quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9549: Tabanca Grande (323): Jorge Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger da CART 3494/BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/74)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Jorge Araújo* (ex-Fur Mil Op Esp/Ranger da CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1972/74), com data de 28 de Fevereiro de 2012:


Caríssimo camarada Luís Graça,

Os meus melhores cumprimentos.
Com um atraso imperdoável e sem qualquer hipótese de defesa, anexo o texto que me foi pedido como condição para fazer parte da numerosa família de ex-militares que serviram no C.T.I.Guiné.
Na expectativa de merecer o V. superior apoio, sou
Com um forte abraço,
Saudações militantes,


Jorge Araújo
Ex-Furriel Mil Op Esp/RANGER,
CART 3494
Xime-Mansambo,
1972/1974




Cumprindo, tardiamente, a palavra dada no V Encontro Nacional realizado em Monte Real, em 26.Jun.2010, eis-nos à entrada da porta da TABANCA GRANDE,  esperando autorização para entrar.


Como manda a tradição, apresento a todos os camaradas que fazem parte desta já numerosa família de ex-combatentes na Guiné uma síntese daquela que é a nossa história de vida, em particular o «projecto militar», na medida em que ninguém é igual a ninguém; pois todo o Ser Humano é um estranho ímpar, como nos diz o poeta Carlos D. Andrade (1902-1987).


Natural da Freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde nasci em 10.Nov.1950, concluí o período da recruta, do Curso de Sargentos Milicianos, no R.I.5, nas Caldas da Rainha, em 26.Set.1971, tendo seguido de imediato para o Centro de Instrução de Operações Especiais (C.I.O.E.), em Lamego/Penude, a fim de aí completar a minha (e nossa) formação militar.


Concluído este processo, que seria o principal requisito de Mobilização para um dos três cenários possíveis da Guerra Ultramarina, eis que somos colocados no Regimento de Artilharia Pesada n.º 2 (RAP2), depois RASP; em Vila Nova de Gaia (Serra do Pilar), instituição que aguardava pela nossa chegada para nos dar a notícia que eu, e todos nós à época, já adivinhávamos – a mobilização (para o C.T.I.Guiné).


Seguiu-se, depois, a informação de que pertenceria à Companhia de Artilharia 3494, a última das três Companhias Operacionais que constituiriam o contingente do Batalhão de Artilharia 3873, o qual iria render o BART 2917 sediado na região de Bambadinca, leste da Guiné, local situado na margem esquerda do Rio Geba.


Considerando que o período final de instrução, também designado por I.A.O.,  foi realizado em Bolama durante o mês de Janeiro/1972, e uma vez que não tínhamos ainda gozado a Licença de Mobilização, nos termos do Artº. 20º das NNCCMU, a inclusão na CART 3494 foi adiada, vindo somente a ser concretizada no XIME, dois meses depois.


Durante a Comissão de Serviço, que durou até Abril de 1974, alguns foram os episódios que jamais esqueceremos, pelas aprendizagens que produziram em nós, em função da natureza de cada uma delas.
Desde logo a primeira a acontecer foi no dia 22.Abr.1972, sábado, pelas 08:30 horas, na emboscada sofrida pelo nosso GCOMB (4.º) na Ponta Coli (Xime) e referida na porta P6669* pelo nosso ex-Comandante Cap. Art. António José Pereira da Costa (Coronel de Artª. na Reserva), em que, num total de 23 elementos no terreno, as NT tiveram um morto (Furriel), dezassete feridos e, apenas, cinco ilesos, um dos quais fomos nós. No próximo dia 22 de Abril fará quarenta anos que registámos e guardamos as imagens desse contexto.


Oportunamente passaremos a escrito essas imagens, dando, assim, resposta ao desejo do nosso camarada e amigo Coronel Pereira da Costa. De referir que nessa mesma data se comemorou, em Portugal e no Brasil, a passagem do 472.º aniversário da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, conforme se prova na capa do Diário de Lisboa,  ao lado. São apenas meras coincidências. De referir, também, que esse mesmo dia 22 de Abril, mas de 1973, foi Domingo de Páscoa.


Seguiram-se outros episódios em que estivemos directamente ligados, cujas datas continuamos a lembrar: 10 de Agosto de 1972 (naufrágio no Rio Geba); 29 de Setembro de 1972 (ataque ao aquartelamento com armas pesadas, numa noite de intensa trovoada, dia em que o meu pai comemorou o seu 49.º aniversário); 01 de Dezembro de 1972, nova emboscada na Ponta Coli; 03 de Fevereiro de 1973, emboscada na Ponta Varela, entre outras.


Quanto ao presente, a nossa actividade profissional é a nível universitário, com uma prática docente de mais de duas décadas. Temos actualmente um vínculo institucional ao ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), em Portimão, do Grupo Lusófona, onde, para além de leccionarmos diversas Unidades Curriculares, coordenamos o ramo de Educação Física e Desporto, da Licenciatura em Educação Física e Desporto.


Realizamos o doutoramento na Universidade de León (Espanha) em 2009, em Ciências da Actividade Física e do Desporto, com a tese: "A prática Desportiva em Idade Escolar em Portugal – análise das influências nos itinerários entre a Escola e a Comunidade em Jovens até aos 11 anos".


Pelo exposto, espero merecer a confiança de todos os meus amigos ex- militares atabancados.


Um grande abraço para todos, deste cidadão que é, apenas, uma partícula da terra.
Jorge Araújo.




2. Comentário de CV:


Caro camarigo Jorge Araújo, está formalizada a tua adesão à Tabanca Grande.
Participaste já num dos nossos Encontros Nacionais, como se prova abaixo, pelo que és já uma cara conhecida para alguns de nós. E, de resto, já constas da nossa lista alfabética de "tabanqueiros", desde o nosso último convívio... Estás desculpado pelo atraso no envio deo "resto da papelada"...


O teu texto de apresentação está cinco estrelas pelo que adivinhamos muitas e boas histórias para o nosso espólio de memórias. Também aceitamos fotos legendadas,  ilustrando as histórias ou para publicar autonomamente como álbum fotográfico.

Há muita maneira de participar no nosso Blogue, haja um pouco de disponiblidade.


Posto isto, falta enviar-te um abraço de boas vindas em nome do Luís Graça, restantes editores e tertúlia em geral. Ficamos ao teu dispor. Parabéns pelo teu esforço de valorização académica e profissional


Pela tertúlia
Carlos Vinhal


Monte Real, Palace Hotel, 26 de Junho de 2010 > V Encontro Nacional do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné > Pessoal da CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74), visivelmente bem disposto, à hora dos aperitivos & entradas: Jorge Araújo (Almada), António Costa (Mem Martins / Sintra), Acácio Correia (Algés / Oeiras), António Sousa Bonito (Montemor-o-Velho) e Sousa de Castro (Viana do Castelo)... O Jorge e o Acácio são caras novas nos nossos encontros.


Vídeo (34''): Luís Graça (2010). Alojado em You Tube > Nhabijoes
____________


Notas de CV:


(*) Vd. poste de 2 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6669: V Convívio da Tabanca Grande (13): Caras novas (Parte II): Jorge Araújo, Acácio Correia, Manuel Carmelita, Eduardo Campos, João Malhão Gonçalves, Júlia Neto, Arménio Santos.. (Luís Graça)


Vd. último poste da série de 29 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9548: Tabanca Grande (322): Eduardo Estrela, ex-Fur Mil da CCAÇ 14 (Cuntima, 1969/71)

10 comentários:

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Parabéns Jorge!... Já não era sem tempo, agora, expõe cá para fora as tuas memórias, fotos e o que te aprouver. Espero encontrar-te em Monte Real, no VI encontro Nacional.
Um Abraço,
A. Castro

Luís Graça disse...

É uma equipa de peso, a da CART 3494, com o Sousa de Castro, o nosso "mais velho", o tabanqueiro nº 2, a servir de líder, a mostrar o caminho... Neste caso, Monte Real, 21 de abril de 2012. Bem aparecido, caro Jorge Araújo. Um Alfa Bravo. Luis

manuelmaia disse...

Caro Jorge Araújo,

Sê bem-vindo.
Já cá estavas apesar da só agora teres feito a oficialização.
Cá estaremos à espera das tuas histórias e memórias.
abraço
manuelmaia

Arménio Estorninho disse...

Caro Jorge Araújo, Saudações Amigas.

Efectuas-te uma boa entrada, espero que tenhas uma melhor estadia.

É o valor, a coragem, o animo sofredor dos Soldados que fazem a glória dos Generais. Da mesma maneira que o talento e a alma dos executantes da disciplina do desporto fazem dos seus Professores/Treinadores.

PS: Dado que tens a tua actividade profissional no ISMAT de Portimão, é de supor que resides nesta área e a acontecer somos vizinhos, porque eu sou natural e residente em Lagoa.

Com um Abraço
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

OK Camarada
Bem vindo a bordo!
A representação da 3494 tem mais um elemento que "saltou do banco" para ajudar a resolver o jogo de todos nós.
Um Alfa Bravo do
António J. P. Costa

Anónimo disse...

Para todos os camaradas que, até à data, tiveram a amabilidade de me enviar palavras amigas, tendentes a selar a minha inclusão neste grande grupo de tabanqueiros da Guiné, que diariamente faz questão de continuar a (trans)escrever as suas histórias de vida de inquestionável dimensão humana, o meu muito obrigado!

PS: Informo o camarada Arménio Estorninho, em particular de que não resido no Algarve, independentemente de aí ter a minha actividade profissional, mas sim em Almada.

Um abraço,
Jorge Araújo.

Hélder Valério disse...

Caro Jorge Araújo

Pois que sejas muito bem vindo a este grupo.
Li no teu comentário de agradecimento que vives em Almada, ou seja, no Distrito de Setúbal... ora bem, isso significa que teremos que contar contigo para qualquer coisa que se venha a fazer futuramente ...
Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Hélder Valério,

Claro que sim!
Porém, teremos sempre de enquadrar esses eventos com a ditadura das agendas.

Um abraço,

Jorge Araújo.

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Jorge Araújo

Obrigado pela tua reacção concordatória. Vamos com calma!

Claro que a 'ditadura das agendas' é de ter em conta mas há mais, isto não pode ser o "sempre em festa"!

Abraço
Hélder S.