quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7597: Parabéns a você (201): Adilan, o menino que Manuel Joaquim trouxe da Guiné (Miguel Pessoa)

1. Mensagem de Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Pilav Reformado:

Caros editores
Já não sei como ou porquê, encontrei em qualquer lado referência ao aniversário do Adilan, o "miúdo" guineense que o nosso camarada Manuel Joaquim adoptou e trouxe no seu regresso. Foi uma história que me interessou e, embora o Adilan não seja um tertuliano nem conste da lista de aniversariantes, pareceu-me justo fazer esta singela homenagem ao Manuel Joaquim, publicando este postal do Adilan na data do seu aniversário (12JAN) - até porque do Manuel Joaquim não tenho nenhuma indicação de quando faz anos...
Ficaria assim lembrada a efeméride por interposta pessoa...

À vossa consideração.

Abraço.
Miguel




2. A Tabanca, associando-se à original ideia do nosso design Miguel Pessoa, vem junto do nosso camarada Manuel Joaquim, apresentar felicitações por mais este aniversário de Adilan, o seu menino guineense.

Estão ambos de parabéns e merecem o melhor da vida.
__________

Notas de CV:

Vd. postes de:

10 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7261: História de vida (32): Adilan, nha minino. Ou como se fica com um menino nos braços - 1ª Parte (Manuel Joaquim)
e
12 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7267: História de vida (33): Adilan, nha minino. Ou como se fica com um menino nos braços - 2ª parte (Manuel Joaquim)

Vd. último poste da série de 10 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7582: Parabéns a você (200): Bernardino Rodrigues Parreira, ex-Fur Mil da CCAV 3365/BCAV 3846 e CCAÇ 16 (Guiné, 1971/73) (Tertúlia / Editores)

14 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Manuel Joaquim e ao seu "mininu"... Foi uma das mais belas e comoventes histórias que aqui publicámos no nosso blogue... Um dia gostaria de conhecer pessoalmente o Adilan, uma testemunha viva dos horrores da guerra mas também da grandeza humana, que não tem pátria ou partido...

dÉ uma história comovente, que eu li de rajada, emocionado, e pedi ao Eduardo para a "postar" imediatamente.

Eis o meu comentário na altura:

"Quase meio século depois do i9n
ício da guerra colonial, ainda há histórias, vivas, como esta, capazes de nos reconciliar com a humanidade! Os nossos filhos e netos, em Portugal e na Guiné-Bissau, têm que conhecer esta história que é um hino à compaixão, à solidariedade humana, ao amor, à fraternidade, à paz, à reconcialiação, ao futuro...

"O Manuel Joaquim e, claro, o outro protagonista da história, o seu 'mininu', o merecem honras de caixa alta, hoje, no nosso blogue... Merecem, no mínimo, uma salva de palmas quando a gente os encontrar, ao vivo, numa das nossos convívios da Tabanca Grande" (...)


Bom dia, Adilan! Um Alfa Bravo, camarigo Mnael Joaquim.


Luís Graça

Anónimo disse...

Parabéns ao Adilan, ao Manuel Joaquim e ao homeme grande Miguel Pessoa que manifesta com esta mensagem, simples na forma, mas de conteúdo intenso e profundo,a sua lhaneza de carácter ao relevar a atitude de grande nobreza do nosso camarigo Manuel Joaquim.

Gosto desta Tabanca

Vasco A. R. da Gama

Anónimo disse...

Parabéns ao Adilan pelo seu aniversário e parabéns ao Manuel Joaquim pelo seu grande gesto.
Votos de um dia bem passado.
Um abraço
Filomena

Luís Graça disse...

Vasco:

É justíssima essa homenagem também ao nosso Miguel Pessoa... Foi ele que tomou boa nota da data de aniversário do Adilan e, sensibilizado por esta história, fez questão de fazer um dos seus postalitos (cada vez mais desejados e cobiçados: já temos malta a emoldurá-los e tudo...).

Todos os dias nos vamos conhecendo um pouco mais e melhor nesta Tabanca Grande, debaixo do nosso frondoso e inspirador poilão...

admor disse...

Parabéns ao Adilan, porque é o HOMEM GRANDE que faz anos.
Parabéns ao Manuel Joaquim porque é o " principal culpado" desta" história de amor".
Parabéns ao Miguel Pessoa por lhes ter dedicado o seu génio e a sua memória.
Parabéns aos Editores por todo o seu trabalho e boa vontade.
Parabéns aos "Parabenizadores" que mais não são senão o "Espelho da Alma Lusitana".
Um grande abraço para todos.
Adriano Moreira

Anónimo disse...

Parabéns ao Adilan, pelo seu aniversário, ao Manuel Joaquim e família, pelo empenho, dedicação e amor patenteado, ao seu querido filho adoptivo, ao Miguel Pessoa, pela sua atenção e sensibilidade, que nos faz reviver a comovente história de amor, que hoje nos aglutina em torno da parabenização do aniversariante, J. M. S. C.

Adilan, que a vida te seja graciosa, com saúde, paz e serenidade, na companhia daqueles que amas.

Parabéns e Felicidade

Um abraço, extensivo a todos os teus familiares…

José Corceiro

joão coelho disse...

Como já referi aqui, fiquei do "lado de cá" da guerra, embora tenha prestado serviço voluntário na FAP, de 1963 a 1966. Sou visitante diário deste lugar e confesso que já não passo sem ele. Hoje, a atitude do Miguel Pessoa obriga-me a vir aqui dizer de como é bom para a nossa "saúde" ver/ler coisas assim, lembranças de acções de outros que enobrecem quem as traz ao conhecimento de todos. Um grande bem haja, Miguel Pessoa.

João Coelho

paulo santiago disse...

Parabéns Adilan...sê feliz!Recebe
um forte abraço

Para o Manuel Joaquim,Homem solidário,outro abraço com emoção.

...e o Miguel Pessoa também merece
uma saudação pela sua sensibilidade

Anónimo disse...

Parabéns Adilan!

Boa lembrança Miguel Pessoa.

Para o Adilan neste dia o desejo das maiores felicidades.

Que a vida lhe sorria pelos anos fora, junto dos que lhe são mais queridos, em particular o seu padrinho Manuel Joaquim.

um abraço

Mário Fitas

Joaquim Mexia Alves disse...

Pois então para o camarigo Adilan, (pois então também lá esteve!) e para o camarigo Manuel Joaquim um fortíssimo e camariguíssimo abraço de parabéns.

E também para o Miguel Pessoa, homem de coração grande.

Cesar Dias disse...

Parabéns Adilan, ao menino que hoje é um homem aqui fica o desejo de que tenha muita saúde e longa vida.
Para o Manuel Joaquim e Miguel Pessoa um forte abraço.
Bem Hajam
César Dias

Jorge Narciso disse...

Repetindo (com todo o gosto):
Parabens ao Adilan com Forte Abraço, extensivo aos meus Caros:
Manuel Joaquim pelo seu coração grande e ao Miguel pela sua sensibilidade.

Jorge Narciso

manuelmaia disse...

Caro Miguel Pessoa,

Hoje,para além do Adilan,aniversariante,do Manuel Joaquim que o trouxe e de ti próprio que te lembraste,e bem,desta data,por isso os meus parabéns aos três.
Na minha companhia havia um faxina,Armando,que dada a sua condição de orfão,foi adoptado pela família do meu amigo e camarada furriel Lim,um Micaelense
estraordinário que infelizmente desapareceu com outro camarada de igual valia,furriel Afonso(transmontano)num brutal acidente dois ou três dias antes de regressarmos.
Pois esse Armando,hoje dr.Armando(historiaador)foi educado pelos pais do Lima,que fizeram dele o que hoje é,um homem realizado sem as grilhetas do obscurantismo e o ferrete da ignorancia.
Actos como os do Manuel Joaquim e do Lima nunca poderão ficar esquecidos pela grandeza de carácter evidenciada pelos seus autores.

obrigado por me teres feito recordar o João Quental Costa Lima.
abraço
manuelmaia
manuelmaia

Manuel Joaquim disse...

Caro Miguel Pessoa

Muito obrigado pela lembrança e pelo teor desta mensagem.Este cartão vai ser emoldurado e entregue ao JM (Adilan), por ocasião dum almoço especial que irei ter com ele.

Caros camaradas

Esta mensagem, com o maravilhoso cunho emocional do Miguel Pessoa, foi direcionada para o JM através da filha mais velha ( ele não tem e-mail pessoal). Já me telefonou, todo atrapalhado com a surpresa,mas muito emocionado, pedindo-me que vos transmita os seus agradecimentos.

Emocionado e agradecido também estou eu, pelo teor dos vossos comentários."Sabe!..." sabe bem ler tais palavras, muito obrigado.

Prometo dar notícias sobre a comemoração do 50º aniversário do JM. Como é costume, a família irá reunir-se para o efeito. Temos de estar todos e, de semana, é difícil a reunião.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Um abraço