1. Há tempos (1 de Dezembro de 2006) recebi uma mensagem do Brasil que rezava assim:
Caro Luís Graça (e seus camaradas):
Estava procurando na internet algum lugar que me pudesse informar a respeito das características peculiares do português que é utilizado na Guiné-Bissau e encontrei seu maravilhoso blog.
Dou meus parabéns a você pelo estupendo trabalho e solicito que me ajude a conseguir informações a respeito do tema de minha pesquisa [Características do português da Guiné-Bissau] Desde já agradeço.
Amilton de Sousa Júnior
Salvador/Bahia/Brasil.
2. O Amaro Samúdio, de Matosinhos, nosso camarada de tertúlia, veio dar uma ajudinha, dizendo-me:
Caro Luís Graça
Não conheço nenhum sítio que possa ajudar o Amilton. Não resisto,no entanto, a transmitir-te o hino nacional em crioulo que me cantava um balanta.
Este cá fala próprio heróis do mar.......
Que é nobre povo.........
Que está fugí........
Que está morrí........
Em Conacrí .......
Um abraço
Amaro Munhoz Samúdio
Ex-1º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 3477 (1971/73)
Os Gringos de Guileje
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Hoje é Domingo e lá tive pachorra para me ligar a NET. Estava pesquisando a morte dos 3 majores e do alferes Mosca no troço Pelundo Jolmete e dou com este blog. Mas o mais curioso de tudo isto é que dou com a minha foto postada e algumas referências à minha pessoa. Ainda não me identifiquei,mas neste momento já deve ser claro que se trata do misterioso António da Cruz de Sousa. Desconhece-se a minha patente e a companhia em que estive integrado. Neste ponto posso dar uma ajudinha para satisfazer a curiosidade dos antigos combatentes e não só. Estive na Companhia 3477 ,os chamados Gringos de Guileje.Quanto ao posto não se assustem se disser que era um simples cabo de Transmissões. Um nome postado neste blog,e que desde logo me chamou a atenção foi o nome de Samúdio. Na verdade,eu conheci um indivíduo chamado Samúdio,mas quando se adiantou que era 1ºCabo enfermeiro e pertenceu à Companhia 3477 dos Gringos de Guileje,aí dissiparam-se todas as dúvidas. Eu julgava que o Samúdio era algarvio,mas aqui apresenta-se como sendo de Matosinhos.Exceptuando esta ligeira discrepância, no resto bate tudo certo. ....Por agora é tudo.espero ter ajudado em alguma coisa para este blog.
Enviar um comentário