terça-feira, 30 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3256: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (5): Lembrando o Ten Pil Av Bettencourt (Henrique Matos)


1. Mensagem do nosso camarada Henrique Matos, ex-Alf Mil, 1.º Comandante do Pel Caç Nat 52 (Enxalé, 1966/68), com data de 24 de Setembro de 2008.

Caro Luís e co-editores
Os últimos Postes sobre pilotos da Força Aérea fez-me recordar o meu amigo e conterrâneo da Ilha de S. Jorge, Açores, Ten Pil de Helis Bettencourt, o que poderá ser uma contribuição, embora fraca, para a série Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras.

Fui encontrá-lo em Agosto de 1966 em Bissalanca, logo no meu segundo dia de Guiné, enquanto esperava uma boleia de DO para Bolama. Outros encontros houve em Bissau e no mato quando havia evacuações.

Não me lembro de qualquer episódio especial ocorrido com ele a não ser voar rente à copa das árvores para dificultar a pontaria.

A recordação também é de tristeza porque este meu amigo de nome completo Orlando Manuel da Silveira Bettencourt, no dia 5 de Julho de 1978, já Ten Cor na BA4 das Lages, Terceira, quando voava no avião Casa Aviocar, juntamente com o Ten Cor Lavrador e o Sargento Mecânico, embateram contra a Serra de Santa Bárbara e ali acabaram as suas vidas.

Naquela data eu também estava naquela ilha pois trabalhava em Angra do Heroísmo, e até hoje não vi qualquer explicação para o sucedido, sabendo-se que ocorreu em pleno dia, de céu aberto, e eram dois pilotos com muita experiência e com várias comissões de serviço em África.

Anexo 4 fotos tiradas em Maio de 1967 no Enxalé, por ocasião de mais uma evacuação efectuada por ele no Alouette III.
Se der para aproveitar alguma coisa estás à vontade.

Abraço a todo o pessoal da Tabanca Grande
Henrique Matos


Pouco visível o Bettencourt no seu Alouette III, estando eu no meio com o Marchand, Comandante do Pel Caç Nat 54 e o Ribeiro (de óculos) da CCaç 1661.

De costas a olhar para a maca está o 1.º comandante da CCaç 1661, Cap Mil Namorado Rosa (arquitecto em Lisboa), na frente o Marchand e o Teles e ao fundo estou na conversa com o Bettencourt




Fotos: © Henrique Matos (2008). Direitos reservados

2. Comentário de CV

Caro Henrique
Prestaste uma homenagem muito bonita ao teu amigo Bettencourt, lembrando a sua memória no nosso Blogue. Ele é um dos Nossos Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras, a quem tanto devemos e que aplicavam a sua saudável maluquice, protegendo-nos nas horas complicadas e procedendo a evacuações nas situações mais difíceis, muitas vezes debaixo do fogo IN.

Considera esta homenagem extensiva a todos os nossos Pilotos que nos deixaram no cumprimento da sua missão ou já depois de terminada a vida militar.
_________________

Nota de CV

Vd. último poste da série de 26 de Setembro de 2008 Guiné 63/74 - P3245: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (4): Honório, o cow-boy dos ares (José Nunes)

Sem comentários: