1. O nosso Camarada Luís Graça, a propósito dos postes P7593 e P7611, enviou em 12 de Janeiro de 2011 a seguinte mensagem ao nosso Camarada Vasco Santos, que foi 1º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6, em Bedanda (1972/73):
Vasco: Diz-me uma coisa:
(i) quantos meses esteve o Alf Mil Méd Bravo convosco, em Bedanda?;
(ii) ele veio de onde?;
(iii) foi a seguir para onde?;
(iv) reconheces mais caras nas fotos que me mandaste?;
(v) lembras-te do Alf Mil [Joaquim Pinto] Carvalho?;
(vi) ele era da CCAÇ 6?;
(vii) havia mais subunidades convosco em Bedanda?...
Responde quando puderes. Um abração. Luís
Caro Luís Graça,
Se bem que a memória já não seja a mesma, vou tentar responder o mais sucintamente possível ao solicitado. A saber:
1º.- Penso que o Alf Bravo esteve em Bedanda, 3/4 meses quando muito, senão vejamos:
a) cheguei a Bedanda, mais ou menos, em meados Janeiro 1972, pois estive desde Dezembro de 1971 a tirar um curso de adaptação na Cheret, em Bissau;
b) a última foto que tenho, com ele presente (na sua despedida) está datada de envio para minha casa, Abril de 1972; alis basta ver a foto da "farra" e ver que alguns colegas já usavam o “poncho”, sinal de início das chuvas;
c) encontrei-me com ele, numa visita a Guileje´, quando lhe fui demonstrar um novo sistema de criptos.
2º. Não sei donde ele veio, sei que ia muitas vezes a Guileje.
3º. Penso que a despedida que lhe fizemos em Bedanda, seria para festejar o seu regresso definitivo à Metrópole.
4º. Quanto a se me recordo de mais caras/nomes nas fotos, claro que sim e vou indicar (fotos do Poste 7611):
Foto 1: Alf Mil Figueiras (Viseu), Alf Mil Méd Bravo e Alf Mil Carvalho - lembro-me do alferes que está ao lado dele mas, sinceramente, não me lembro do seu nome. Tinha-o como um "tipo" cinco estrelas.
Foto 2: Alf Mil Carvalho, Fur Mil Humberto Naia (de Vila do Conde, era de Artilharia). Em baixo: Alf Mil Figueiras, Alf Mil Silva (Esposende), Fur Mil Vaguemestre, Alf Mil Méd Bravo e Fur Mil Dias.
Foto 4: Alf Mil Figueiras (óculos), Alf Mil Carvalho e o Alf Mil Méd Pignatelli.
Foto 5 (farra): plano de baixo - iniciar pela esquerda: Lopes (padeiro), Nelinho/Gaia (enfermeiro), Mecânico/Lisboa (nome ?), Fur Mil Dias (enfermeiro), Dr. Bravo, Leão/Mecânico, Alf Mil Figueiras, Eu (Vasco Santos) e o Orlando (escriturário que vivia em Lisboa).
5º O Alf Mil Carvalho foi sempre da nossa companhia mas, como deves compreender, éramos uma CCaç Africana, de rendição individual, e ali o tempo para nós era eterno - vivíamos o dia a dia -, sem olhar para calendários.
6º. Em Bedanda, segundo me lembro, estavam as seguintes Unidades:
- CCAÇ 6 - 4 pelotões, um dos quais estava "destacado" junto ao rio Ungauriol onde estava colocado o meu amigo Carlos Azevedo e o Ismael Barros, o Alf Mil Silva (Esposende), etc.;
- Um Pelotão de Artilharia;
- Um Pelotão de Morteiros;
- Um Pelotão de Canhões s/r;
- E um Grupo de Milícias.
7º. Na foto que dizes que o Dr. Bravo vai a entrar para um carro de combate, lamento informar mas, na nossa companhia apenas havia um Unimog, um jipe (?) e uma GMC (rebenta minas) para a água. O alferes ia entrar numa DO 27 para o regresso a Bissau, cuja foto anexo.
Guiné 63/74 - P7593: Memória dos lugares (119): Bedanda, do tempo da malta da CCAÇ 6: Alf Mil Médico Mário Bravo, Alf Mil Pinto Carvalho, Lopes, Borges, Silva, Figueiras... do 1º Cabo Azevedo, do Cap Ayala Botto (1971/72)... mas também do 1º Cabo Cripto Vasco Santos (1972/73)
14 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7611: (Ex)citações (125): Os prazeres do blogue: reconhecer caras de pessoas que conheci numa outra vida: CCAÇ 6 (Bedanda, 1972/73) Caro Amigo Luís, aproveito o ensejo e, conforme te tinha dito no encontro que tivemos em Matosinhos (Tabanca), junto uma foto do obus de 14 cm, que estava em Bedanda a fazer fogo.
Bedanda, o obus 14
Nesta foto da "inauguração rio Ungauriol", do lado esquerdo, estou eu e, ao meu lado, de cigarro na mão, está o alferes que, se possível, gostaria que me ajudassem a identificar. Esta foto é de Julho de 1973 obtida na inauguração da nossa jangada, onde se pode ver, no canto, o nosso Capitão que substituiu o Cap Ayalla Botto.
Nesta foto (de qualidade muito má) mas onde poderás ver à direita, em terceiro, o Dr Mário Bravo. Esta foi a última foto que tirei ao grupo todo de pessoal branco da CCAÇ 6, antes da partida dele, com a data, enviada para minha casa, de 5 de Abril de 1972, pelo que, supostamente, foi tirada em Março (tudo o que era a preto e branco demorava a enviarem-me desde Bissau, mais ou menos um mês).
O que era a cores como não existia nem lá, nem em Portugal, eu mandava revelar nos U.S.A.
A D.O. onde o Dr. Bravo viajou para Bissau
Qualquer dúvida aqui me terás para esclarecimento.
Um abraço amigo,
Vasco Santos
1º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6
_________
Notas de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
15 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7619: Memória dos lugares (120): Bambadinca, ao tempo do Manuel Bastos Soares, ex-Fur Mil, CCAV 678 (1964/66), e da Dona Violete da Silva Aires, a professora primária caboverdiana
4 comentários:
Caros Luís Graça e Vasco Santos
Na CCAÇ 6, tal como possivelmente nas outras Compªs Africanas, havia uma certa rotatividade de pessoal, especialmente a nível de Furrieis e Alferes.
Na generalidade, era malta oriunda de várias Compªs Metropolitanas, já com algum tempo de Guiné, mas cujos tempos não eram coincidentes.
Eu próprio tinha 5/6 meses de Guiné quando fui directamente para Bedanda substituir um camarada.
Ao fim de 10 meses, fui para Bolama e lá teve de ir outro camarada substituir-me a mim.
Vou tentar dar nomes a mais dois ou três camaradas das fotos além dos que o Vasco identificou:
Na foto 5 - "farra": Olha Vasco, o 1º Cabo Escriturário que está do teu lado esqº (de poncho)é o Orlando. Ainda o vi durante uns anos, quando ambos trabalhávamos na Baixa, em Lisboa. Depois eu passei a trabalhar nos arredores e já não o vejo para aí há 30 anos.
Na foto da "Inauguração da Jangada" (coisa a que eu já não assisti. Mas que luxo, uma jangada!!!): Creio não errar ao dizer que o Alferes que está ali, de cigarro na mão, é o Alf. Mil. Médico Pignatelli (bom tocador de viola e com o qual cantávamos as Cantigas Proibidas do Zeca Afonso (lembro-me que ele tinha a Ediçao proibida ou pirata do Cancioneiro) e que terá substituído o Alf. Milº Méd. Mário Bravo.
Quanto ao Capitão creio ser o Cap. Gastão Silva, substituto do Cap. Ayalla Botto.
No meu tempo de CCAÇ 6, até Fev/Março/73, a dotação de pessoal em Bedanda era:
1 GCombate no Destacamento, junto ao Rio Ungauriol.
No aquartelamento:
3 GCombate.
1 Secção (ou pelotão??) de Artilharia. Tínhamos 3 obuses 14 e só me lembro de 1 Fur. de Artilharia, o Ferreira (que terá substituído o Fur Naia).
Restante pessoal dos Serviços.
Aquela zona ardia em fogo lento quando eu por lá estive. Pouco tempo depois de eu sair, explodiu mesmo (Cantanhez, Guilege, Gadamael, etc.)pelo que a dotação pode ter sido alterada.
Um grande abraço para o Luís Graça e para o Vasco Santos.
José Vermelho
Caro Amigo Jose Vermelho,
grato pela ajuda na identificaçao. E o Orlando, ja nao me recordava do nome, quanto ao
nosso Capitao lembro-me perfeitamente do nome, nao o indiquei, va la saber-se porque. Quanto ao Alferes tinha a certeza que era o Homem da viola mas, sinceramente nao me lembrava do nome. Quanto ao Fur Humberto Naia e do teu tempo, acontece que, quando estava eu em Bissau, em Nov.1973, encontrei-o la pois parece que, deu baixa ao Hospital(artistas). Vai publicando algumas das tuas fotos, para a malta ir recordando aqueles tempos.
Vasco santos
Ola camaradas da guiné eu tambem estive em bedanda na ccaç 6 eu era o 1º cabo operador cripto Cecílio da Silva Gordinho, lembro-me do Vasco e do Gonçalves ambos 1º cabo operadores cripto como estive lá pouco tempo não me recordo dos nomes de mais ninguem.
um grande abraço para voces.
Olá Vasco, estive em Bedanda contigo e com o Gonçalves, eu era o Furriel de informações Amaral.
Enviar um comentário