segunda-feira, 23 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2977: Recortes de imprensa (6): a cidadã portuguesa, Cristina Silva, expulsa da Embaixada de Portugal em Bissau no 10 de Junho

1. Com a devida vénia: Correio da Manhã, 21 Junho 2008

Guiné-Bissau: Embaixador português ‘retaliou’
Expulsa por não cumprimentar


Uma cidadã luso-guineense foi expulsa da embaixada de Portugal na Guiné-Bissau pelo embaixador José Manuel Paes Moreira durante a cerimónia de 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, por não o ter cumprimentado, alegou o diplomata.

A visada enviou uma carta de protesto ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e outra para o Parlamento português.

Em declarações ao Correio da Manhã, Cristina Silva, a vítima, manifestou-se indignada com a atitude do embaixador. "Fui chamada, por um segurança, para falar com o embaixador. Ele volta-se para mim e diz-me para abandonar a embaixada porque não o cumprimentei. Quando tentei explicar o que se passou, deu-me ordem de expulsão".

Cristina, casada com um professor de português que lecciona em Bissau, alega que chegou tarde à cerimónia. "Quando cheguei já tinham terminado os cumprimentos e não vi o embaixador. Isto não é caso para expulsão".

O gabinete de Luís Amado confirmou a recepção da carta e adiantou que a mesma "foi encaminhada para a secretaria-geral do Ministério para averiguar o que se passou". Recorde-se que, em Março último, as autoridades guineenses pediram a Lisboa a substituição do cônsul Eduardo Rafael acusado de "tratamento indigno" a guineenses.

Carlos Menezes


2. Nota do editor L.G. sobre a cidadã portuguesa em causa:

Nome completo: Cristina Ribeiro Schwarz da Silva (Pepas, para os amigos e familiares), filha mais mais velha de Carlos Schwarz da Silva, guineense, e Isabel Levy Ribeiro, portuguesa.

Tem 35, é licenciada em biologia marinha. Trabalha no IBAP- Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau. É Coordenadora para o Seguimento das Espécies.

Sobre a pessoa do embaixador de Portugal, que é posta aqui em causa (1), o nosso camarada e amigo J. L. Vacas de Carvalho não acredita tratar-se da mesma pessoa:

Luís e Pepito: Continuo a achar estranho. O nosso Embaixador na Guiné chama-se José Manuel Paes Moreira. Tem cerca de 60 anos e cerca de 60 Kg, usa bigode e é casado com uma amiga minha, que diz ser um indivíduo tímido mas muito educado.

Gostaria que me esclarecessem se é da mesma pessoa que estamos a falar.

Um abraço
Zé Luís

Resposta de L.G.:
Meu caro Zé: O teu amigo, ou o marido da tua amiga, como pessoa e como cidadão tem direito ao bom nome. Lamento o caso, por ti, por todos nós. Ninguém aqui vai fazer nenhum assassinato de carácter. Porém, como figura pública que é, está muito mais exposto, em termos mediáticos, à crítica da sua conduta pública. Além disso, é um funcionário público. E, para mais, é pressuposto representar-nos, a nós, portugueses e a ao nosso país, Portugal. Ora todos esperamos que os nossos diplomatas nos representem condignamente. A embaixada de Portugal em Bisssau é, para os guineenses (e para os portugueses que lá vivem ou que por por lá passam, em turismo, negócios, cooperação...), a montra ou o espelho de Portugal. É ou devia ser.
As notícias que nos chegam de Bissau, não parecem abonar algumas das condutas públicas do senhor embaixador. Não tudo o que se escreve ou diz, merece credibilidade, nem vou alimentar o blogue com este incidente (preferia chamar-lhe assim...). Acontece que o caso com a Cristina foi apenas a gota de água, ou é apenas a ponta do iceberg. Os numerosos portugueses que estiveram em Bissau, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje (29 de Fevereiro a 7 de Março de 2008) ficaram furiosos com a atitude dele, na altura. Foram ignorados olimpicamente por ele. Ser tímido é uma coisa, mal educado é outra.
Infelizmente, há coisas mais graves e muito mais importantes, para o futuro dos nossos dois povos, do que o eventual mau humor do senhor embaixador e a sua postura pouco ou nada institucional. Se ele for uma pessoa educada, dá-nos pelo menos a sua versão dos factos e, no caso de se ter excedido, pode (e deve) apresentar publicamente as suas desculpas. Errar é humano, diz o nosso povo. Mas também diz: Quem não se sente, não é filho de boa gente. É assim que as coisas funcionam entre pessoas civilizadas e, para mais, entre lusófonos.
Estamos solidários com a Cristina mas também com o Carlos Schwarz e a Isabel Miranda, da AD - Acção para o Desenvolvimento, que foram deliberada e ostensivamente postos na lista negra, não tendo sido convidados este ano - ao fim de 33 anos ! - para a festa de Portugal e dos portugueses, por razões que, não sendo de Estado, só podem ser pessoais e pequeninas (pequeno é uma palavra que vem latim parvulu, parvu, parvo, pequeno...).
Zé Luís: espero, ao menos por ti, que não estejamos a falar da mesma pessoa e, por todos nós, amigos e camaradas da Guiné, que não estejamos em vão a gastar o nosso precioso latim...
_________
Nota de L.G.:
(1) Vd. poste de 18 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2958: E os nossos assobios e pateadas vão para... (1): Um embaixador que não honra Portugal... (Luís Graça / Pepito)

1 comentário:

Luís Graça disse...

No blogue Endangered Species - Animais em Extinção, enconteri a seguinte referência ao trabalho da Cristina:

15 de Dezembro de 2007
Guiné-Bissau: Mamíferos de grande porte em vias de extinção, diz especialista


Mamíferos de grande porte, que até há pouco tempo existiam na Guiné-Bissau em abundância, estão em vias de extinção devido à pressão do homem, disse, quarta-feira, Cristina Silva, especialista em espécies.

Cristina Silva é a coordenadora para a acção de seguimento das espécies no Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP), da Guiné-Bissau, que hoje comemorou o seu terceiro aniversário, tendo como pano de fundo a preocupação sobre a protecção da fauna e flora do país.

De acordo com a especialista, os "grandes mamíferos" como o leão, a onça e o elefante, são hoje espécies "extremamente ameaçadas" de extinção devido à acção dos seres humanos.

Por exemplo, os poucos elefantes que restaram são vistos esporadicamente nas florestas de Boé, no leste e em Cantanhez, no sul, explicou Cristina Silva, sublinhando que estes apenas aparecem nas épocas chuvosas.

"O último recenseamento apontava para a existência de apenas três casais de onças na zona do Boé", declarou Cristina Silva, um registo que contraria os dados de há dez anos, indicando que havia entre 50 a 100 seres dessa espécie.

Em 2004, foi realizado um registo nacional dos hipopótamos, em seis das sete áreas protegidas na Guiné-Bissau, tendo sido recenseados entre 500 a 1000 seres daquela espécie, mas o último recenseamento realizado recentemente apontou para menos de 500, adiantou Cristina Silva.

De todas as sub-espécies de animais, os ungulados, isto é, búfalos e cabras do mato, "são as que correm o risco de extinção" por constar da dieta alimentar de grande parte da população rural guineense, afirmou a especialista.

O director do IBAP, Alfredo António da Silva, lamentou o facto do país não estar ainda dotado de legislação para a protecção das áreas protegidas e espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: AngolaPress (Angola)

Vd.
http://endangeredspeciespt.blogspot.com/2007/12/guin-bissau-mamferos-de-grande-porte-em.html