segunda-feira, 21 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6622: Bombolom XVII (Paulo Salgado): Pequena homenagem ao Victor Condeço e aos demais camaradas que já partiram





Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS / BART 1913 (1967/69) > Vila > Álbum fotográfico do Victor Condeço > Foto 50 > "Lagoa com nenúfares,  à esquerda na estrada de Catió/Príame"


Foto (e legenda): © Victor Condeço (2007). Direitos reservados.




1. Mensagem do Paulo Salgado, membro da nossa Tabanca Grande, antigo Alf Mil Cav, (ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72, sob o comando do Cap Cav Mário Tomé), com data de 20 do corrente:

Assunto: Pequena homenagem

Fica a minha sentida prece aos que nas margens da vida sofreram, e lutaram, e caíram, cá e lá, e nos sorriram também…

Paulo Salgado


2. Bombolom II > Pequena homenagem
por Paulo Salgado

Hoje o meu bombolom (*) (**) vai ecoar: pelas planícies do Ribatejo, para lá do Entroncamento, pelas bolanhas da Guiné – ambas encharcadiças, ambas dolorosamente vividas por homens e mulheres que trabalham a terra e a água, cá e lá.

Dos que a morte levou, cedo era para eles e para nós, nas cheias arrasadoras que o Redol relata nos seus livros amantes da terra e do rio, nas margens esventradas pelos tumultos das águas, levando vidas e os poucos haveres.
- Maldita vida esta - gritavam loucamente as mulheres agarradas à esperança de os corpos aparecerem mais abaixo no rio largo…

Cedo era para eles e para nós, nas margens da vida e de uma bolanha qualquer, vendo-os crivados de balas ou de estilhaços erguendo os olhos para o céu por entre as poilões sagrados, numa última prece.
- Puta de guerra esta - sussurrado por companheiros em soluços entrecortados pelos estampidos das balas das kalachnikov, um derradeiro adeus, e uma corrida para o héli…

À memória dos que já partiram. Dos que sentiram na carne e na alma o sofrimento. Dos que viveram ao nosso lado, dos que partilharam connosco as margens da vida.

Ao Condeço (***), que agora partiu…ao Gomes que foi há dias… E também ao Sebastião, ao Borges, ao Suleimane…

A nossa vida vai ficando mais pobre.
Um abraço.

Paulo Salgado [actualmente, em Angola, foto à esquerda; administrador hospitalar, reformado]
 ____________

Notas de L.G.:


(*) Vd. poste de 14 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6389: Bombolom II (Paulo Salgado) (1): Morreu o Gomes - O anti-herói


(**) Bombolom, nome masculino. (Do crioulo bombolõ, «id.», baseado em onomatopeia)... Guiné-Bissau;  tambor grande, construído a partir de um tronco de cerca de 1,5 m de comprimento, escavado no sentido longitudinal de modo a ficar apenas com uma fenda de abertura, a qual é percutida com baquetas para transmitir mensagens, sobretudo notícias de falecimentos.

5 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Coloco a questão à consideração dos Editores do Blogue:

Porque não criar na margem esquerda do blogue e antes dos Tabanqueiros activos, um quadro especial com o nome daqueles que já partiram?

Seria uma forma de lhes dar relevo no nosso espaço

José Martins

Anónimo disse...

Caro José Martins
Concordo e subscrevo totalmente a tua ideia.

Talvez com o nome de "Memorial aos Tabanqueiros Falecidos", incluindo a data de nascimento e data da morte.
Abraço
Luís Borrega

Luís Graça disse...

Se bem contei, são estes os seis camaradas, pertencentes à nossa Tabanca Grande, que nos já deixaram, por motivo de falecimento:

Carlos Rebelo (1948-2009)
França Soares (1949-2009)
Humberto Duarte (1951-2010)
Joaquim Cardoso Veríssimo (1949-2010)
José (ou Zé) Neto (1929-2007)
Victor Condeço (1944-2010)

O primeiro (e o mais velho) era o Zé Neto, Capitão. No dia 26, em, Monte Real, vamos ter a presença da viúva (Júlia) e da neta (Leonor).

Feitas as contas, seis num total de 421 já representam 1,5% de todos nós...

Luís Graça disse...

Joaquim, Carlos, Miguel, Jero e Belarmino, da Comissão Organizadora: Antes que me esqueça, vamos pedir, no dia 26, em Monte Real, um minuto de silêncio, antes de nos sentarmos à mesa... Um de vocês evoca os seus nomes...Pode ser ?

José Marcelino Martins disse...

Já que os Camaradas que partiram não poderão responder, nós, por eles e com a camaradagem que nos une, em unissino diremos à chamada de cada nome PRESENTE!