quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9196: O nosso sapatinho de Natal: Põe aqui o teu pezinho, devagar, devagarinho... (1): Gabriel Gonçalves (CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)

1. Comentário do nosso Arcanjo São Gabriel (o nosso cripto da CCAÇ 12) ao poste P9195 (*), com isso inaugurando esta série que será reservada à troca de memórias e outros eflúvios natalícios:


Lembro-me perfeitamente dessas festividades Natalícias em Bambadinca no ano de 1970, organizadas pelo nosso capelão Arsénio Puim. Na festa, à qual dei o meu contributo, recordo-me também do duo composto pelo Machado e pelo Vacas de Carvalho, que interpretaram "As Janeiras" , do saudoso Zeca Afonso. Foi uma festa bonita,  pá!

Ainda hoje tenho pena de não ter cantado uma música alusiva à quadra festiva, de autoria do maestro Alves Coelho Filho, que se intitula "Boas Festas". Como mais vale tarde que nunca, aqui vos deixo os versos, que servem de mensagem de Natal, para todos os camaradas da nossa tertúlia e respectivas famílias:

BOAS FESTAS

I


Em pequeno bem me lembro
Que meus pais com toda a fé,
Nesta noite de Dezembro
Esperavam Deus, p'la chaminé.

II

Hoje sou crescido, e sei
Que essa lenda, toda luz,
É do céu bondosa lei,
Em louvor do Bom Jesus!

Refrão

Boas festas, digo eu na minha voz,
Boas festas, é assim que o povo diz,
Boas festas, Deus nos dê, a todos nós,
Boas festas e um Natal muito feliz!

III

Se este mundo em desalinho,
Acorresse à chaminé,
Talvez Deus, no sapatinho,
Lá deixasse, amor e fé.

IV

E p'la noitinha ao deitar,
Mesmo os que a Deus são ingratos,
Ide pôr sem hesitar,
Na chaminé os sapatos!

Refrão

Boas festas etc etc

___________



Nota do editor:



(*) Vd. poste de 14 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9195: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69 / Mai 71) (10): O nosso Natal de 1970, em Bambadinca 

2 comentários:

Luís Graça disse...

GG: Vens lembrar, e bem, a nossa matriz cristã... Quem, na nossa infância, não acrediatava nessa lenda piedosa ? Fazia parte do nosso imaginário de crianças. As crianças precisam de magia. Mesmo quando crescem e se tornam homens adultos e soldados... Obrigado por esses versos, que eu não conhecia. Tens ideia se eram musicados ?

arcanjo disse...

Olá Luís: Sim são, a letra e música, são da autoria do maestro Alves Coelho Filho, e como disse, ainda hoje me arrependo de a não ter cantado nessa festa de Natal em Bambadinca. São uns versos lindos numa bela melodia.

Boas Festas e um abraço

GG