sua casa.

Os seus pais quando vieram para Brestanica encontraram esta casa vazia que logo arrendaram e mais tarde compraram. Anos mais tarde a cidade resolveu limpar e alargar o Rio Sava, o maior rio da Eslovénia,  um dos afluentes do rio Danúbio. Isto exigiu a demolição de várias casas entre elas a sua casa, nas margens deste rio,  que teve de ser expropriada e demolida. E foi nesta altura que lhes deram então a casa onde ainda agora habitam.

A razão que leva esta foto a estar no museu é a sua história e usos que teve, antes do pai dela aí se instalar: devido à sua situação esta casa tinha servido de uma espécie de grande azenha: as águas do rio foram desviadas para passar nesta casa, onde estavam turbinas que forneciam a energia eléctrica para o castelo e para os monges trapistas, situados atras do castelo, e que possuíam grandes extensões de cultivo agrícola, especialmente de uvas e frutas.

A Vilma ficou traumatizada com as histórias que lhe contaram sobre os tempos em que os nazis ocuparam a sua terra natal. E quando na "high-school” (liceu) lhe foi dado a escolher entre Françês e Alemão como uma segunda língua ela, ao contrário da maioria, recusou-se a aprender alemão.

Quando houve uma oportunidade resolveu ir para Paris,  onde trabalhava como “nanny” ao mesmo tempo que frequentava a Sorbonne. Houve uma senhora amiga que descobriu que a Vilma tinha dotes para piano e começou a ajudá-la e a encorajar a Vilma nesse sentido. O piano na foto  (nº 5), que ela de entusiasmada comprou, foi tirada nesta altura. Problemas de saúde obrigaram-na a desistir, embora ainda hoje ela goste de assistir a concertos de piano e sinta pena de não ser ela a dedilhar o teclado em vez de ser simples espectadora.

Foi em Paris, frequentando a "Alliance Française”, que a Vilma encontrou e se fez amiga duma portuguesa, que também frequentava a Alliance. Pelas datas eu devia estar a frequentar também a Alliance, onde vim a conhecer esta portuguesa com quem eu viria a casar em Londres, mas nunca ouvi falar da Vilma. Foi em Londres que a vim a conhecer pois foi esta portuguesa, minha futura esposa, que a ajudou a encontrar um trabalho de "Au Pair Girl"  (ou "nanny") em Londres onde podia, repetindo o que fez em Paris, trabalhar e aprender a falar inglês. E foi em Londres que eu vim a conhecer a Vilma.

Graça à amizade que nutriam encontravam-se frequentemente e eu, fazendo companhia à minha namorada, encontrava-a de vez em quando. A sua companhia era agradável, mas nada mais do que isso, exceto que a minha esposa a convidou a ser a sua madrinha de casamento. 

Passados alguns meses de casados, nós decidimos ir para o Brasil. O apartamento onde vivíamos passou a ser o apartamento para a minha irmã mais nova, que eu tinha convencido a vir também para Londres para aperfeiçoar o  inglês, para a irmã de minha esposa que tinha feito o mesmo e para a Vilma. A foto (com as três jovens) (nº 6) foi tirada nessa altura, -- já eu e a minha esposa estávamos a viver no Rio de Janeiro.

Passados dois anos decidiram ir cada uma para sua terra e foi nesta altura que a minha esposa perdeu contacto com a Vilma. Começamos a procurá-la e, mesmo depois de eu e minha esposa nos termos separado, eu continuei a procurá-la. Para mim era até uma razão de me manter em contacto com outros amigos que a conheciam de Londres. 

Ela tinha voltado para Paris, onde tirou curso e trabalhou como enfermeira (foto nº 7),  primeiro num hospital e depois em regime particular, com o seu próprio escritório, juntamente com outra enfermeira. Teve pena de ter perdido a sua agenda com os endereços dos seus amigos, mas a vida de muito trabalho e a companhia da sua irmã mais velha que depois da morte do marido tinha vindo para Paris viver com ela,  não lhe permitiam muito tempo para pensar neles.

Entretanto eu continuava procurando velhos amigos/as cujo contacto tinha perdido. Lembro três que reencontrei ao fim de 17 anos, 23 anos e 11 anos sem saber nada deles.

O caso da Vilma foi mais difícil: demorou quarenta anos. Quando me disseram do seu paradeiro aproveitei a minha ida a Paris para visitar um amigo também reencontrado ao fim de 23 anos e que estava muito doente e de quem eu tinha receio que não recuperasse mais, para lhe telefonar. Marcamos um encontro na casa desse meu amigo. E o inesperado aconteceu: amor à segunda vista. O resto já foi contado, creio, que esta abençoada Tabanca não nos deixou mais (**). E agora acaba de dar as boas-vindas à minha Vilma como Tabanqueira de pleno direito.

Bem hajam todos. É um prazer e grande honra para nós.(***)

Vamos estar em Portugal no mês de maio. Oxalá nesse mês se proporcionem ocasiões de ver e dar abraços aos nossos camaradas:
 
(i) em 25 de maio (Convento do Varatojo, Torres Vedras);

(ii) e em 29  de maio (Tabanca da Linha, Algés).

 Até lá, um apertado abraço do “sénior” camarada João; e da "periquita" Vilma Crisóstomo.

_________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 2 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26544: Tabanca Grande (569): Vilma Crisóstomo, esposa do nosso camarada João Crisóstomo, que se senta no lugar n.º 900 sob o nosso "poilão sagrado"

sábado, 19 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26704: Boas amêndoas e melhores Páscoas de 2025 - Parte II (José Câmara, EUA / António Ramalho, V.F. Xira)


Cartão pascal que nos foi gentilmente enviado pelo António Ramalho



1. Mensagem de José Câmara, da Tabanca da Diáspora Lusófona:

Data - 19 abr 2025 03:47
Assunto - Boas e santas Páscoas

Caros amigos e familiares,
Independengtemente dos sentimentos religiosos de cada um, que o Cordeiro Pascal vos cubra com o Manto da Sua Graça. Tenham um Feliz e uma Santa Páscoa.
Haja saúde na companhia de todos aqueles que vos são queridos.
JC

2. Mensagem de António Ramalho, natural da Vila de Fernando, Elvas, a viver em Vila Franca de Xira:

Data - quarta, 16/04/2025, 12:36

Asunto - Uma santa e feliz Páscoa

São os meus votos para todos.
These are my wishes for everyone.

António Ramalho
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Nota do editor LG:

Guiné 61/74 - P26703: Os nossos seres, saberes e lazeres (677): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (201): O que fica na bagagem do viajante e se retira do fundo da gaveta (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Janeiro de 2025:

Queridos amigos,
Uma das maravilhas do digital é andarmos com uma câmera no bolso do casaco e quando sentimos que lampeja um feliz acaso temos o tempo e a circunstância do nosso lado. O que aqui se oferece ao leitor é uma sucessão de imagens desacertadas tanto no conteúdo como na espécie, até mesmo na sucessão do tempo, é quando somos surpreendidos e não resistimos ao acicate do registo, tudo fora do propósito de que se está a cumprir uma missão de trabalho, não há reportagem à vista, é a plena alegria do que se revela aos nossos olhos e, como se diz em certas legendas, quando se pega nas imagens eclodem os revérberos da memória, coisas que aconteceram no inesperado e que, pelas mais infundadas razões, retivemos no cofre forte das lembranças. Espero que este desfile de imagens não vos provoque um grande desapontamento.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (201):
O que fica na bagagem do viajante e se retira do fundo da gaveta

Mário Beja Santos


Há ocasiões em que não se vai à busca de uma missão específica, viaja-se ao acaso com o telemóvel no bolso e, inopinadamente, aquele lugar ganha uma desmesura, prende o encanto, há mesmo um panorama que muda de cor ou porque nasce o dia ou porque fenece, enfim, algo suscita um interesse incomum, tudo fruto do acaso. A câmara capta, mas como não se descobre qualquer forma de enquadramento para aqueles momentos de encanto, fascínio, não se guarda propriamente no fundo de uma gaveta, mas não se lhe confere préstimo. Até que um dia, como se descobrisse o segredo de uma manta de retalhos, juntam-se aquelas imagens, o conjunto ganha uma personalidade porque quem viajou se torna loquaz enquanto junta as peças daqueles mais do que desencontrados momentos do dito encanto ou do acicate da curiosidade. É o que agora se põe à disposição do leitor.
Era um daqueles dias entre feriados de fim e novo ano. Houve vontade de apanhar o cacilheiro, calcorrear o Ginjal e subir até à Casa da Cerca, é o local fora de Lisboa onde se pode ter uma imagem belíssima de uma Lisboa ao nível da linha de água, quase de Santa Apolónia até Algés. Nem tudo correu bem, o elevador não funcionava, o que suscitou uma boa subida até ao Almada Velho, onde se descobriu que também a Casa da Cerca estava fechada. Numa paragem antes de chegar ao Almada Velho mudou a luz do dia e, título de um filme de Alain Tanner, Lisboa apareceu branca, com alguns castanhos escuros, o que não fica na imagem é aquele milagre de urbanismo lisboeta em que mesmo a uma boa distância as formas e os volumes possuem espaço próprio, ganham identidade, até nasce a ilusão de que há uma conversa permanente entre Lisboa e a outra banda.
Quem quer comprar pechinchas em livros e bricabraque deve chegar cedo à Feira da Ladra. O que aqui se regista é um nascer da luz do dia, no exato momento em que tudo sai da escuridão, se até agora se andou a percorrer os espaços da feira com a luz do telemóvel, como num golpe de magia, tudo fica a descoberto, ao alcance dos nossos olhos. Vamos, pois, percorrer a feira.
Minutos depois, lá vou em direção às bancadas do sr. João, hoje trouxe montanhas de livros, muita cerâmica e porcelana. Daqui a bocado vou pagar-lhe uns cartapácios e um relógio Tissot, para senhora, em belíssimo estado, alguém em breve terá a sua hora de felicidade à custa desta pechincha.
Ia eu a caminho do Instituto Goethe, possui na sua biblioteca muitas obras alemãs traduzidas e tem uns escaparates com livros em saldo. Cada vez que passo por este edifício onde funcionou o Patriarcado lembro o meu encontro com o então cardeal D. António Ribeiro, ali à porta, eu ia a caminho do Hospital dos Capuchos para ser operado a uma hérnia discal, era o dia 16 de março de 1995, o cardeal saiu do carro e conversámos um pouco, estranhei tanta pergunta, o que vai fazer ao hospital, quando e como, apareceu-me na enfermaria dois dias depois de ter sido operado, quando entrou, um vizinho que me contou ir lá regularmente retirar líquido da sua hidrocefalia, fugiu aos gritos, dizendo que não queria morrer, não queria que o cardeal lhe desse a extrema-unção, eu para ali estava enevoado, a sofrer do rescaldo operatório, só tempos depois é que me diverti com o lado mirabolante desta visita, totalmente inesperada.
Fui ao Teatro Taborda ver a adaptação de um clássico, está hoje na moda adaptar obras-primas, mais uma vez caí na asneira de ir assistir a uma dessas falsidades de adaptações postiças. No intervalo vim até à varanda e apanhei a colina da Graça toda iluminada e o céu cinzento de chumbo, com o negrume em primeiro plano, uma parcela de Lisboa a encantar.
Pediram-me para ir ver o acervo documental do BNU oferecido à biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa, o pretexto era de que convivera meses a fio com a biblioteca e algum arquivo, podia ajudar a preparar a nota de síntese sobre estes conteúdos. Cheguei mais cedo, percorri o espaço da Faculdade onde tirei habilitações, encaminhei-me para o Anfiteatro 1 e fiquei muito contente de rever as cerâmicas de Jorge Barradas à entrada. Este modernista não só foi um grande desenhador, ilustrador como figura de proa das novas auras cerâmicas. Aqui fica um detalhe do grande painel que acolhe o visitante ou o aluno que entra ou sai do anfiteatro.
D. Catarina de Áustria e Santa Catarina de Alexandria, Oficinal de Cristóvão Lopes, depois de 1564
Martírio de São Sebastião, Gregório Lopes, 1536-1539

Andava eu a preparar um conjunto de artigos dedicados a uma possível capela privada da rainha Catarina de Áustria, a viúva de D. João III, no chamado Paço da Rainha, dentro do Castelo e Convento de Tomar, entendi que devia ir fotografar uma das poucas imagens que temos da rainha, e que é este quadro que está junto de o do seu marido, acontece que pelo caminho passei por este quadro de Gregório Lopes que provém do Convento de Cristo, de Tomar, o que se mostra na Charola é uma cópia, bem rigorosa por sinal, tenho para mim que é um dos quadros mais belos do renascimento português, pela sua perspetiva inusitada, marcado pelas duas influências mais expressivas da pintura portuguesa do seu tempo, a flamenga e a italiana.
Fernando Lopes Graça, fotografado por Eduardo Gageiro

Durante uma visita ao Arquivo Fotográfico de Lisboa quando, na visita à livraria, pude folhear uma bela obra de Eduardo Gageiro, e nisto pareceu-me Fernando Lopes Graça, a imagem é cativante, acho que Gageiro captou inteiramente as linhas do rosto e a vivacidade do olhar do grande compositor, tudo dentro do claro-escuro, um olhar fulminante sobre a pauta, nada mais interessa.
Visita ao Museu da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, impossível ficar indiferente à qualidade do restauro deste espaço, à elegância e harmonia desta porta do período manuelino, é a primeira vez que entro neste espaço museológico e venho cheio de vontade para conversar com o Mestre da Lourinhã.
São João Evangelista no Deserto, Mestre da Lourinhã

Duas telas dominam este espaço dedicado ao Mestre da Lourinhã, São João em Patmos e São João Evangelista no Deserto. Este Mestre da Lourinhã é um verdadeiro mistério, mas o que nós podemos aqui ver é uma obra de pintura fabulosa, esteja-se atento aos fundos da perspetiva e não sobra dúvida que o dito mestre ou era mesmo flamengo ou por lá aprendera a técnica, são dois quadros que qualquer grande museu levaria de bom grado para o seu acervo.

E por hoje ficamos aqui, lembranças de felizes acasos ainda tenho para vos mostrar.

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Nota do editor

Último post da série de 12 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26680: Os nossos seres, saberes e lazeres (676): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (200): O Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, este meu ilustre desconhecido – 2 (Mário Beja Santos)

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26702: Boas amêndoas e melhores Páscoas de 2025 - Parte I (José Belo, Key West, Florida, EUA / Luís Graça, Tabanca de Candoz)





Fotos: Joseph Belo (2025)




1. Mensagem de Joseph Belo (Key West, Florida, EUA)


Data - 18 abr 2025 16:30

Assunto - Páscoas Felizes  

Para ti e restantes Camaradas da Guiné os Votos de Páscoa Feliz com uma receita de folar do "deep south" dos States, o Sul profundo dos EUA.

Um abraço de despedida do J. Belo.

2. Comentário do editor LG:

Obrigado, José. Já estávamos com saudades tuas. Ainda bem que temos a Páscoa e o Natal para trocarmos  uns brindes. Estou em Candoz, Marco de Canaveses (a terra onde nasceu a Carmen Miranda,em 1909, tendo morrido em 1955, em Beverly Hiils, Califórnia). 

Além do famoso anho assado com arroz de foro, come-se o "pão-de-ló", húmido, feito só com ovos caseiros... É uma das especialidades dos Doces do Freixo - Casa dos Lenteirões, cuja origem remonta a 1819... 

Troco galhardetes contigo. É um "cheirinho" da tua terra, natal, Pátria, Mátria, Fátria... E da nossa Tabanca Grande. Espero que não hibernes agora mais seis meses...Com os ursos de pé de guerra na Gronelândia, até os da Lapónia já sairam do buraco. Nós, por cá, não temos desses, mas temos outros. Cuida-te...Que eu já mandei o meu velho camuflado da Guiné para a lavandaria...


Típico pão-de-ló da Páscoa, Doces do Freixo - Casa dos Lenteirões, Marco de Canaveses...

Foto: Luís Graça (2025)

Guiné 61/74 - P26701: Convívios (1020): Rescaldo do Encontro Anual do pessoal da CCAV 8351/72 - "Tigres de Cumbijã", levado a efeito no passado dia 5 de Abril de 2025, em Castelo Branco (Joaquim Costa, ex-Fur Mil AP Inf)


1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Costa, ex-Fur Mil Armas Pesadas de Inf da CCAV 8351/72 - "Tigres do Cumbijã" (Cumbijã, 1972/74), com data de 15 de Abril de 2025:

Olá Luís,
Aqui estou eu a fazer prova de vida.

A leitura diária do nosso Blogue evidencia a inexorável lei da natureza. Cada vez somos menos.
Mas, enquanto houver dois ex combatentes, os encontros anuais vão continuar.
Aqui dou conta do encontro dos Tigres de Cumbijã, na linda cidade de Castelo Branco.

Como de poeta e de louco todos temos um pouco aqui vai a minha homenagem aos Tigres e a todos os ex combatentes.

BOA PÁSCOA
Joaquim Costa



O TIGRE

Em Estremoz, mourisca terra
Tigres ouvem sentença
Seus padrinhos de guerra
Dragões de Olivença

De Portalegre a Marvão
Madrinhas se procuraram
Discursos fora de mão
Deste Alentejo zarparam

A sorte Guiné ditou
Estúpida guerra enfrentaram
Três gritos por quem lá ficou
Com o povo se emocionaram

No regresso ao seu ninho
De todos um pouco levaram
Ficaram amizades, carinho
Tigre nos corações tatuaram


(JC)

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Nota do editor

Último post da série de 14 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26687: Convívios (1019): 33.º Almoço Comemorativo da CCAÇ 1684, "Panteras", a realizar-se no próximo dia 17 de Maio de 2025 em Alcoutim

Guiné 61/74 - P26700: Notas de leitura (1790): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: As turbulentas duas primeiras décadas na Guiné, ainda é difícil falar dela como colónia (6) – 1 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Abril de 2025:

Queridos amigos,
Não surpreendo ninguém quando escrevo, na esteira dos comentários aqui expostos por Philip Havik, que naquelas duas primeiras décadas do século XX a Guiné não era ainda propriamente uma colónia, as tensões eram profundas, havia grupos constituídos, interesses instalados poderosíssimos. Haverá, no entanto, quem se mostrará estupefacto com a leitura que Havik faz do peso cabo-verdiano na Guiné, e certamente determinante no comércio e na administração, merecendo das populações nativas uma desconfiança e uma crescente hostilidade. Não será por acaso que o investigador aludirá à referência de que estas tensões irão pesar no período da luta pela libertação, procurava-se por parte dos guerrilheiros alterar completamente uma história de longa duração de hostilidade, viu-se que o quadro ideológico vitorioso, onde pesavam os cabo-verdianos, foi de curta duração. Toda esta leitura que o investigador faz, rigorosamente documentada, é suscetível de introduzir um elemento novo no estudo da Guiné colonial e pós-independência.

Um abraço do
Mário



Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné:
As turbulentas duas primeiras décadas na Guiné, ainda é difícil falar dela como colónia (6) – 1


Mário Beja Santos

Na publicação Caminhos Cruzados em História e Antropologia, Imprensa de Ciências Sociais, 2010, Philip Havik publicou o ensaio Esta ‘Libéria Portuguesa’: mudanças políticas e conflitos sociais na Guiné (1910-1920), lança um olhar esclarecedor sobre uma colónia que ainda não o era, num tempo em que na própria sociedade portuguesa havia quem opinasse que se devia despachar território tão incómodo, ou entregá-lo a empresas comerciais, com direitos de exclusividade, de modo a não trazer mais inquietações ao erário público. Havik dá-nos um contexto de uma sociedade em permanente tensão, uma conflitualidade que era aproveitada não só por potências estrangeiras, mas pelos interesses económicos instalados.

A cultura do amendoim merecera rasgados elogios, parecia Sol de pouca dura devido às guerras entre sociedades africanas, particularmente no Forreá. As casas de comércio criticavam a intervenção militar, ainda por cima não se traduziam em ganhos territoriais. Quem administrava ou recebia a incumbência de estudar a Guiné punha sempre no papel que era preciso reorganizar tudo antes que as nações poderosas tomassem conta do território. A França chegou mesmo a admitir que a compra da Guiné Portuguesa, ou a sua anexação era a melhor das soluções. As críticas internacionais também se prendiam com a fuga de populações rebeldes do Senegal para a colónia portuguesa, além do tráfico de armas e continuação da escravatura. Era nas missões luso-francesas da delimitação das fronteiras que se tornava bem visível a continuada falta de controlo e de conhecimento das zonas limítrofes por parte das autoridades portuguesas. Ninguém desconhecia que continuava a escravatura doméstica. Na opinião das autoridades inglesas, a Guiné era a colónia com a pior administração em África, a seguir à Libéria. Os militares portugueses também não poupavam críticas ao abandono e inoperância. Qualquer governador recém-chegado denunciava o estado de abandono do território, a falta de ocupação militar e os movimentos de rebelião sempre latentes.

Chegada a I República, não faltaram petições e diatribes contra os governadores nomeados por Lisboa; tudo se agudizou com as campanhas para eleger deputados, o que deu origem a fações. Vem depois o impacto da guerra, o encerramento das casas alemãs, a diminuição da exportação da borracha, amendoim e coconote, cuja produção estagnou, aumentando ainda mais o défice. Os grandes comerciantes locais queriam manter o privilégio de serem eles os intermediários, queriam manter as suas relações preferenciais com os indígenas, vê-los afastados o mais possível das autoridades. Os comerciantes nacionais apelavam para que o Governo proibisse casas estrangeiras com as populações do interior, insinuava-se que a Guiné era mais uma colónia estrangeira do que uma colónia portuguesa, à frente desta contestação também estavam os cabo-verdianos; e os comerciantes franceses queixavam-se que estes intermediários locais colaboravam com os alemães.

Falhou a tentativa do Governo de atribuir grandes concessões a empresas portuguesas. E quando aumentou de intensidade a campanha de pacificação as várias fações envolvidas deram sinais de conflito. Havia dois grupos, os cabo-verdianos que ocupavam lugares de destaque na administração e no comércio, e os grumetes que habitavam os principais portos e serviam como principais intermediários no comércio fluvial. Todo este conflito se manifestou bem vivo até à década de 1930, e virá a ser repescado no contexto da guerra colonial. Como observa Havik, enquanto os cabo-verdianos são tratados como “civilizados”, os segundos eram alvo de uma tremenda desconfiança das autoridades por causa da sua proximidade com as populações nativas. A crítica ao peso cabo-verdiano manifestou-se, por exemplo, quando se deu a substituição de um juiz europeu por outro de origem cabo-verdiana, o governador de então protestou; um outro governador informava os seus superior na metrópole que a Guiné estava contaminada de cabo-verdianos e de muitos pretos que se dedicavam unicamente ao roubo e à vadiagem, mas por outro lado também criticava os Grumetes, que dificultavam a missão civilizadora do europeu. Acusados de jogar com um pau de dois bicos, era questionada a eficácia e a lealdade dos Grumetes, foi notório até à década de 1910. Quando foi nomeado o novo chefe militar para comandar as operações na Guiné em 1912, abandonou-se a aliança com os Grumetes a favor de mercenários vindos das colónias francesas, será esta a estratégia que o capitão Teixeira Pinto adotará até à campanha na ilha de Bissau, em 1915. Houve quem entendesse que se estava a montar uma guerra surda dos Grumetes contra os mercenários, com o apoio dos cabo-verdianos.

Será esta luz que se deve procurar compreender o papel da Liga Guineense, “uma assembleia dos nativos da Guiné”. Campeava o favoritismo, os favorecimentos ilícitos; o chefe da alfândega de Bissau era ao mesmo tempo tesoureiro da mesma e diretor dos correios. Veio a inspeção, só encontrou dificuldades, como anota o investigador. As muitas rasuras nos registos mostraram a facilidade com que se substituía a fórmula do despacho por outro, sendo os valores dos despachos sempre inferiores aos verdadeiros, de vez em quando menos de 50 por cento. Não havia arquivos, favoreciam-se certas casas de comércio que recebiam as suas encomendas sem qualquer fiscalização, só pagando aquilo que declaravam. Até os capitães dos navios que sabiam destas práticas entregavam os documentos incompletos ou em mau estado, sem serem incomodados.
No relatório de inspeção escreve-se:
“A Guiné foi durante muitos anos um feudo de alguns influentes, que dispunham a seu bel-prazer de tudo e todos, e aqueles que não acediam aos manejos eram lançados à margem, sendo inúteis todas as suas reclamações. [...] Nenhum critério, nenhuma justiça havia nas colocações de pessoal, e assim para os piores lugares eram atirados aqueles que não tinham o valimento de algum poderoso.”

Havia, é certo, denúncias feitas por comerciantes lesados sobre negócios ilícitos conduzidos por funcionários de alfândega. Tendo ainda em conta o relatório deste inspetor, o único europeu que trabalhava nas alfândegas fora discriminado injustamente com base no ódio de cor. O chefe do círculo aduaneiro da Guiné, que é descrito pelo inspetor como um cabo-verdiano, comprazia-se em aviltar o funcionário que não é da sua cor ou da sua raça.

E Philip Havik termina assim esta leitura sobre as tensões sociais:
“No interior que ainda estava em grande parte sob o domínio das sociedades africanas, os comerciantes também dependeram em larga medida das relações de proximidade e de parentesco que os funcionários com estes mantinham. Porém, para a maioria das pessoas era ‘muito arriscado sair fora da praça, não podendo os negociantes entreter com o gentio outras relações comerciais que não sejam as realizadas em Bissau’.”

Ponte-cais de Bissau, construída pelo governador Carlos Pereira na década de 1910
Um aspeto do porto de Bissau com o Ilhéu do Rei ao fundo, 1908
Imagem da Imprensa Nacional em Bolama, fotografia de Francisco Nogueira, na obra Bijagós: Património Arquitetónico, Tinta da China, com a devida vénia
Quando a capital da Guiné ainda possuía alguns sinais de esplendor
Mapa holandês de 1727 chamando Negrolândia na faixa acima do que seria a Guiné

(continua)
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Notas do editor:

Post anterior de 4 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26651: Notas de leitura (1786): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: Na Terra do Novo Deus: O general Henrique Dias de Carvalho na Guiné (1898-1899) (5) – 2 (Mário Beja Santos)

Último post da série de 14 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26686: Notas de leitura (1789): "Quebo, Nos confins da Guiné", de Rui Alexandrino Ferreira; Palimage, 2014 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26699: Tabanca da Diáspora Lusófona (32): Bom dia, desde a Eslovénia (João Crisóstomo, Nova Iorque)


1. Mensagem de João Crisóstomo (na foto à esquerda com a sua Vilma, na Eslovénia):


Data - sábado, 12/04/2025, 08:33


Meus queridos filhos Cristina e John Jr, caríssimos Rui Chamusco e Luís Graça,

Já estamos na Eslovénia. Fizémos uma viagem sem novidades exceto os "sempiternos atrasos" e estamos já completa e perfeitamente adaptados , sem qualquer vestígios de "jet lag”.

Está um tempo maravilhoso e a Vilma "está nas nuvens” por se encontrar na terra onde nasceu e com os seus queridos, especialmente as suas queridas manas. Como eu que tive nove irmãs mas nem um irmão sequer, ela também só tem irmãs.

O almoço de hoje vai ser o de boas vindas e reunião da família num lugar paradisíaco, aliás como toda a Eslovénia. Este fica junto a um pequeno lago a pouco mais de meia hora daqui, onde costumávamos ir a pé. Agora ainda aí vamos frequentemente, mas só de carro, que as mazelas da idade já não me permitem longas caminhadas.

Até eu, que tenho sempre tanta dificuldade em dormir, hoje consegui dormir a noite inteira. E agora o acordar foi também muito excepcionalmente bom: primeiro vi uma mensagem do Rui -- Obrigado meu caríssimo irmão! ---chegada durante a noite, desejando-nos uma boa viagem e anunciando ter deixado Boebau e suas crianças e a escola que nos é tão querida.

Sei bem o que sente, pois como em telepatia, o meu coração também se foi abaixo das canelas. E como ele tive de dizer para mim mesmo “Corações ao alto”! E que seja o que Deus quiser.

E depois recebi , enviada por e-mail, uma mensagem dum bom amigo e proeminente português na Califórnia, Miguel Ávila, que entre outros lugares de destaque ocupa o de editor do prestigioso jornal bilingue “Portuguese Tribune”/ “Tribuna Portuguesa” e é também membro da "Sousa Mendes US Foundation”, e vice-Presidente do “ Comité Dia da Consciência”.

E porque vocês são meus filhos (e aos outros dois, se fossem meus irmãos, eu não lhes poderia querer mais ou melhor), sem intuitos de ridículas presunções, partilho o que me enviou que não podia ser mais gratificante:

Primeiro um artigo que escrevi e enviei em novembro passado sobre o problema das armas nucleares. Pensei que não o tinham considerado relevante para ser incluido no jornal, mas afinal não só foi publicado como verifico que dele fizeram "artigo de opinião”.

E o segundo, a "reportagem da inauguração do museu que deu origem às nomeações para Melhores do Ano 2024.” Em ambos os casos a minha colaboração e contributo não foram insignificantes pois que me valeram a distinção de "Homem do ano 2024."

Embora o artigo tenha sido publicado em ambas as línguas, eu copio apenas a reportagem em Português.

Um abraço com carinho e saudades,
Dad/ João C





Recorte de dois artigos da "Tribuna Portuguesa" que o João Crisóstomo nos remeteu, e que publicaremos oportunamente na sua série "Tabanca da Diáspora Lusófona".

(...) "Tribuna Portuguesa também conhecido por The Portuguese Tribune é um jornal bilingue português-inglês, quinzenal, editado na cidade de Modesto na Califórnia. É actualmente o único jorna(...) l português da Costa Oeste dos Estados Unidos da América" (Fonte: Wikipedia)

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Nota do editor:

Último poste da série > 7 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26659: Tabanca da Diáspora Lusófona (31): Bom dia, desde Nova Iorque (João Crisóstomo, régulo)

Guiné 61/74 - P26698: In Memoriam (544): Carlos Matos Gomes (1946-2025): o último adeus, anteontem, no cemitério do Alto de São João ... O Hélder Sousa representou condignamente a Tabanca Grande.





Lisboa > 25 de abril de 2020 (?) >  Carlos Matos Gomes (1946-2025) e a filha Carla. Cortesia da página do Facebook do nosso camarada, que se despediu da Terra da Alegria no passado dia 16. A notícia da sua morte, dada pela sua filha, teve mais de 2,5 mil comentários e cerca de 500 partilhas.
 
Tinha 4,3 mil amigos no Facebook, 230 em comum. Era amigo do Facebook da Tabanca Grande, mas não integrava o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Mensagem do Hélder Sousa, nosso colaborador permanente, provedor do blogue da Tabanca Grande:

Data - 17 abr 2025 18:07

Assunto -O funeral de Carlos Matos Gomes

Caros amigos

Na passada terça-feira foi indicado que o velório desse nosso camarada decorria das 19:00 às 23:00, salvo o erro.

Mas não fui lá, pois estive na tomada de posse dos elementos eleitos para os diversos Órgãos  da minha Ordem profissional, a OET (Ordem dos Engenheiros Técnicos), onde também preenchi um cargo.

Isso decorreu na Sala Macau da Fundação Oriente. Finda a cerimónia, seguiu-se um jantar.

No dia seguinte, tinha sido divulgado que as exéquias iriam ter lugar às 11:00, mas depois veio uma informação que seria a partir das 13:00, finda a qual o corpo seguiria para o Crematório do Cemitério do Alto de S. João.

Desloquei-me então para Lisboa e fui direto ao Cemitério, aguardando por lá, em conversas de circunstância com algumas pessoas presentes, a chegada do caixão, o que ainda demorou algum tempo e sob um tempo de chuviscos.

Foi formada uma guarda honra que disparou três salvas à entrada do caixão. Essas salvas foram de algum modo impressionantes dado o "teto baixo", o que fez ecoar fortemente na parada do Alto de S. João.

Da entrada ao Crematório é uma pequena distância, percorrida atrás da viatura.

Houve uma "encomendação" por intermédio de um oficial padre (não registei a sua patente mas creio que major). Finda a mesma, tomou a palavra o coronel Vasco Lourenço, fazendo o elogio fúnebre e exaltando as qualidades e o contributo que o coronel Matos Gomes deu para a Democracia e depois o Dr. João Soares, na qualidade de "civil", amigo pessoal, relembrando também peripécias vividas em comum.

No final cantou-se a "Grândola, Vila Morena" e depois o Hino Nacional.

Ao despedir-me da filha, disse que estava ali em meu nome e também em nome do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Boa "passagem" para vós.

Abraços, Hélder Sousa

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Nota do editor:

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26697: Álbum fotográfico de João Moreira (ex-Fur Mil Cav da CCAV 2721 - Olossato e Nhacra, 1970/72) (24)

Foto 188 > Abril de 1971 > João Moreira junto ao memorial no destacamento do Maqué, entre Bissorã e Olossato.
Foto 189 > Abril de 1971 > Destacamento do Maqué > João Moreira
Foto 190 > Abril de 1971 > Destacamento do Maqué > João Moreira  junto ao Rio Maqué
Foto 191 > Abril de 1971 > Destacamento do Maqué > João Moreira na ponte do rio Maqué
Foto 192 > Abril de 1971 > Olossato > João Moreira
Foto 193 > Abril de 1971 > Olossato > João Moreira
Foto 194 > Agosto de 1971 > Nhacra > João Moreira
Foto 195 > Agosto de 1971 > Nhacra > João Moreira com um sagui no ombro

(continua)
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Nota do editor

Último post da série de 10 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26672: Álbum fotográfico de João Moreira (ex-Fur Mil Cav da CCAV 2721 - Olossato e Nhacra, 1970/72) (23)