CCS / BCaç 2912 - Galomaro
1. Mensagem de António Tavares* (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), com data de 20 de Fevereiro de 2011:
Ao ler o poema acima na minha Antologia Poética da Guiné-Bissau (recensão e capa no P7819 de Mário Beja Santos) transcrevo-o.
Escrito de Agnelo Regalla (1972) lembra-me: uma parte da história dos Guinéus; a minha primeira noite na Guiné (01-05-1970) passada no cais de Pindjiguiti, o cais que a maioria dos ex-combatentes pisaram.
Em 3 de Agosto de 1959 os marinheiros indígenas de várias embarcações costeiras das firmas de Bissau manifestaram-se no cais de Pindjiguiti por melhoria salarial. Manifestação que resultou em greve, que foi imediatamente reprimida com barbaridade pela PSP, PIDE e militares, com mortos e feridos.
Era o começo da luta do povo da Guiné pelos seus direitos…
Em 23 de Janeiro de 1963 começou o início das acções militares do PAIGC com o ataque ao quartel de Tite, a guerra de guerrilha.
Até 1963 o PAIGC e Amílcar Cabral acreditaram que as Nações Unidas receberiam de Portugal o acordo para a autodeterminação dos povos da Guiné Portuguesa e de Cabo Verde.
Em 1446 Nuno Tristão descobre a Guiné. Diogo Gomes em 1460 descobre as ilhas de Cabo Verde.
QUINHENTOS ANOS DE HISTÓRIA
Quinhentos anos de história
(Sem história…)
Quinhentos anos de escravidão e exploração,
Quinhentos anos sem luz.
Os transatlânticos
Não chegaram ao Pindjiguiti,
E os estivadores morreram…
De fome e de balas no Pindjiguiti.
Quinhentos anos de tormento
Em que as mães choraram
(E ainda choram...)
Em que os bombolons clamaram vingança,
Para que a Guiné acordasse.
Agnelo Regalla, nasceu em Campeane, filho de Francisco Augusto Regalla e de Maria Assana Said Regalla. Formou-se em jornalismo no Centro de Formação de Jornalistas (França). Tem um grande curriculum político e poemas nas antologias de poesia guineense.
Conheci (1970/72) Francisco A Regalla, cabo-verdiano, comerciante em Galomaro.
Tinha sido vítima de um ataque do PAIGC em Campeane, na região de Tombali, onde perdeu todos os seus bens… em Galomaro estava a reiniciar a sua vida. Tinha um restaurante /bar, negociava com mancarra, alugava a sua camioneta (1+1), viajei imenso com ele a guiar uma nova viatura que comprou com os ganhos das suas múltiplas actividades comerciais. As duas viaturas do Regalla tinham prioridade no aluguer para os reabastecimentos do vizinho BCaç 2912.
Viajar com o F. Regalla era um prazer porque tinha sempre interessantes assuntos para conversa e era uma pessoa que transmitia confiança às nossas tropas…
Cumprimentos do,
António Tavares
Foz do Douro, 19 de Fevereiro de 2011
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 13 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7604: Facebook...ando (7): A terrível emboscada sofrida por uma coluna da CCS/BCAÇ 2912 (Galomaro) e CCAÇ 2700 (Dulombi) em 1 de Outubro de 1971, às 20h30, na estrada Galomaro - Duas Fontes (Bangacia)... (António Tavares / Carlos Filipe / Juvenal Amado / Américo Estanqueiro)
Vd. último poste da série de 19 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7819: Notas de leitura (206): Antologia Poética da Guiné-Bissau (Mário Beja Santos)
1 comentário:
Sr. António Tavares,
Agradeço imenso os elogios dirigidos ao meu pai. Realmente foi um homem extraordinário. Era pequena quando ele morreu, mas lembro-me da pessoa que era.
Um abraço
Enviar um comentário