Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26676: Ser solidário (282): Ajude sem gastar nada! Consigne 1% do seu IRS à "Na Rota dos Povos" - ONGD


A consignação do IRS permite que uma parte do seu imposto a favor do Estado seja encaminhada para uma entidade à sua escolha. Este gesto solidário não tem qualquer custo para si, nem implica a perda de benefícios fiscais, mas pode fazer toda a diferença para quem mais precisa.

A Na Rota dos Povos é uma ONGD cuja missão é promo ver a educação, a proteção social e a saúde na região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau. Sob o lema "A Educação é o Único Caminho", trabalhamos para transformar vidas: apoiamos cerca de 50 escolas com material e equipamento escolar, acolhemos na Casa da Mamé crianças que perderam a mãe no parto e proporcionamos apoio especializado a crianças com deficiência no Centro de Educação Especial e Terapêutica.

A consignação do IRS é uma das principais fontes de financiamento da Na Rota dos Povos. Cada consignação é mais um passo que podemos dar. Um passo que damos juntos e que nos leva um pouco mais longe.

Os próximos tempos serão desafiantes para nós com a construção da nova "Casa da Mamé". Cada consignação do IRS é um tijolo nesta nova casa. Cada partilha ergue paredes de conforto, desvenda janelas de esperança e abre portas para um futuro melhor.

Faça da sua consignação um alicerce para este sonho.
Muito obrigado.

Quem somos
A “Na Rota dos Povos” é uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com foco de atuação na educação, solidariedade social e saúde na região de Tombali, na Guiné-Bissau.
A sede da ONGD é em Matosinhos e, todas as tarefas, tais como angariações, gestão de recursos, comunicação, e organização de missões, são realizadas por voluntários.
Temos sede de delegação local na cidade de Catió, a cerca de 300 km da capital Bissau, onde damos emprego a 35 habitantes que colaboram nos diferentes projetos. A integração da ONGD na comunidade Cationense gera também uma onda de participação num país em que a solidariedade é característica deste povo sempre pronto a ajudar o vizinho.

A nossa motivação
Em Catió, no ano de 2010, o professor Braima Sambu fez um pedido. Quando se esperaria que seria algo para ele, o que Braima pediu foi capacitação para a população da sua terra. Capacitar é tornar capaz, mas também permitir acreditar. A capacitação que falava era ajuda para os professores de Catió.
Sensibilizados com tal pedido, no regresso a Portugal, começaram a reunir-se esforços para responder a este apelo.
Desde esse momento, sempre com o lema “A Educação é o Único Caminho” um longo percurso tem sido trilhado. O projeto que começou com o objetivo de ajudar a melhorar as condições dos professores de Catió tem vindo a crescer atingido agora muitas outras áreas para além das escolas como o orfanato da “Casa da Mamé”, o “Centro de Educação Especial e Terapêutica”, o apoio ao hospital regional da região, entre muitas outras contribuições para o sector de Tombali.

_____________

Nota do editor

Último post da série de 10 de Abril de 2015 > Guiné 61/74 - P26670: Ser solidário (281): Ajude sem gastar nada! Consigne 1% do seu IRS à Ajuda Amiga - ONGD

Sem comentários: