segunda-feira, 16 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10156: Tabanca Grande (350): Bernardino Cardoso, ex-fur mil, Pel Rec Panhard 2024 (Bula, jan 1968/dez 1969), grã-tabanqueiro nº 567

1. Mensagem do Bernardino Cardoso, deixada em 9 do corrente, na página do Facebook da Tabanca Grande.

Será privilégio meu pertencer à Tabanca Grande. Não fazia a menor ideia que havia um blogue [, Luís Graça & Camaradas da Guiné,] ou mesmo uma página no Facebook [, Tabanca Grande Luís Graça,] apenas relacionada com a Guiné. 

Passo a apresentar-me.

Em 14/1/68 cheguei a Bissau a bordo do Quanza. Como bom periquito que era, saltei do navio para cima duma GMC que nos levou a passar pelos Adidos onde nos deram uma ração de combate.

Como estava cheio de sede por causa do novo clima, bebi a primeira e única Coca-Cola. Esta era genuína. Voltei a saltar para a GMC e os soldados da escolta aconselharam-me a tirar as divisas porque íamos viajar até Bula, mais ou menos 30 km e depois do Rio as coisas podiam ser feias.


Estão a ver como se encorajam os piras, não é verdade? Atravessámos o rio [ Mansoa,] na jangada em João Landim [, foto à esquerda, de Virgínio Briote,] e lá seguimos até Bula.


De Bissau,  nem o cheiro. Se eu não fosse pira, sabia muito bem que se as coisas fossem assim ruins, toda a gente teria levado uma G3 nas unhas. Na verdade o território ali era já de guerra plena mas não era caso para tanto. A escolta era suficiente para para tomar conta do caso.


Era um novo PEL REC de Cavalaria, o 2024 que ia operar as Panhards que aí estavam estacionadas. Mas era um pelotão especial pois levava 30 Soldados atiradores, 2 cabos mecânicos do quadro, 12 Furrieis de Rec, 1 Fur rádio montador, 2 Sargentos, e 2 Tenentes do quadro. Isto porque tinha em vista a formação dum Esquadrão de Rec Cav, como veio a acontecer (, o EREC 2454, ) comandado pelo, na altura, Capitão Manuel Monge, homem de grande carácter e elevação.


Durante a comissão fiz serviços em Bula, Teixeira Pinto, Pelundo e Có para além de imensas viagens, como seria de esperar, para um pelotão que escoltava colunas de todo o tipo.


Saudações combatentes.


Bula, Jan68 / Dez69, Bernardino Cardoso,
ex-fur mil rec cav


2. Comentário do editor L.G.:

Sê bem vindo, camarada! Passas a ser o grã-tabanqueiro nº 567!

De acordo com os ainda escassos dados que possuímos sobre este  novo grã-tabanqueiro, sabemos que o Bernardino Cardoso - vd. a respetiva página no Facebook -, nasceu em 1 de fevereiro de 1945, andou no Colégio João de Deus, no Porto, entre 1961 e 1963, e trabalhou como inspetor no Círculo de Leitores.

De qualquer modo, temos muito gosto em aceitá-lo na nossa Tabanca Grande e assentá-lo no bentém, sob o nosso mítico poilão, à sombra do qual convivem, há mais de oito anos, mais de meio milhar de camaradas (e amigos) da Guiné.

Bernardino: para completar o teu pedido (formal) de adesão à Tabanca Grande, gostaríamos que  nos mandasse uma foto (ou mais) digitalizada do seu tempo de Bula, e que nos contasses mais alguma coisa sobre as andanças do seu Pel Rec 2024. Também era conveniente termos o teu endereço de email, para troca de mensagens (a nível interno). Todos os elementos informativos sobre o nosso blogue, estão afixados na coluna do lado esquerdo, incluindo o nosso endereço e os contactos dos nossos editores.


Segundo informação do nosso colaborador permanente José Martins, o Pel Rec 2024 [, imagem á esquerda do respetivo crachá, cortesia do sítio Ultramar Terraweb], foi mobilizado pelo RC 7, Lisboa, e esteve no TO da Guiné entre  Jan 68 e Nov 69, sendo depois  integrado no ERec 2454.

Ainda recentemente, e segundo imformação constante no síto Ultramara Terraweb, realizou-se em 12 de maio de 2012, em Algeruz, Palmela, no Clube Golfe do Montado, o almoço de confraternização dos camaradas de cavalaria que passaram por Bula (1968/71), a saber, o Esquadrão de Reconhecimento AML 2454, o Pelotão de Reconhecimento AML 2024 e o Esquadrão de Reconhecimento 2641 (1.ª fase)... A organização do evento esteve a cargo de Custódio Morais e Vânia Morais Contactos: tefef 265 718 651 / telem 936 924 944).
__________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10151: Tabanca Grande (349): Abel Moreira dos Santos, ex-Soldado Atirador da CART 1742 (Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69)

3 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Caro Bernardino
O que aconteceu contigo, o chamado meter cagaço aos piras, era usual. No meu tempo, em Março de 64, quando cheguei a bordo do Uige, foi logo na hora que os camaradas do SPM ainda dentro do barco, começaram a contar cobras e lagartos de emboscadas monumentais, mortos ás dezenas, etc., quando eles só vendiam selos, nunca tinham saido de Bissau, e muitos nem eram militares mas sim graduados pois eram funcionários dos correios civis. Alguns que hoje contam grandes cenas, nunca passaram por elas, pois ainda á pouco tempo em plena TV, um cromo que ficou só em Bissau porque era cantor, disse em pleno auditório que tinha sido um combatente e passado por cenas terriveis. O que vale é que o velho ditado tem que ser aplicado por nós "os cães ladram e a caravana passa". Um abraço, saude e boas vindas.
Rogerio Cardoso
Cart.Art.643-AGUIAS NEGRAS-Bissorã

armando pires disse...

E pronto!
este comentário é mais para a malta do blog do que própriamente com o Bernardino Cardoso a quem já me apresentei em várias trocas de de comentários na nossa página do FB.
O que eu comento aqui é a grandeza da nossa Tabanca que me permitiu "reencontrar" o velho Furriel Cardoso, com quem estive em Bula, e junto de quem, no aquartelamento das Panhard's, eu tive o meu batismo de fogo.
Não é extraordinário?
armando pires

Manuel Carvalho disse...

Caro camarada Bernardino

Sou do teu tempo na guine 68/70 e também andei por Pelundo, Teixeira Pinto e Jolmete que como bem sabes é ao lado de Bula.Conheci pessoal do pelotão Panhard 1143 o Sarg. Américo Picado o Lopes e outros do teu Pel. não me lembro de ninguém. Nunca fizes-te escoltas a Jolmete? E Teixeira Pinto Có antes da capinagem da estrada? Aquilo não era fácil.Se quiseres encontrar pessoal da Guiné aparece uma quarta feira para almoçar no Milho Rei em Matosinhos por volta do meio dia, estamos sempre lá muitos.
Bem vindo ao Blogue e um abraço

Manuel Carvalho
Ccaç 2366 Jolmete