Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26659: Tabanca da Diáspora Lusófona (31): Bom dia, desde Nova Iorque (João Crisóstomo, régulo)



Nova Iorque > 23 de setembro de 2024 > João Crisóstomo com Xanana Gusmão:
"a expressão de surpresa por ver a Escola de São Francisco de Assis, lá nas montanhas de Liquicá,  em páginas dum blogue sobre a Guiné" (*)…


Foto (e legenda): © João Crisóstomo (2024). Todos os direitos reservados
[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Timor-Leste > Boebau, Manati, Leotala, Liquiçá > 18 de março de 2018 > Inauguração da Escola de São Francisco de Assis > O João Crisóstomo e o Rui Chamusco: ninguém tem a coragem de chamar-lhes os nossos Dom Quixote e Sancho Pancha... Ser solidário, neste mundo cínico, hipócrita e sacana, é tudo menos lutar contra moinhos de vento, e enfrentar inimigos imaginários ou obstáculos inexistentes, gastando energia e fazendo esforços em vão. Bem, pelo contrário, é lutar contra a indiferença de muitos, e a prepotência de alguns, em prol da resolução dos problemas de quem precisa de coisas tão elementares como a saúde de e a educação. Palmas para o João e o Rui e para a ASTIL (Associação dos Amigos Solidários com Timor-Leste), que eles representam aqui no nosso blogue. Podiam estar no conforto dos seus lares, a gozar a sua reforma...mas, não, ainda andam metidos "nestas guerras de bem-fazer"...

Foto (e legenda): © João Crisóstomo (2018). Todos os direitos reservados
[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



O João Crisóstomo,
 um grande amigo de  Timor-Leste, da ASTIL
e da ESFA.
Foto: Luís Graça (2017)


1, Mensagem do João Crisóstomo:

Data - 6 de abril de 2025 09:22  
Assunto - Bom dia!
 
Caro Luís Graça,

São 04.19 AM, não consigo dormir. Hoje deu-me para ver televisão (concertos de André Rieux, que nunca me cansam).

Estive mesmo para te telefonar, para um pequeno bate papo, e nos mantermos em dia como eu gosto; mas reparei que talvez ainda seja cedo para vocês, tanto mais que hoje é domingo e onde quer que estejas não terás pressa em te levantares. Para mim quando se trata de dormir, sejam domingos ou dias de semana… são todos iguais. Nunca fui grande dorminhoco, mas agora para grande frustração minha, dormir é um problema. Por vezes passo noites inteiras em claro, para andar depois meio estremonhado o dia seguinte. Coisas da velhice! Portanto o bate-papo vai por email…

Ontem, dia 5, falei com o Sr. Padre Vitor Melícias . É que pela primeira vez o dia da Consciência, embora baseado no testemunho e decisão de Aristides de Sousa Mendes no dia 17 de junho, foi celebrado no dia 5 de Abril, para o fazermos em unanimidade com as Nações Unidas que escolheram este dia como “Dia Internacional da consciência.”

Ele confirmou que tenciona celebrar a missa no nosso encontro (da família Crispim & Crisóstomo, mais amigos e camaradas)  no dia 25 de Maio, como já fez duas ou três vezes quando os nossos “encontros" em Varatojo foram apenas um abraço no claustro depois da missa, sem comes e bebes.

Ele disse-me que, se eu quiser, que pode arranjar uma mesa ou duas no claustro para se tomar um café… e portanto é isso mesmo que vou fazer: vou trazer uns biscoitos, talvez uma salada de frutas ( ou algo que não exija garfos e facas) para estimular um bate-papo mais alongado…E vou pôr uma "mesa de recolha" à entrada para o caso de alguém querer trazer um bolo ou coisa assim (como sucede frequentemente) e não ter de o levar para dentro da igreja.

Estive também a reler as crónicas do Rui Chamusco (*), que geralmente não são novidade para mim, pois falamos frequentemente por WhattsApp e ele mantém-me informado das coisas à medida que vão acontecendo. Mas é sempre uma satisfação grande reler as suas crónicas pois não posso deixar de ter “ciúmes" dos seus momentos e experiências.

Quem me dera estar lá também!... Mas assim é a vida. Mas tive mesmo pena e quase inveja ao ver a sua satisfação e a dos alunos, pais e outras gentes no aniversário da escola , desta vez com a presença do Xanana. 

Tanto mais que, sem fingida modéstia, esta visita aconteceu porque fui eu que em Setembro passado lhe pedi e o convenci a ir visitar a escola como o meio mais eficiente de se inteirar da situação. 

No momento ele mesmo procurou um canto sossegado, sentámo-nos num banco corrido e tivemos uma longa conversa. Ele a princípio nem respondeu, mas eu sabia o quanto a sua visita podia ser “influente” e insisti várias vezes até ele responder sim ou não. 

 Ele estava de boa maré e perante minha teimosia acabou por dizer : ”OK OK, eu vou lá; mas primeiro deixa-me falar com o Dionísio. Dá-lhe um relatório do que me disseres para elementos enviar”. 

 O “Dionísio” era / é embaixador de Timor Leste nas Nações Unidas, que eu conheço bem e a quem eu já tinha levado a um encontro da "Academia de Bacalhau”.

Eu dei conhecimento disto ao Rui Chamusco para que escrevesse uma carta / convite . E deu certo!

Oxalá o assunto se resolva de vez! O pobre do Rui, aliás todos nós mas ele mais que ninguém, tem passado as ruas da amargura. Ele merece uma medalha! 

Bom vou tentar, ver se consigo dormir um pouco ,senão amanhã vou passar um dia difícil.

Sei que a Vilma ( que dorme que nem um anjinho) se associa a mim num grande abraço aos dois. Tenham um bom fim de semana.

João e Vilma 

2 comentários:

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira (by email)
8 abr 2025 17:25

João:

O Padre Melícias, é a minha imagem.

Não se contam as vezes que sou abordado por tanta gente a me cumprimentarem : Oh Senhor Padre Melícias .... etc

Há uns 10 - 20 anos era muito frequente, especialmente no centro comercial do Norte Shopping do Porto - Senhora da Hora, que frequentava diariamente, e visitava o meu falecido irmão Jorge..

Um dia, uma noite na Régua, estava com a minha mulher, a minha filha e marido.
Noite quente, nos jardins frescos, pouca luz, as pessoas falavam e apontavam, dizendo então:
-Olha ele, ali abraçado a uma mulher, quem diria?

Foi difícil convencer as pessoas, mas lá aceitaram a verdade, já não podiam ir contar uma história sacrílega

Para poder não escapar só não tinha aquele colarinho branco á volta do pescoço, senão fazia uma boa colheita de oferendas..

Já passou agora.

abraços
Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, o Padre Melícias vai gostar de saber que tem um "sósia" (tripeiro e portista) em Vila do Conde...Mas olha que ele é...sportinguista (está no seu direito). Sinónimo de sósia é menecma (!) (não conhecia o palavrão)...
Luís
___________
sósia
sósia
|ózi|
(só·si·a)

nome de dois géneros

Pessoa muito parecida com outra (ex.: houve um concurso de sósias do cantor). = MENECMA
etimologia Origem etimológica: latim Sosia, -ae, antropónimo [personagem da peça Anfitrião, de Plauto].

"sósia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025, https://dicionario.priberam.org/s%C3%B3sia.