quarta-feira, 21 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6770: Factos e Feitos mais importantes da CART 2732 (3): De Agosto de 1971 a 19 de Março de 1972 (Carlos Vinhal)


FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DA CART 2732 (3)

CAPÍTULO II

ACTIVIDADES MAIS SIGNIFICATIVAS NO TO DA GUINÉ


(Conclusão)


Em 08AGO71, 2 GCOMB reforçados com 1 SEC MIL.ª foram empenhados na operação XAROPE, em que tomou parte a 27.ª Companhia de Comandos. Foram capturadas 2 mulheres e 1 criança em Mantida. As NT foram flageladas com morteiro 60 e armas automáticas sem consequências.

Em 10AGO71, chegou a CART 3417 a fim de lhe ser dado o treino operacional. Foi escoltada desde Mansoa por forças da CART 2732.

Em 23AGO71, foi empenhado 1 GCOMB da CART na base de fogos à operação XISTO, na região de Mantida em que a 27.ª Companhia de Comandos e a CCAÇ 2753 foram helitransportadas. Foram destruídas várias tabancas com muitas moranças, tendo sido capturadas 5 mulheres, 1 criança, 4 canhangulos, 1 espingarda Mauser e documentos diversos. Um GCOMB recolheu com viaturas na bolanha de Manhau, as forças da operação XISTO.

Em 28AGO71, cerca das 13H30, o Comandante da CART 3417 ficou ferido por ter pisado 1 mina AP, durante o treino operacional que lhe era dado pela CART 2732 em acções de patrulhamento e emboscadas. O incidente ocorreu na bolanha de Manhau. Um dos Pelotões da CART 2732 deslocou-se ao local a fim de evacuar o Comandante da CART 3417. O Furriel de Minas e Armadilhas da CART 2732 procedeu ao rebentamento de mais 2 engenhos explosivos. Ao fim da tarde, porque o dia estava muito chuvoso e não fosse possível efectuar qualquer vôo em segurança, foi efectuada coluna auto a Bissau para evacuação do ferido para o HM 241.

Em Agosto de 1971 o Comandante da CART 2732, Domingos Alberto Pinto Catalão, foi evacuado para o HMP de Lisboa.

Em 17SET71, 2 GCOMB empenhados na operação XAVEGA com a 27.ª Companhia de Comandos e a CCAÇ 2753, actuando em conjunto, tiveram um contacto com 1 Bigrupo IN, durante 15 minutos. Reflectiu-se o contacto mais tarde. As NT tiveram 2 feridos, causando ao IN 9 mortos confirmados.

Em 29SET71, 2 GCOMB empenhados na operação XERETA com 27.ª Companhia de Comandos e Destacamento de Cutia, não tiveram contactos.

Em 16OUT71, 2 GCOMB empenhados na operação XIMBEQUE, levada a efeito na zona de Mantida e em que tomou parte a 27.ª Companhia de Comandos, sem consequências. No transporte das tropas para a ZA, uma Daimler accionou 1 mina AC, causando 1 ferido que foi evacuado.

Mansabá > Autometralhadora Daimler sinistrada junto ao Bar de Sargentos

Em Outubro de 1971 apresentou-se na CART 2732 o Cap Mil Armando Vieira dos Santos Caeiro destinado a substituir o Cap Art Domingos Alberto Pinto Catalão, evacuado para o HMP em Agosto.

Em 10NOV71, foram empenhados 2 GCOMB na operação BICHO BRAVO com a finalidade de fazer a ligação física entre Mansabá e Olossato. As NT partiram de Bironque até à bolanha de Bissagage. Seguiram para norte de Coli Sare onde foram detectados 2 trilhos muito batidos, muita população e lavras em BINTA-7 I 0-99. As NT efectuaram vários golpes de mão, capturando 5 mulheres e 5 crianças. Em 11 05 00, o IN bateu com morteiro 82 e armas ligeiras, a região acabada de percorrer, sem consequências.
Do Olossato para Mansabá as NT deslocaram-se rm meios auto em virtude do seu estado de  esgotamento, onde chegaram cerca das 19H30.
Operação comandada pelo Major Correia de Campos, Comandante do COP 6.

De 12 a 17NOV71, 2 GCOMB tomaram parte na interdição dos corredores Lamel e Sitató, regressando a Mansabá no dia 17 às 12h30.

Em 29NOV71, 1 GCOMB emboscou em Mansomine e detectou a aproximação de grupo IN com cerca de 40 elementos que se dirigia para Mansabá. As NT abriram fogo com todas as armas, tendo o IN ripostado com armas automáticas e RPG, pondo-se em fuga desordenada, com feridos confirmados.

Em 30NOV71, 1 GCOMB REF efectuou picagem e patrulhamento da estrada Mansabá-Bafatá, até Manhau.
Efectuou patrulha na região de Mansomine-Cocuto-Farim 4C5-4E5, tendo encontrado 1 granada de morteiro 82 abandonada pelo IN, no dia anterior na sua fuga, e vários locais de instalação e numerosos trilhos de fuga, na direcção de Manhau. O IN foi estimado em cerca de 200 elementos que provavelmente vinham atacar Mansabá.

Em 02DEZ71, 1 GCOMB efectuou coluna auto ao K3 para transportar material diverso e recolher lenha no regresso. Na região de Madina Fula foi emboscada por 1 grupo IN estimado em 50 elementos armados de RPG, armas automáticas e CSR. As NT reagiram com toda a prontidão ao intenso fogo IN que tentou assaltar as viaturas, sendo repelidas. A Artilharia de Mansabá apoiou as NT que tiveram 4 feridos graves também evacuados, 6 feridos ligeiros, 4 elementos da população ligeiramente feridos e 2 viaturas Berliet danificadas. O IN sofreu baixas prováveis. Nesse mesmo dia pelas 18h30 Mansabá foi flagelada com morteiro 82, CSR e armas automáticas, durante 15 minutos, sem consequências.

Uma das duas viaturas Berliet da CART 2732 danificadas por fogo IN em 02DEZ71.

Em 03DEZ71, 1 GCOMB empenhado numa coluna auto de reabastecimento para Farim detectou 1 mina AC a 100 metros a sul do Bironque. A mesma foi levantada pelos furriéis de Minas e Armadilhas da CART 2732.

Bironque, 03DEZ71 > Mina AC TM46 detectada pelos picadores e levantada pelos dois furriéis da CART 2732

Em 06DEZ71, pelas 11h15, 1 GCOMB (+) e 1 SEC MIL.ª 253 efectuou coluna auto a Mansoa a fim de transportar militares. No regresso, em MAMBONCÓ-3 F2 56 foi emboscado por grupo IN estimado em 50 elementos armados de RPG, granadas de mão, armas automáticas e morteiro 82, durante 20 minutos. O IN instalado a 2 metros da estrada atacou as viaturas com RPG e granadas de mão tendo vários elementos IN chegado ao alcatrão no intervalo das viaturas. As NT reagiram pelo fogo com todas as armas obrigando o IN a recuar. De Cutia, assim como de Mansabá sairam GCOMBs em socorro das tropas emboscadas. A Artilharia de Mansabá e a FAP também deram o seu apoio às forças emboscadas. As NT sofreram 1 morto imediato (Soldado Vieira do 3.º Pelotão da CART 2732), 11 feridos graves evacuados para o HM 241 de Bissau, dos quais 2 morreram, 9 feridos também evacuados e 8 feridos ligeiros, 1 Unimog 404 e 1 Unimog 411 destruídos. Um dos militares falecidos no HM 241 foi o Soldado Barbosa do 3.º Pelotão da CART 2732.

O Unimog 404 atingido por fogo IN no dia 06DEZ71, durante a emboscada à coluna auto em Mamboncó

Em 10DEZ71, Mansabá é novamente flagelada com CSR, morteiro 82 e armas automáticas ligeiras, durante 25 minutos, causando 1 ferido ligeiro e estragos diversos. As NT reagiram com morteiro 81 e obus 8,8 sobre as possíveis bases de fogo do IN e possíveis locais de retirada.

Em 30DEZ71, pelas 18h20, Mansabá é flagelada com CSR durante 15 minutos sem consequências. As NT reagiram prontamente com obús 8,8 e morteiro 81 sobre as possíveis bases de fogo.

Em 31DEZ71, um acidente com granada de mão defensiva, entre militares da 27.ª CComandos, causou 5 feridos graves.

Manhau, 11JAN72 > Os Furriéis de Minas e Armadilhas da CART 2732, Vinhal e Sousa (segundo e quarto, de pé, a partir da esquerda) acompanhados por escolta de luxo, a 27.ª CComandos

Em 17JAN72, a CART 2732 completou 21 meses de comissão na Guiné.

Em 21JAN72, a CART 2732 completou 21 meses de permanência em Mansabá.

Em 08FEV72, começou a rendição da CART 2732. Apresentaram-se em Mansabá 2 GCOMB da CCAÇ 2753, pelo que 2 primeiros GCOMB da CART partiram para Bissau.

Em 22FEV71, a CCAÇ 2753 assume a responsabilidade do Sector de Mansabá.

Em 23FEV72, os 2 últimos GCOMB da CART 2732 deixaram Mansabá com destino a Bissau.
Nesta data fica a CART 2732 atribuída ao COMBIS.
É empregue em patrulhamentos e emboscadas nocturnas nas áreas suburbanas de Bissau e rusgas nos bairros periféricos da cidade.
Cessou a sua atribuição em 13MAR72.

Em 11MAR72 vai efectuar-se a cerimónia de despedida que será presidida por Sua Excelência o General e Comandante-Chefe das Forças Armadas - General António de Spínola.

Em 19MAR72, cerca das 18h00, 1 Boeing da FAP levantou do aeroporto de Bissalanca levando a bordo o pessoal da CART 2732 com destino a Lisboa.
Os militares naturais da Ilha da Madeira, seguiram no dia seguinte para o Funchal.
__________

Notas de CV:

O trabalho apresentado foi baseado no Relatório:
"GUINÉ 70 71 72 - FACTOS E FEITOS DA CART 2732"

Vd. postes de:

17 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6754: Factos e Feitos mais importantes da CART 2732 (1): De Abril a Dezembro de 1970 (Carlos Vinhal)
e
19 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6760: Factos e Feitos mais importantes da CART 2732 (2): De Janeiro a Julho de 1971 (Carlos Vinhal)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro Carlos V

Insisto na idéia de que a tua presença no TO do CTIG foi sempre contemplada com grande e diversa actividade e não fora as situações a lamentar quase se poderia pensar que se assemelhou a um qualquer dos actuais campos de férias para jovens...

Ironia à parte, vê-se bem pelo relato como a tensão, a dúvida, a angústia eram permanentes. São bastante curtos os intervalos entre acontecimentos, sejam flagelações, emboscadas, patrulhas, minas, assaltos, golpes de mão, evacuações....

Como também já escrevi, fui teu contemporâneo todo o ano de 71, portanto estava lá nessas ocasiões, embora 'longe do Vietnam' como se dizia de quem não estava no mato.

Um abraço
Hélder S.