segunda-feira, 16 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10158: (Ex)citações (189): Chamem-lhe destino, providência, desígnio ou simplesmente sorte... mas a verdade é que eu estive para me sentar duas vezes no lugar do morto (Jorge Narciso, ex-1º cabo espec MMA, Bissalanca, BA 12, 1969/70)


1. Comentário, com data de hoje, de Jorge Narciso [, foto acima, do próprio,] ao poste P10144 (*):

Luís:

Antes de mais agradecer-te as muito gentis palavras que me diriges, especialmente no realce da homenagem prestada aqueles nossos camaradas.

Relativamente ao teu ultimo comentário, é correto que no heli canhão existiam dois únicos lugares (sentados), o do Piloto e,  na sua retaguarda e virado lateralmente para o exterior,  o do apontador que manobrava o canhão colocado entre as suas pernas. 

No entanto e como relatei no Post 5756, uns meses após este acidente acabei mesmo por fazer um curto voo num canhão, de pé por detrás do apontador, entre o corredor de Guileje e Aldeia Formosa, quando da captura do Cap Peralta (cubano).

Mas,  no caso ora tratado, o que estava efetivamente combinado e autorizado,  era que eu no regresso da operação ocupasse o "lugar" do Machadinho, trocando ele para o heli onde afinal acabei eu por voar. 

Mas este não foi caso único no que me diz respeito.

Durante o meu periodo de Guiné, registaram-se dois únicos acidentes aéreos mortais e ambos com helis. 

Pouco mais de um ano após este (em 25 de julho de 70) aconteceu o que,  no Rio Mansoa, vitimou o Alf Manso (Piloto), 4 deputados em visita à Guiné e um capitão do Exército, salvo erro chamado Carvalho.

Sobre o mesmo escrevi em comentário ao Post 5176 o seguinte: 

(...) Porque estava escalado para esse voo, tendo inclusive estado pronto a partir, no helicóptero acidentado (já com os rotores a funcionar e portas fechadas), só não seguindo porque chegou entretanto à placa o malogrado Capitão do Exército para integrar a visita e que face à lotação completa que se registava nos helis, tomou o meu lugar por determinação do comandante de Esquadra, seguindo a missão com o suporte técnico do Mecânico Electricista ( Jorge Caiano) já antes sediado no Heli 1 (...).

Assim, como lhe queiramos chamar: destino, providência, desígnio, ou meramente sorte, se a chuva de Galomaro e aquela tardia chegada do malogrado Cap Carvalho não tivessem no primeiro caso evitado que tomasse um lugar e no segundo me retirado doutro, ambos com caminho sem retorno,  o facto é que a transmissão destas emoções teria, hoje, seguramente outro relator.

Quanto ao comentário do leitor S. Nogueira, que agradeço, só através dele tomei conhecimento do testemunho do Dâmaso [Post P4742], com quem, aliás, numa recente iniciativa do Blogue da BA12 [, Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74,],  almocei lado a lado, sem que tivessemos abordado o tema do acidente, desconhecedores que ambos o tinhamos presenciado. (**)

Com um abraço

Jorge Narciso
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Notas do editor:

(*) 12 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10144: In Memoriam (121): António Machado, 1.º Cabo Especialista MARME, e António Rodrigues, Capitão Pilav, que pereceram num acidente de helicóptero no dia 12 de Julho de 1969, em Bafatá (Jorge Narciso)

1 comentário:

Alfredo Miranda disse...

Camarada Jorge Narciso como relatou eu estou convicto que ha detino sim sr não fora o destino e como diz outro estaria a fazer este comentario triste Jorge o que me leva a faser este comentario é pera lhe perguntar se tem conhecimento de um helicopetro apreendido ao paigs ou IN. (india november)gostaria que me informa-se porque eu estive em Bula em 69 e Bissorã em 70 e em 69 eu fui aí ter com um amigo do Porto e tive a oportunidade de almoçar na base aerea e eu me lembro de o ver estacionado num lateral da pista gostaria que me respondessa ou para aqui ou o meu email é alfredomiranda@sapo.pt o meu obrigado com um grande abraço