quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7604: Facebook...ando (7): A terrível emboscada sofrida por uma coluna da CCS/BCAÇ 2912 (Galomaro) e CCAÇ 2700 (Dulombi) em 1 de Outubro de 1971, às 20h30, na estrada Galomaro - Duas Fontes (Bangacia)... (António Tavares / Carlos Filipe / Juvenal Amado / Américo Estanqueiro)



Guiné > Zona Leste > Sector L5 > Galomaro > BCAÇ 2912 (1970/72) > Em 1 de Outubro de 1971, duas secções da CCS do BCAÇ 2912, sediado em Galomaro, reforçadas por uma secção da CCAÇ 2700 (Dulombi), sofreram uma violenta emboscada, na estrada Galomaro-Duas Fontes (Bangacia), por ocasião de um patrulhamento nocturno.


Fonte:  © António Tavares (2011). Todos os direitos reservados




1. Esta foto, de uma viatura Mercedes calcinada,  foi colocada no Mural da Tabanca Grande, no Facebook, pelo nosso camarigo António Tavares (ex-Fur Mil SAM, CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), membro do nosso blogue desde Junho de 2009 (*) e que ainda recentemente reencontrei e abracei na Tabanca de Matosinhos, em 29/12/2010.


"Este infortúnio aconteceu na emboscada em Bangacia/Duas Fontes (Zona Leste do TO da Guiné) às 20h30 de 1 de Outubro de 1971 com feridos e 5 mortes no local e outra em Bissau": é a legenda do António... 


Por sua vez o Carlos Filipe (CCS/ BCAÇ 3872, Galomaro, 1972/74), acrescenta: "Em Janeiro de 1972 o acontecimento ainda era descrito, como se tivesse acontecido no dia anterior".



2. De facto, ficaram ecos desta terrível emboscada na memória dos vindouros. Leia-se por exemplo este excerto do poste nosso camarada Juvenal Amado (também da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1972/74):


"Duas Fontes: local onde abastecíamos de água perto de Bangacia. Era um local que inspirava confiança, mas não podemos esquecer que essa mesma confiança custou a vida a seis camaradas do Batalhão antigo [, BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72,] que ali foram emboscados.

"Bangacia foi também destruída por um ataque durante a nossa comissão. Nós reconstruímos a povoação com ordenamento tipo Baixa Pombalina, com escola, posto médico e o PAIGC nunca mais atacou. Deve ter considerado que era uma coisa boa a manter para quando a paz chegasse. E tinham toda a razão".





Guiné > Zona Leste > Sector L5 > Galomaro > Dulombi > CCAÇ 2700 / BCAÇ 2912 (1970/72) >   Dos cinco mortos, no local, dois eram da CCAÇ 2700 (Dulombi): Sold José Guedes Monteiro, natural de Vila Real, mas sepultado em Marco de Canaveses, e 1º Cabo Rogério António Soares, natural de Nelas.

Na foto,  alinham-se os caixões que hão-de levar os restos mortais das vítimas... Mortos da CCS / BCAÇ 2912 (Galo): 1º Cabo Alfredo Tomás Laranjinha, de Lisboa; Sold Leonel José da Conceição Barreto, natural do concelho de Allbufeira; Sold Trms José Peralta de Oliveira, natural do Fundão; e ainda um quarto camarada, cujo nome não consegui apurar, que veio a falecer no hospital, em Bissau. (Informações recolhidas através da preciosa ajuda da lista dos mortos do ultramar, por concelho de naturalidade, constante do portal Ultramar Terraweb, criada e mantida pelo nosso camarada António Pires,  Ex- Furriel Mil Mec Auto, da CSM/QG, Região Militar de Moçambique, 1971/1973, a quem envio um Alfa Bravo).

Foto do álbum de fotografias do Américo Estanqueiro, ex-Fur Mil da CCAÇ 2700 (Dulombi, 1970/72), com a devida vénia ao autor e à editora, a Fundação Mário Soares (**).


Fonte:  © Américo Estanqueiro (2007) /
Fundação Mário Soares  (***).

_____________


Notas de L.G.:
(...) Em 1970/72 estive em Galomaro, dentro e fora do arame farpado tendo viajado por Bafatá, Bambadinca, Nova Lamego, Saltinho e muitas tabancas.


Tive sorte de nunca ter dado um tiro apesar de ter estado sob fogo e tido muitos sustos!


Amiga G3,  saíste da minha mão virgem e limpa conforme te recebi e com toda a certeza que me agradeceste o descanso que te dei durante 23 meses embora muitas vezes estivesses engatilhada para me ajudar!

Amiga G3,  foi desumano o transporte para Bambadinca dos nossos amigos defuntos caídos na emboscada da noite de 01-10-1971... e no regresso trazer 6 urnas para reserva...
(*)



Amiga G3,  vamos pertencer a uma Tabanca Grande, diferente das outras onde estiveste mas é bom recordar a História e Estórias dos ex-combatentes.(...)

7 comentários:

Anónimo disse...

no título, onde está "Bengacia" deveria estar "Bangacia".

paulo santiago disse...

Não foi emboscada a uma coluna,
tratava-se de um patrulhamento...e
agora reparem nas horas,20.30...
fazer um patrulhamento nocturno,
montado em viaturas,deu em tragédia
Culpados?Octávio Pimentel,
comandante do BCAÇ 2912(Galomaro)
que mandou executar,e o Cap Santos,
comandante da CCS,que executou sem
normas de segurança,acabando por
abandonar os mortos e os feridos,
regressando a pé ao quartel,com a
desculpa de vir em busca de ajuda.
Não estive lá,mas estava uma secção
do PELCAÇNAT 53,comandada pelo
FurMil Martins,e o Sold.Iero Seidi
foi ferido com alguma gravidade,
sendo evacuado para o HM 241.Também
o 1ºCabo Mamadú Sanhá foi ferido
ligeiramente.

JC Abreu dos Santos disse...

... informação sobre as 8 (oito) baixas mortais nas NT, resultantes de emboscada IN lançada ± 20:30 de 01Out1971 no sítio das Duas Fontes (itinerário Bangacia > Cansamba), a duas secções do Exército compostas por militares do BCac2912 (PelRec/CCS, 4ºGC/CCac2700 e PelMil288/CCac2700):

falecidos no local -
- ALFREDO TOMÁS LARANJINHA (CCS); JOSÉ GUEDES MONTEIRO (CCac2700), JOSÉ PERALTA DE OLIVEIRA (CCS), LEONEL JOSÉ DA CONCEIÇÃO BARRETO (CCS), ROGÉRIO ANTÓNIO SOARES (CCac2700).

feridos graves, evacuados e falecidos no HM241 -
- LUÍS VASCO FERNANDES (CCac2700, em 05Out71); JOSÉ FERREIRA (CCS, em 06Out71); IDERISSA CANDÉ (PelMil288, em 20Out71)

Luís Dias disse...

Camaradas

Sou amigo pessoal de um dos intervenientes nessa emboscada, o ex-furriel Mário Bordaleiro, que me contou o que aconteceu e que o Paulo Santiago reproduz aqui muito bem. Uma desgraça, patrulhas nocturnas em viaturas de luzes acesas, em que muitos dos intervenientes não eram atiradores....!
Não percebo é porque no album fotográfico do Ex-Furriel Estanqueiro Estanqueiro identificam a sede da CCS como sendo em Bafatá, estando eles em Galomaro.
Um abraço
Luís Dias

António Pires disse...

Boa noite, caros camaradas de armas,
Um pequeno aparte.
Sobre a expressão “Informações recolhidas através da preciosa ajuda da lista dos mortos do ultramar, por concelho de naturalidade, constante do portal Ultramar Terraweb, criada e mantida pelo nosso camarada António Pires “ colocada aqui neste post, informo que todo o trabalho existente no portal do UTW é fruto da preciosa colaboração de todos os veteranos da Guerra do Ultramar. O citado “António Pires” é uma mera peça da engrenagem montada pela equipa do UTW, da qual fazem parte todos os colaboradores do portal.
Saudações veteranas
António Pires
Ex- Furriel Mil.º Mec. Auto, da CSM/QG/RMM 1971/1973)

Luís Graça disse...

Luís Dias: O erro possivelmente é meu, a legenda é minha... Vou emendar o título e o conteúdo do poste. De facto, a sede do BCAÇ 2912 não era Bafatá, mas Galomaro, a "tua" Galomaro... Peço desculpa.

Luís Graça disse...

António Pires:

Tens toda a razão, por detrás de valoroso "comandante" do portal Ultramar Terraweb, que és tu, há uma "valoroso grupo de combate" que eu, infelizmente, não conheço em termos pessoais. Mas o teu/vosso contributo para a preservação da memória da guerra do ultramar é reconhecido e acarinhado por todos nós, camaradas, amigos e camarigos que se reunem debaixo do poilão da Tabanca Grande. Um grande Alfa Bravo, para ti, da largura do Tejo que nos separa. Luís Graça