[O Renato, sentado, ao canto inferior esquerdo, com um livro nas mãos, e um ar de menino e moço, pensativo, melancólico, é ele mesmo, o homem da piroga que eu conhecera, uns meses antes, em Contuboel, em Junho de 1969... Renato, que maldade!... Vêm-me à memória muitas cenas passadas no inferno verde do Xime: este era o último bar, onde afogávamos a angústia do guerreiro antes da saída para a Ponta do Inglês, o Poindon, a Ponta Varela, o Buruntoni...
Foi aqui que bebi o último copo, às três ou quatro da manhã, com o Fur Mil Cunha, da CART 2715 - amigo do David Guimarães, da CART 2716, que estava no Xitole, enquanto a CART 2714 era a unidade de quadrícula de Mansambo, e todas pertencentes do BART 2917, Bambadinca, 1970/72 - , antes de ele e a sua secção serem massacrados, na terrível madrugada de 26 de Novembro de 1970 (**): saímos às 5h45, e às 8h50, ele estava morto, perto da Ponta do Inglês, com um tiro na testa... enquanto o resto da secção, mais o guia Seco Camará, foi dizimada à roquetada...]
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CART 2520 (1969/70) > 1970 > Foto 3 > "O meu pelotão ( ou parte dele) acabado de chegar de Bambadinca ou de Bafatá onde íamos frequentemente abastecer-nos e trazer o correio".
[ O troço, alcatroado, Bambadinca-Bafatá era seguro, embora propício a excesso de velocidades: uma verdadeira pista de corridas para os aceleras; já o resto, Bambadinca-Xime, piava mais fino; em finais de 1969 ou princípios de 1970, se não me engano, começou a ser aberta uma nova estrada, a cargo da Tecnil; quando voltei a casa, em Março de 1971, ainda não estava alcatroada...].
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CART 2520 (1969/70) > 1970 >
> Foto 7 > "Posso ser o branco de costas ou o autor da fotografia. Sabe-se lá. A única certeza, é que o registo teve lugar na tabanca do Xime, por ocasião de um ritual que não recordo".
[Uma ténue fiada de arame farpado separava o aquartelamento da tabanca, maioritariamente mandinga, e da qual não se poderia dizer que era 'mui nobre e leal', segundo a opinião dos chefões de Bambadinca, na altura o comando do BCAÇ 2852, 1968/70... No entanto, vários militares e milícias, além de picadores e guias, serviram as NT, com dedicação, valentia e até o sacrifício da própria vida, como aconteceu ao velho Seco Camará, morto em 26 de Novembro de 1970, em operação conjunta da CCAÇ 12, da CART 2715 e da CART 2714, num total de 8 Gr Comb, a Op Abencerragem Candente (**). Os irmãos do nosso mamigo J. C. Mussá Biai, o 'menino do Xime, estiveram do lado das NT, nem todos os mandingas 'estavam com o PAIGC'... ].
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CART 2520 (1969/70) > 1970 >
> Foto 21 > "Duvido que esta foto tenha sido tirada por mim… Na minha opinião, e apesar de tão maltratada, é a melhor do conjunto. Do lado esquerdo do poste, o Capitão, por quem eu nutria uma grande simpatia e cujo paradeiro ignoro. Não faço ideia nenhuma onde teve lugar a cena ilustrada"
[ Noutro sítio, o Renato escreveu o seguinte sobre o comandante desta unidade, para onde ele foi recambiado, por castigo: "Salvo os graduados, a maior parte [da CART 2520] era constituída por malta recrutada no Alentejo, tendo como comandante um homem com quem apenas troquei duas ou três brevíssimas conversas, uma das quais em torno de livros que líamos e autores que apreciávamos....
"Igualmente miliciano, de formação católica, de quando em quando, procedia a uma breve cerimónia no centro da parada, junto a um padrão ou coisa do género, onde lia umas passagens da Bíblia a muito poucos (meia dúzia ?) de soldados que, voluntariamente, o acompanhavam...
"Ao que julgo, era professor de Química e, apesar de não recordar o seu nome (imagina, como trabalhei para a evaporação destas memórias) conservo dele amelhor das lembranças... Aceitava pacificamente a minha tendência para o desalinho (se é que dava por isso) e eu respeitava-o" (...).]
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CCAÇ 2520 (1969/70) > 1970 >
> Foto 22 >"Na tabanca mais feiosa que me foi dado conhecer: Xime!"
[Compreende-se esta opinião negativa, sabendo-se que o Renato tinha estado, comigo, no oásis de Contuboel, e que depois de Piche é desterrado para o Xime e, a seguir, para o Enxalé... Desterrado, degredado, é o termo. O que maiss lhe doeu foi ter sido afastado dos seus soldados africanos, a quem ele ministrara a recruta a e a especialidade, em Contuboel...Todos os sítios de guerra, na Guiné, eram feios e deprimentos: Contuboel, pelo contrário, era um oásis de paz; foi pelo menos essa a lembrança que me ficou das suas lindas tabancas, das suas viçosas hortas, das suas belíssimas bajudas, do seu tranquilo Rio Geba Estreito, das suas gentes, afáveis e amáveis... Soube há tempos que o meu amigo/nosso Pepito foi, em tempos, deputado da Assembleia Nacional pelo círculo de Contuboel, e que mantém com esta gente uma relação de afecto e de apreço ]
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CCAÇ2520 (1969/70) >Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CCAÇ 2520 (1969/70) > 1970 > Foto 19 > "No dia de um ataque ao Xime, uns poucos decidiram prolongar as detonações dos disparos, abatendo duas ou três vacas que, entretanto, andavam um pouco estonteadas, a monte…Esta acção deveu-se ao facto de o proprietário dos bovinos não querer vender nenhuma cabeça à tropa. A partir daí, não teve outro remédio"…
[Difícil coexistência pacífica, a tropa por um lado, ocupante, ruidosa, numerosa, esfomeada... e os proprietários, fulas ou mandingas, de cabeças de gado bovino, por outro... A tropa gostava de comer bife com batatas fritas, quando mais não fosse em dias de festa... Um quebra- cabeças para os vagomestres que, além disso, tinham que fazer contas à vida...]
Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Xime > CCAÇ 2520 (1969/70) > 1970 > Foto 20 > "Da vista panorâmica do Aquartelamento do Xime, eu destacaria o Bidão em primeiro plano, transformado, como era corrente, em depósito para um banho tépido e ferruginoso, mas sempre refrescante… Ponham-me um Dali ou um Miguel Ângelo à frente dos olhos, junto com um bidão amolgado, carcomido, inútil, e é o bidão que ainda me emociona mais: a não me ter salvo a vida, evitou, pelo menos, ser atingido por uns estilhaços, aquando de um ataque ao Enxalé"
[ O Elogio do Bidão: que magnífico título para um tratado sobre a arte da guerra e da sobrevivência! ]
Fotos: © Renato Monteiro (2007). Direitos reservados (Legendas do autor, com comentários, entre parêntes rectos, do editor, L.G.).
(Continuação da publicação do álbum fotográfico do Renato Monteiro) (*)
Amigo Luís Graça:
Aqui vai uma pequena colecção de fotografias, recém descobertas na despensa convertida em contentor de lembranças envelhecidas…
Como salta aos olhos, não são grandes espingardas embora, com um programa adequado e unhas que me faltam, fosse possível recuperar uma ou outra…
Sem querer sacudir a água do capote, por não ter concorrido para a preservação das fotos, a verdade é que a deterioração também fica a dever-se à falta de meios da época…
Embora sem datas, elas foram obtidas no decurso da minha expatriação temporária, nos anos 68/69 e, por curiosidade, uma boa parte, produzidas a partir de um improvisado laboratório instalado por um soldado no aquartelamento do Xime [CART 2520, 1969].
Sem querer apropriar-me abusivamente de feitos fotográficos alheios, deverei dizer que, em muitos casos, não sei precisar quem foi o fotografador: se eu próprio, o Cunha [em relação às fotos tiradas em Contuboel] ou outro ignoto camarada…
Seja como for, um rol de fotos que o tempo não devorou de todo, legendadas ao correr instantâneo das memórias…
Com um grande abraço,
Renato Monteiro
________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste anterior da série: 16 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3210: Álbum fotográfico de Renato Monteiro (2): O mítico cais do Xime (1969)
(**) Vd. posts de:
25 de Abril de 2005 > Guiné 69/71 - VII: Memórias do inferno do Xime (Novembro de 1970) (Luís Graça)
(...) Em consequência da emboscada IN, uma das mais violentas de que há memória na região do Xime, pelo seu impacto sobre as NT, a CART 2715 [Xime] sofreu 5 mortos (1 Furriel Mil) e 7 feridos, e a CCAÇ 12 teve 2 feridos (dos quais 1 grave, o Sold Sajuma Jaló), e 1 morto (o picador e guia permanente das NT Seco Camará, na altura ao serviço da CCS do BART 2917, e que do antecedente já tinha dado provas excepcionais de coragem e competência, tendo participado com a CCAC 12 em quase todas as operações a nível de Batalhão no Sector L1) (...).
26 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1318: Xime: uma descida aos infernos (2): Op Abencerragem Candente (Luís Graça, CCAÇ 12)
26 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1317: Xime: uma descida aos infernos (1): erros de comando pagam-se caros (Luís Graça)
Sem comentários:
Enviar um comentário