domingo, 26 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26427: Tabanca da Diáspora Lusófona (30): José António Martinho, que vive em New Jersey, e pertenceu à CCS/BCAÇ 2928, Bula, 1970/72 (João Crisóstomo)



1. Mensagem recebida pelo formulário de contacto do Blogger:


Data - sexta, 24/01/2025, 03:45


Vivo nos EUA en NJ (New Jersey), gostava. que me inscrevessem no blogue. 

Estive em Bula. de
1970. a 1972, na CCS/BAÇ 2928.
Obrigado

Cumprimentos,
José Antônio A Marinho | Email: (...)


2. O nosso coeditor Carlos Vinhal está a tratar do pedido de ingresso na Tabanca Grande. Pedimos, entretanto, ao régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, o  João Crisóstomo,  para contactar o seu "vizinho" de New Jersey e nosso camarada... Eis a mensagem que ele lhe enviou:


Caro camarada José António Marinho,


Acabo de receber uma mensagem do “comandante” de todos os "camaradas da Guiné”, Luís Graça, dando-me conhecimento da tua mensagem: (...) "Vivo nos EUA en NJ gostava. que me inscrevessem no blog, estive em Bula,  de 1970. a 1972 na CCS/BCAÇ 2928. Obrigado." (...)

Mas que agradável surpreza! Um camarada meu, que vive em New Jersey, portanto meu vizinho, (eu vivo em Queens , Nova Iorque ) e eu nem sequer tinha conhecimento!

Podes dar-me o teu número de telefone que eu ligo-te, talvez mesmo ainda hoje, ou amanhã?

Eu estive na Guiné: Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole, Missirá… em 1965/67. Temos com certeza "manga de assuntos" de interesse para falar.

Espero a tua resposta por E mail, pode ser? Ou mesmo telefone,  se quiseres ligar-me. Senão eu ligo-te. Diz-me as melhores horas para ti, Eu , embota já velhote, ando/estou sempre a correr, sempre com mil coisas a fazer mas para os meus amigos ( e, para mim, os "camaradas da Guiné” são como irmãos),  eu cá me viro…  
 
(...) Com "parte mantenhas”…

João Crisóstomo (segue a morada e os contactos)



João Crisóstomo, 

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 1 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26333: Tabanca da Diáspora Lusófona (29): Happy New Year 2025! (João Crisóstomo, Régulo, Nova Iorque)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, o que é sabes (deves saber muito mais do que eu...) sobre a comunidade portuguesa e luso-americana nos EUA ? Deve aproximar-se do milhão e meio de pessoas, não ?... (Cerca de 0,5% da população total da América do Tio Sam).

Os dados da Wikipedia sobre a Imigração Portuguesa nos Estados Unidos, face aos últimos censos, devem estar desatualizados, não ?...

A ideia que eu tenho é que o forte da nossa emigração para os EUA, na II metade do séc. XX, terá sido nos anos 60/70, antes, durante e depois da guerra colonial, com a descolonização... Haverá por certo dezenas milhares de antigos combatentes, com destaque para o pessoal dos Açores e Madeira, mas também do continente...Áreas históricas de acolhimento:

(i) Califórnia, costa Oeste (especialmente a região da Baía de São Francisco);
(ii) Massachusetts (em especial a região de Nova Inglaterra);
(iii) Rhode Island;
(iv) Nova Jersey, Florida, Hawai, etc.

A gente esquece-se que Portugal terá sido o primeiro ou dos primeiros países a reconhecer, em 1783, a independência dos EUA, a par da França e dos Países Baixos...

Por outro lado, "a presença portuguesa nos Estados Unidos remonta ao início do século XVI, quando o navegador Miguel Corte Real aí chegou pela primeira vez (...) e João Rodrigues Cabrilho explorou a costa da Califórnia." (...)

Portanto, muito antes do... Trump.