segunda-feira, 21 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6623: Banco do Afecto contra a Solidão (13): O Baptista, o morto-vivo do Quirafo, está internado há uma semana no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos (Álvaro Basto)


Maia > 21 de Julho de 2007 > O primeiro encontro com o António da Silva Batista, por parte do Álvaro Basto, ex-Fur Mil Enf da CART 3492, Xitole, 1971/74) (que tem sido um verdadeiro pai e irmão para ele, além de amigo e camarada), e do Paulo Santiago (ex-Alf Mil, cmdt do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72).

Foto: © João Santiago (2007). Direitos reservados.

 
 
Maia > Moreira > Cemitério local > Foto do Jornal de Notícias, edição de 18 de Setembro de 1974, mostrando o ex-combatente da Guiné António da Silva Batista, a visitar a sua própria campa. A notícia do jornal era: "Morto-vivo depôs flores na sua campa". Na lápide pode ler-se: "Em memória de António da Silva Batista. Falecido em combate na província da Guiné em 17-4-1972". (*)

A foto, de má qualidade, foi feita em 17 de Julho de 2007 pelo nosso camarada Álvaro Basto, com o seu telemóvel, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, e remetida ao Paulo Santiago. O Álvaro Basto, ex-FurMil Enf da CART 3492 (Xitole, 1971/734), mora  em Leça do Balio, Matosinhos.

Recorde-se que o António da Silva Baptista. membro da nossa Tabanca Grande e da Tabanca de Matosinmhos,  pertencia à CART 3490 (Saltinho, 1972/74)... Foi dado como morto na sequência da emboscada montada pelo PAIGC na picada do Quirafo, em 17 de Abril de 1972. Vd. post de 20 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1681: Efemérides (4): Lista dos mortos no Quirafo (José Martins)

Foto: © João Santiago (2007). Direitos reservados.


1. Reprodução do poste 448, da Tabanca de Matosinhos

Tal como referi no poste 446 o Baptista está internado no Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matosinhos,em Matosinhos, há mais de uma semana. Está internado em Cirurgia,  com problemas graves ao nível do fígado.

Fica aqui o APELO para a solidariedade que tanto nos caracteriza.  É que o Batista sente-se obviamente muito sozinho e abandonado.

Vamos todos criar uma cadeia de solidariedade (**) e vamos visitar o Batista ao Hospital,  com frequência. Somos muitos e por isso de certeza que ele não se há-de sentir desamparado nestes momentos difíceis de solidão e angústia.

Álvaro Basto (foto à esquerda, ex-Fur Mil Enf, CART 3492/BART 3873,  Xitole, 1971/74; co-fundador e co-editor do blogue Tabanca de Matosinhos)


2. Comentário de L.G.:

Em Abril de 2007, andávanmos (o Álvaro Basto, o Paulo Santiago, o J. Casimiro Carvalho, entre outros) à procura do morto-vivo do Quirafo. Escrevi então em comentário ao poste P1681:

"Amigos &  camaradas: Ainda estará vivo, hoje, o morto-vivo do Quirafo ?  É importante, para todos nós, ajudarmos o Álvaro Basto, o Paulo Santiago e o Casimiro Carvalho a localizar o nosso camarada António da Silva Batista, o morto-vivo da emboscada do Quirafo (em 17/4/72) e que voltou à sua terra, Moreira-Maia, tendo em Setembro de 1974 depositado um ramo de flores na sua própia campa, no cemitério de Crestins, Maia!...


"Uma estória, macabra, de fazer arrepiar os cabelos!... Como é que os burocratas do exército o deram como morto em 17/4/72, sem a mínima preocupação em localizar e identificar o cadáver ?... E como é que mandam para Crestins um caixão vazio ?


"Na realidade, valíamos todos muito pouco, aos olhos da hierarquia político-militar que nos mandou para a guerra... E como é que a poderosa PIDE/DGS não descobriu o seu paradeiro na Guiné-Conacri ?


"O Batista pertencia à CART 3490, do Saltinho (1972/74), a mesma a que pertenceu o nosso camarada, membro da nossa tertúlia, Joaquim Guimarães, hoje a viver nos EUA. O Batista, tal como todos nós, valia muito pouco... Na realidade, ele não valia nada, nós não valíamos nada... Um Alfa Bravo. Luís"

O Baptista foi localizado e reencontrado em 21 de Julho de 2007, foi depois integrado e acarinhado por todos nós... Mas ninguém lhe tira as mazelas, físicas e psicológicas, do cativeiro e das peripécias do regresso à vida civil (depois de ter sido dado como morto e enterrado)... Obrigado, Álvaro, mais uma vez por estares atento e seres um homem solidário. Vamos ver como podemos aliviar mais este pesadelo, que é um internamento hospitalar devido a doença, que parece ser  crónica e pode ser fatal. Álvaro, vê se sabes o serviço e o número da cama onde ele está internado. Vamos acreditar que o Baptista vai superar mais esta crise. Vamos animá-lo.

3. Eis como o Paulo Santiago descreveu o primeiro encontro com o Baptista, num café da Maia, em 21 de Julho de 2007 (*):
 
(...) Batista: Um homem precomente envelhecido, mas humilde e sem rancores



Chegados ao café indicado, eu, o Álvaro e o João, encontrámos o Batista. Quando o cumprimento, domino o sentimento emotivo com alguma facilidade. Estava perante um homem lúcido, de aspecto - é a minha opinião - mais envelhecido que aquele que deveria apresentar, para a idade que tem (58 anos), mas sem apresentar qualquer sintoma de perturbação psíquica, o que vim a confirmar durante a nossa conversa.


É um homem sem rancores, de uma humildade que me tocou profundamente. Levei o meu Portátil com placa de ligação à Net. Falei-lhe no teu/nosso blogue mas, como deves imaginar, é uma pessoa ao lado destas coisas da blogosfera. Perguntei-lhe se poderia mostrar-lhe a foto da GMC, tirada em Fevereiro de 2005, e a foto do Paulo Malu, comandante da emboscada. Quando viu a GMC, vi-lhe qualquer coisa nos olhos, mas dominou essa reacção momentânea. Quanto ao Malu, a cara não lhe diz nada, não é para admirar, passados todos estes anos. (...)

_____________

Notas de L. G.:

(*) Vd. postes de:

17 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1959: Em busca de... (2): António da Silva Batista, de Crestins-Maia, o morto-vivo do Quirafo (Álvaro Basto / Paulo Santiago)

22 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1983: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (1) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

22 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1985: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (2) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

(**) Vd. último poste desta série  > 11 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6578: Banco do Afecto contra a Solidão (12): Últimas notícias do estado de saúde de Victor Condeço

17 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Daqui de Monte Real, envio um grande abraço ao António Baptista e desejo-lhe rápidas melhoras.

Dada a distância não me será fácil visitá-lo mas peço ao Álvaro que lhe dê um abraço por mim e lhe diga que faço aquilo que posso fazer por ele, ou seja, rezo por ele.

Um grande e forte camarigo abraço

Anónimo disse...

Subscrevo o sentido comentário do Joaquim Mexia Alves e também desejo ao António Baptista o melhor
nesta fase da sua vida.
Um grande abraço,
JERO

JOSÈ NUNES disse...

Camarada Baptista,desejo rápidas melhoras,como velho Combatente não te deixes ir abaixo,esta malta está espiritualmente contigo.
FORÇA CAMARADA.

Hélder Valério disse...

Caros Camaradas

Cheguei agora ao blogue e depáro-me com mais uma notícia que dá conta das dificuldades de saúde de uma camarada nosso.
Nestes tempos recentes isto é bastante recorrente e começa a 'doer'.
Na impossibilidade de ir visitá-lo pessoalmente confio que os camaradas da região o façam e espero que lhe possam também transmitir o meu desejo do seu rápido e pronto restabelecimento.

Hélder S.

Rui Silva disse...

António Baptista.
Conheci-te pessoalmente na Tabanca de Matosinhos, na única vez que lá fui, julgo que pouco antes do Natal 2009 e tive muito gosto em conhecer-te e falar contigo alguns minutos.
Fiquei com a impressão que tinha conhecido um homem simples, humilde e de bom carácter.
Nesta hora de infortúnio para ti, tu que foste protagonista de um episódio terrificante na guerra do Ultramar, tens concerteza um grande crédito merecedor de tranquilidade e bem-estar na vida.
Recebe um grande abraço e o desejo enorme que te recomponhas bem e em breve
Rui Silva (Comp.ª Caç. 816 Guiné 65-67)

Anónimo disse...

Ao Camarada Baptista, daqui lhe envio os meus desjos de rápidas melhoras e uma boa recuperação.

Grande abraço e nada de desanimar.
Jorge Picado

Sandra Batista disse...

Entregarei os vossos desejos de melhoras a meu pai, obrigada...

Anónimo disse...

Peço ao Álvaro que faça chegar ao Baptista o meu abraço e desejo de rápidas melhoras.
Um abraço,
BSardinha

mario gualter rodrigues pinto disse...

Força camarada

Tens sido um lutador toda a tua vida, esta é mais uma batalha que certamente vais ganhar como ganhaste todas as outras.

Camarada Baptista desejo-te umas rápidas melhoras e que brevemente estejas na nossa companhia.

Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Caro Amigo Batista.
Na impossibilidade de te visitar pessoalmente,desde Bona na Alemanha,envio-te um grande abraço com o desejo enorme da tua rapida recuperação.
Caetano (ex-condutor da agua).
Cuntima (3331) 71/72

Anónimo disse...

Um abraço Camarada Amigo ou Camarigo.

Rápidas melhoras e paciência para estar num hospital.

forte abraço do Torcato

Anónimo disse...

Camarada Batista.

Faço votos para as rápidas melhoras da tua saúde.

Vais conseguir!

Um grande abraço

Manuel Marinho

Cesar Dias disse...

Caro Baptista, ainda não será desta, sei que tens força para resistir a mais esta tentativa, um abraço solidário.
César Dias

Anónimo disse...

Caros Amigos

Tenho noticias frescas sobre o estado de saúde do Baptista, acabei de chegar do hospital onde o fui visitar e encontrei o mesmo com muita boa disposição.

Depois dos exames efectuados felismente a gravidade não se confirma, já que é um problema de vesícula e terá de remover umas pedras e em principio será operado na próxima segunda feira.

A esposa e uma das filhas com quem tive o prazer de cavaquear um pouco, confirmaram o diagnóstico que acabo de mencionar.

A familia agradece a preocupação dos camaradas, mas felismente não é nada de grave.

Quanto ao Baptista está triste é porque não poder ir até Monte Real, ma ficará para o ano.

Um Abraço

Eduardo Campos

Anónimo disse...

Camarada Batista
O PAIGC não conseguiu dar cabo de ti, e bem tentou, nunca vergaste. Não deixes que uns "pedragulhos", façam o que os gajos não conseguiram.
Manga di saude para Bó.
Rapidas melhoras e também um rápido restabelecimento.
Abraço do tamanho do Corubal.
Luís Borrega

António Tavares disse...

Caro António Baptista,

Felizmente que a tua doença não passa de umas pedritas de fácil remoção!

Tu mereces depois do que passaste naquele TO da Guiné e no IN.

Continua a ser FORTE...TUDO DE BOM!

Um abraço e até um dia destes na Tabanca de Matosinhos...

António Tavares

Anónimo disse...

Caro Baptista:
Por coincidência, passei quase todo o dia em Matosinhos e poderia ter aproveitado para te visitar, caso soubesse que estavas internado no Pedro Hispano. Acontece que só agora tomei conhecimento do facto pelo nosso blogue. Como as últimas notícias (comentários) referem que, afinal e felizmente, estás é com uma valente "pedrada" na vesícula, fico a aguardar o teu rápido e total restabelecimento.
Já agora, aproveito para te informar que, no passado dia 13, estive com os teus camaradas da 3490 em Penafiel (longe de imaginar que deambulavas pelos hospitais, enviei notícia do encontro para o blogue, tendo aludido à tua notada ausência; ao próximo não vais faltar, tenho a certeza).
Rápidas melhoras e um grande abraço,
Mário Migueis