quarta-feira, 23 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6634: (Ex)citações (82): Meu pai, meu herói (Sofia Carvalho, filha do nosso camarada J. Casimiro Carvalho, Ex-Fur Mil Op Esp., CCAV 8350, Piratas de Guileje, 1972/74)

Lamego (?) > s/d > Na foto, o nosso ranger, à esquerda, posa com a Kika, o General Mário  Lemos Pires (1930-2009), a Sofia e o General José Alberto Cardeira Rino (Op Especiais)... J. Casimiro Carvalho  mora em Vermoim, na Maia, e é casado há 35anos. Tem duas filhas, a Kika, de 33 anos (secretária administrativa) e a Sofia, de 28 (economista).  E já tem netos (a primeira neta, Beatriz, nasceu em 2008).




Guiné > Região de Tombali > Gadamel > Maio ou Junho de 1973 > O Fur Mil Op Esp, J. Casimiro Carvalho, da CCAV 8350 (Piratas de Guileje, 1972/74), numa das famosas valas de Gadamael...

"(...) Em Gadamael não havia casamatas como em Guileje, só valas. Os bombardeamentos eram tão intensos que nem dava para acreditar, quando ouvíamos as saídas, tínhamos 22 ou 23 segundos até as granadas 120 caírem em cima de nós ou , muito raramente, caírem mais além. O pessoal começou a fugir para o rio, e as granadas caíam no rio, o pessoal corria para o parque Auto e as granadas caíam no parque Auto, o pessoal saltava para as valas e as granadas iam cair nas valas.



Numa dessas quedas (voos) para a vala - e já lá ! -, senti as nádegas húmidas e, ao pôr lá a mão, esta veio encharcada em sangue... Berrei que estava ferido e fui evacuado num patrulha da Marinha para Cacine (entretanto no barco fui tratado e apaparicado pelos marujos). (...)

Fotos:  © J. Casimiro Carvalho (2009). Direitos reservados


1. Comentário de Sofia Carvalho, filha do Pirata de Guileje (ninguém escolhe o pai...) J. Casimiro Carvalho, inserido no poste P6554 (*):

Olá,  a todos! Sou a Sofia Carvalho, filha do ex-furriel José Casimiro Carvalho. Desde sempre, ouço o meu pai falar sobre a Guiné. E as emoções são muito diversas: ora de mágoa, de dor, por todo o sofrimento que passou e viu os amigos passarem, ora de grande carinho e saudade pois, apesar de tudo, houve companheirismo entre os colegas e muito convívio com as gentes africanas. 

O que o meu pai me conta (**), não parece real; só vi imagens parecidas em filmes e, talvez por isso, por vezes, não lhe dê o valor e a atenção que ele merece. Para mim, todos vocês são heróis, dignos de louvores e,  quem sabe, dignos até de serem imortalizados numa estátua. 

O orgulho que sinto do meu pai é imensurável. É o meu Herói e fico muito feliz por ver todo o esforço e dedicação que ele coloca em tudo o que está relacionado com este acontecimento. 

Ao Sr. Luís Graça, muitos parabéns pelo blogue e também a todos os que o ajudam na sua construção diariamente.

______________

Notas de L.G.:

(*) Último poste desta série, (Ex)citações:

16 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6602: (Ex)citações (64): Chafurdar na lama da guerra... e querer lá voltar... voltar a pisar aquela terra vermelha, antes da Grande Viagem (Hélder Sousa /Luís Borrega)
(**) Vd. poste de 25 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1625: José Casimiro Carvalho, dos Piratas de Guileje (CCAV 8350) aos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11)

2 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Querida Sofia

É sempre bom ver a "geração seguinte" dar relevo aos seus antepassados, numa altura em que os valores morais e nacionais se vão esfumando a ritmo acelerado.

Assim temos a certeza de que "vamos continuar vivos".

Bem vinda ao blogue e, como "os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são", recebe um beijo paternal do

José Martins

Joaquim Mexia Alves disse...

Não me digam que uma destas "meninas" esteve nos meus braços em Lamego há muito "poucos anos", (que é para não parecer tão velho, eu é claro)!

Sofia tens um grande pai!

As minhas costas conhecem-no bem com os seus abraços!

Tenho muito orgulho em ser seu amigo!

Um grande beijo para ti e toda a família.

Ao teu pai dou-lhe depois um abraço...ai, ai, ai as minhas costas!!!