quinta-feira, 19 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10172: Fauna & Flora (29): Que raio de cobra é esta? (José Colaço)


1. O nosso camarada José Colaço, (ex-Soldado Trms da CCAÇ 557, CachilBissau e Bafatá, 1963/65), enviou-nos em 10 de Julho a seguinte mensagem. 


Camaradas,

Para os analistas.

Será que é possível dizerem-me que tipo de cobra é esta que se vê morta na foto? 

Foi abatida  na mata das cobras no Cachil, após uma luta para a fazer cair de uma palmeira. 

Um dos processos usados para ela cair, foi atear fogo à palmeira. 


Os nativos diziam que era cobra cuspideira, tinham razão ou não?

Um abraço,
José Colaço
____________ 

Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 

7 comentários:

Anónimo disse...

Mamba, quase com certeza.

'Cuspideira' é uma designação comum da mamba, julgo que em geral da negra, porque pode esguichar veneno em direcção ao que brilha, sendo, no nosso caso, perigosa porque atinge os olhos.

SNogueira

Alcides Silva disse...

Camarada José Colaço, pelo que vi em Catió a cobra cuspideira é fina e tem cerca 50cm, vi uma parecida com a da foto, que ia mamar na vaca do capitão Boltelho comandante da CCS,BART 1913, em determinada altura ao chegar junto do corrar onde tinha a vaca vinha uma a sair depois de ter mamdo, foram buscar uma caçadeira para abater a cobra, ela fugiu por uma palmeira acima, os tiros de caçadeira não acertaram, ela lá de cima da palmeira mete o rabo na boca e manda-se para baixo, todos a fugir, ela desapareceu pelo capim fora, eu proximo da batida à cobra a rir, porque estavam a tentar abatela mas o medo era tanto que não conseguiram acertar.
Isto foi uma das passagens que de vês enquadro lebra o passado. Um abraço.

Anónimo disse...

Viva Colaço!

Nem sabe o medo que eu tenho destes bichos! Apavoram-me! mesmo depois de mortos.

Mas admito que outras pessoas gostem e até se interessem pela classe a que pertencem...eu fugia sempre, se o medo me deixasse.

Coisas de mulher!

Saudações amigas, da

Felismina

Anónimo disse...

Parece uma mamba.

Quanto à designação 'cuspideira', que se aplica a cobras que projectam veneno em direcção ao que brilha -os olhos p.expl-, sempre ouvi chamar cuspideiras às mambas negras, porém, por força deste comentário, consultei o All Mighty Google onde se informa que a mamba (Dendroaspis polylepis) não é cuspideira e cuspideira é a cobra-naja (Naja mossambica).
Serão vagamente semelhantes -nunca vi uma naja- uma vez que ambas são escuras, compridas e finas e ambas alargam o pescoço quando se levantam.

Já agora, julgo que não chamam cuspideira à mamba verde, a qual é muita vezes confundida, na designação, com uma pequena cobra verde clara -a cobra do café- também muito perigosa mas que não sei se é da família mamba e isto, porque a mamba verde (que é de um verde pardacento) é também uma serpente das árvores, palmeiras e cafezeiros, ao contrário da mamba negra que vive e caça no chão.

Em resumo, esta parece ser mamba e será provavelmente uma mamba verde, uma variante frequente na Guiné e uma vez que a mamba negra aparece em Moçambique e mais escassamente, em Angola e a naja só aparece em Moçambique.

SNogueira

José Botelho Colaço disse...

Aqui na foto é difícil ver a cor exacta, mas era esverdeada.

José Botelho Colaço disse...

Obrigado.
Após ler os comentários tive a curiosidade de consultar o google e não deve haver dúvidas que era uma Mamba - verde não cospe mas não deixa de ser perigosa, eis a razão dos nativos se mandarem das palmeiras em queda livre quando as encontravam.

Marcilio Rodrigues disse...

Essa é uma Muçurana, ele tem hábitos diurnos e é bastante rápida e agil em seus movimentos, por incrível que pareça ela se alimenta de outras cobras peçonhentas, venenosas.
Porem eu não sei se ela é venenosa.