terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7593: Memória dos lugares (119): Bedanda, do tempo da malta da CCAÇ 6: Alf Mil Médico Mário Bravo, Alf Mil Pinto Carvalho, Lopes, Borges, Silva, Figueiras... do 1º Cabo Azevedo, do Cap Ayala Botto (1971/72)... mas também do 1º Cabo Cripto Vasco Santos (1972/73)







Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 (1971/72) > Fotos, sem legenda,  do álbum do ex-Alf Mil Pinto Carvalho, hoje jurista... Nas três primeiras, pelo menos, aparece o cirurgião Mário Bravo, grande craque da bola e grande camarigo... Recorde-se que o Mário esteve em Bedanda, desde finais de 1971 até aos primeiros meses de 1972. Companhia baseada em soldados do recrutamento local, o seu pessoal metropolitano (incluindo quadros e especialistas) era de rendição individual. (LG)

(Com a devia vénia ao  meu amigo Pinto Carvalho, que ainda não é membro do nosso blogue, mas que me autorizou a "violar" a sua privacidade em Bedanda, metendo o bedelho - e a máquina fotográfica - no seu álbum fotográfico do tempo de menino e moço).

Fotos: © Pinto Carvalho / Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados


1. Mensagem do nosso camarada Mário Bravo (ou Mário Silva Bravo), ex-Alf Mil Med, CCAÇ 6, Bedanda (1971/72), hoje cirurgião reformado,  vivendo no Porto [, foto à esquerda]:

Data: 8 de Janeiro de 2011 12:02 PM
Assunto; Camaradas da CCaç 6 - Bedanda

Caro Luís Graça:

Bom dia! Como está a correr o Novo Ano de 2011? Espero que bem e que se
mantenha o rumo desejado - SAÚDE e PAZ.

Acabei de visitar o nosso blogue e dirigi-me logo ao sítio de Bedanda e por isso gostaria de partilhar alguma dicas com os ex-Bedanda.

O que será feito de alguns destes amigos, como por exemplo:

(i) Lembro-me de um Alferes Miliciano, dos Açores, e de nome Borges;

(ii) Um outro Alf Mil  de Viseu, chamado Figueiral;

(iii) Outro Alf Mil  que era de Esposende e cujo nome não recordo;

(iv) Havia ainda um Alf Mil,  de nome Silva,  e que era dos mais antigos.

Pode acontecer que se consigam localizar e deste modo o grupo de Bedanda poderá engordar.


Dei conhecimento desta minha mensagem a: Carlos Azevedo [, foto à esquerda, era 1º Cabo, 1971/72], Vasco Santos [, 1º Cabo Cripti, 1972/73] e Ayala Botto (ex-capitão de cavalaria e actualmente coronel na reserva); [esteve de 1970 a 1973 no TO da Guiné, 20 meses como comandante da CCAÇ 6 e depois como ajudante de campo de Spínola]

Obrigado e até breve
Cumprimenta
Mário Bravo




Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 (1971/72) > "Farra", diz o Vasco Santos...

Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 (1971/72) > "Despedida": De costas: (não identifico), Alf Mil Méd Bravo, Civil (Zé da Dina - comerciamte da Ultramarina, penso que era de Gaia), Fur Mil Humberto Naia (meu conterrâneo), 1º cabo, o vaguemestre, Fur Mil Dias (enfermeiro) e, de costas, está o Sérgio - vulgo "golpista", telegrafista do Porto.Fotos: © Vasco Santos  (2011). Todos os direitos reservados



2. Mensagem do Vasco Santos, que vive em Vila do Conde, membro da nossa Tabanca Grande e da Tabanca de Matosinhos, Vasco Santos, ex-1º Cabo Op Cripto, CCAÇ 6 (Bedanda, 1972/73) [, foto à esquerda]:



Data: 10 de Janeiro de 2011 19:09
Assunto: Re: Camaradas da CCaç 6- Bedanda

Caro Dr. Bravo,

Retribuo os votos de bom ano e, espero que 2011 seja efectivamente um ano pleno de Paz e Saúde, como mínimo.

Como somos poucos os Homens de Bedanda, que tal um dia destes nos encontrarmos todos na Tabanca de Matosinhos?? Fica a ideia.

Quantos aos pontos do mail:

(i) Assim era mas, não possuo qualquer foto dele;

(ii) Tinha como [apelido]  Figueiras, posso estar enganado, de todas as forma anexo uma foto onde ele esta incluído;

(iii) O alferes de Esposende que estava no 4º. pelotão, o  pelotão destacado, era o Silva;

(iv) Este alferes silva era o mais antigo e  era o que substituía o Cap Ayala nas suas saídas à metropole.

Anexo duas fotos que, quando quiser pode comentar.

Um abraço,

Vasco Santos (Cripto Bedanda/Vila do Conde) 


3. Mensagem de resposta que mandei ao Mário Bravo, no passado dia 8:

Bravo, Mário! É bom saber de ti... Ainda pensei neste Natal, na Madalena/Vila Nova de Gaia, saber de ti... Mas estive no estaleiro, de cama, com uma maldita cialgia [, dor ciática]... Com um amigo ortopedista, à distância, o Carlos Mariano (de Leiria, mas que estudou em Coimbra) e o meu filho que é interno de psiquiatria, lá fomos resolvendo a coisa com umas doses de cavalo... Ainda me arrastei até à Tabanca de Matosinhos, na almoço de 4ª feira,  29/12, mas não deu para mais...  

Como prometido, há dias no Facebook - Tabanca Grande Luís Graça, mando-te umas fotos do teu tempo de Bedanda, CCAÇ 6 (1971/72)... Este verão estive com uns amigos da minha região (Lourinhã / Estremadura), e encontrei um camarada teu, o Pinto Carvalho, que é natural do concelho de Cadaval mas vive em Lisboa... Foi ou ainda é jurista na Petrogal. Faz também advocacia. Saquei-lhe estas fotos do seu álbum: não são digitalizações, mas fotos de fotos... A qualidade não é famosa, mas dá para perceber que tu eras um tipo popular, camaradão, craque da bola...um verdeiro camarigo, como dizemos aqui, na nossa Tabanca Grande. 

Vê se reconheces o Pinto Carvalho, de estatura meã, magro, usava bigode  e patilhas, às vezes barbas....Ele dei-me autorização para publicar as fotos, mas não tenho legendas... Isto foi obtido, num convívio, muito divertido, numa sardinhada, em Agosto passado (ele tem casa no Porto das Barcas, Atalaia, Lourinhã, num sítio fabuloso, com as Berlengas à vista...). [, foto actual do Pinto Carvalho, à direita].

Como fazes anos a 4 de Fevereiro,  mando-te já esta prenda antecipada... Testa aí a tua memória... Muito jogavas à bola, em Bedanda (em Guileje não devias ter tempo, ias lá de propósito, ficar uns dias dias, era isso ?)...

Fica com o telemóvel do Pinto de Carvalho (que também era da CCAÇ 6, se não erro), que tem as melhores recordações de ti, como médico e camarada (...) Acabei de falar com ele, ao telefone...

O melhor ano possível para ti e os teus...  Um Alfa Bravo do Luís.

  
PS - O Pinto Carvalho,   quero ver se o trago para o blogue... mas não parece que seja fã das redes sociais e dos blogues... Não tenho o mail dele...

4. Resposta imediata do do Mário Bravo:

Data: 8 de Janeiro de 2011 19:19
Assunto: Re: Bedanda, CCAÇ 6, Alf Mil Pinto de Carvalho

Caro Luis Graça:

Julgo que o Carvalho é o das suíças grandes. Lembro-me dele, mas sem o nome. O que está à esquerda da foto, parece-me ser o Lopes (Alferes Mil), que é natural do Porto e sobrinho do meu Professor da Faculdade, Carlos Lopes.

Aquele que está no topo direito, não me lembro do nome, mas recordo que era uma figura com muita razão para amizade.

O Figueiral, que refiro noutro email, é o que está com a farda de alferes e que é de Viseu.

Os outros, se calhar com um esforço, ainda vou identificá-los. (...)

PS - É claro que tudo que envolva a nossa vida na Guiné, é uma jóia da coroa e é sempre publicável, pelo facto de não termos nada a esconder! Mesmo as situações (uns copos ), em que poderemos aparecer com expressões visuais um pouco mais alegrotes. Havia cerveja, uns tintóis e à grande uns uísques. Bons tempos !!
Mas também era obrigatório aguentar com uns ataques do IN...

Gosto muito de ver fotos desse tempo e espero que haja mais adesões ao blogue, para recordarmos tempos de JUVENTUDE fiel à qualidade humana.
 _____________

Nota de L.G.:

2 comentários:

Luís Graça disse...

Vejam o perfil do Mário Bravo no Facebook:

(i) Médico, reformado; (ii) Estudou em Faculdade de Medicina (turma de 1969); (iii) Vive em Porto, Portugal; (iv) Vai fazer 65 anos no próximo dia 4 de Fevereiro (nasceu portanto em 1946); (v) Nº telemóvel 936259162...

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001808348667#!/profile.php?id=100001132292221&sk=info

Anónimo disse...

OS PRAZERES DO BLOGUE!

Mais uma vez tenho o grato prazer de rever caras de pessoas que conheci numa..."outra vida".

Acontece de novo com estas fotos de camaradas da CCAÇ 6, Bedanda, onde estive de Maio/Junho de 1972 a Fev/Março de 1973.

E começo logo por destacar na 1ª foto o Alf. Carvalho (de patilhas e bigode)que, por acaso, até era o comandante do 2º Grupo de Combate,do qual eu fazia parte.

Na 2ª foto (equipa de futebol), está o Alf Carvalho em pé, à esqª. Também em pé, mas à dtª, está o Fur Cabeças. Em baixo, à dtª está o Fur Enfº Dias.

Na 3ª foto, o Alf Carvalho, de camisola escura, a dar uns toques.

Na 4ª, o Carvalho, de perfil, à dtª.

Na foto da "Farra", lá estão o Dias, o Mário Bravo, o Vasco Santos.

É claro que, nas várias fotos, estão outras caras que reconheço mas a que já não consigo associar os nomes.

Curiosamente, não me lembro se eu e o Dr. Mário Bravo ainda chegámos a ser contemporâneos em Bedanda.

É um prazer ver aqui a foto actual do Pinto Carvalho uma vez que, palmilhámos juntos trilhos, mata e bolanhas da zona de actuação de Bedanda.

Também é um prazer ver o Dr. Mário Bravo e o Carlos Azevedo "actuais".

Propositadamente, deixei o Vasco Santos para o fim. É que, através do Blogue e com uns mails, reencontrámo-nos 37 anos depois.
O que foi um grande prazer.

Um grande abraço para os nomeados
Extensivo a todos os outros

José Vermelho

Ex-Fur Milº
CCAÇ 3520 - Cacine
CCAÇ 6 - Bedanda
CIM - Bolama