quinta-feira, 24 de junho de 2010

Guiné 63/74 – P6639: Ainda o desastre de Cheche, em 6 de Fevereiro de 1969 (7): Sobre o poste P4533-15Jun2009, desastre no Cheche (Abreu dos Santos)

Jangada para travessia do Rio Corubal, no Che-che. © Foto de José Azevedo Oliveira, com a devida vénia.
1. O nosso Camarada-de-Armas Abreu dos Santos, enviou-nos uma mensagem contendo mais informação preciosa sobre o desastre do Checche, ainda referente ao dramático e mortífero desastre do Cheche, que, pela sua importância, passamos a publicar.
A mensagem foi previamente posta a circular entre vários Camaradas nossos, solicitando eventuais comentários, ou a prestação de qualquer outra achega, ou esclarecimento sobre este infeliz acontecimento.


2. Assim em 16 de Junho de 2010, o Abreu dos Santos, com o título: “20Fev69 - fuzos no Cheche”, enviou-me o seguinte e-mail:
MR,

Cf n/conversa de ontem, remeto à consideração breve extracto da minha "Outra História", na parte respeitante à operação de resgate dos malogrados militares afogados no Corubal, solicitando reenvio aos infra mencionados camaradas-de-armas, por forma que se pronunciem em vista a que seja editada e emitida informação – consolidada e sucinta –, a qual permita a qualquer visitante do v/weblog ficar a saber algo mais correlacionado ao "Desastre do Cheche"; e, indirectamente, aqueles (e outros veteranos) se questionem quanto a motivos que teriam levado a actual direcção-central da Liga dos Combatentes, ao desperdício de verbas na derradeira "missão de resgate" que, no final do pretérito Fevereiro, executou infrutiferamente (vd *.pdf anexo, que se encontra disponível no portal UTW).

3. No mesmo dia, 16 de Junho de 2010, procedi ao reenvio do e-mail para vários Camaradas nossos, de que possuo os seus endereços de e-mail, que tem acompanhado esta matéria:
Boa noite Amigos e Camaradas,

Reenvio-vos o e-mail infra do nosso Camarada Abreu dos Santos, para que analisem e digam, se assim o entenderem e quiserem colaborar, se têm algo a acrescentar.

As respostas podem ser enviadas para o meu e-mail, que depois reenviarei ao Abreu dos Santos:

magalhaesribeiro04@gmail.com

Um abraço Amigo do Magalhães Ribeiro

MR,

4. Passaram-se 7 dias e como não houve qualquer resposta, o Abreu dos Santos cedeu a mencionada informação:

MR,
Face ao tempo decorrido entre a t/msg e o dia de hoje, ficas com inteira liberdade para usar a m/info cf melhor te aprouver, mas sempre em vista do bem comum.

Abraço,

5. A informação divulgada é a seguinte:
Quanto ao poste > P4533, de 15Jun2009:

1969 - Fevereiro.20 (5ªfeira)
No centro-sudeste na Guiné, aterram no Cheche três Alouette-III de onde desembarcam 13 fuzileiros¹ sob comando do capitão-tenente fuzileiro especial Carlos Saraiva da Costa Pecorelli, acompanhados por 2 grupos com material da 2ªSecção de Mergulhadores-Sapadores da Armada, a fim de tentar recuperar corpos dos 47 militares² que há 14 dias foram vítimas de afogamento durante a travessia do Corubal.
Após várias operações de busca, a cerca de 400mts jusante do local do acidente, resgatam restos mortais (inidentificáveis) de 11 militares, seguidamente helitransportados para Bissau e sepultados no cemitério municipal.
¹ (2 oficiais, 1 sargento e 3 praças mergulhadores, mais 2 sargentos, 4 praças e 1 clarim)
² (26 da CCac1790, 19 da CCac2405, 2 do PelMil149)
_________
Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:

2 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5920: Ainda o desastre de Cheche, em 6 de Fevereiro de 1969 (6): Missão da Liga dos Combatentes resgata corpos (Beja Santos)

Sem comentários: