Lembremos a sua mensagem de apresentação:
Este trabalho que vai ser publicado em 6 Postes, correspondentes a outros tantos subtítulos, foi concebido como "peça única".
Posteriormente foi seccionado e ilustrado, sem perder as caraterísticas iniciais.
Um abraço
Manuel Vaz
UMA VISÃO ALARGADA DO ATAQUE A GADAMAEL
DOS ANTECEDENTES ÀS CONSEQUÊNCIAS
4 - OS PARAQUEDISTAS DESEMBARCAM E RESOLVEM
____________
Nota do editor
Vd. os primeiros três postes da série de:
26 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11477: Uma visão alargada do ataque a Gadamael - Dos antecedentes às consequências (1): Ofensiva do PAIGC na ZA de Gadamael até 22MAI73 (Manuel Vaz)
12 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11560: Uma visão alargada do ataque a Gadamael - Dos antecedentes às consequências (2): A fronteira sul na mira de Amílcar Cabral (Manuel Vaz)
e
31 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11659: Uma visão alargada do ataque a Gadamael - Dos antecedentes às consequências (3): Os sem-abrigo refugiam-se no tarrafo (Manuel Vaz)
4 comentários:
Caro Manuel Vaz,
Cordiais saudações.
Um grande serviço!
Prestado a todos, especialmente a "a quem muito por lá deixou".
forte abraço
Vasco
VASCO PIRES
onde se lê: Vasco
Caro amigo Manuel Vaz os meus parabéns pelo teu meticuloso trabalho, onde impera o rigor na descrição dos factos.
É de facto um trabalho notável, até na cronologia das várias situações ocorridas em Gadamael.
Na tua última nota de rodapé (12), onde existe a dúvida sobre a verdadeira finalidade do PAIGC na minagem da estrada de Guileje, nas imediações de Ganturé, tenho uma opinião alicerçada nas declarações de um dos comandantes do PAIGC. O objetivo era impedir que não se realizasse a coluna de reabastecimento, no dia 18 de Maio, bloqueando a estrada nas saídas de Guileje e de Gadamael. Como Guileje acionou a emboscada primeiro, os camaradas de Gadamael ficaram na expectativa e acabaram por não sair do aquartelamento. Eles conheciam todo o processo de coordenação das colunas de reabastecimento, por informações obtidas, junto de um milícia de Guileje, Aliu Bari, capturado 15 dias antes, quando caçava.
Desculpa a intromissão. Não altera o teu trabalho, só acrescenta mais uma provável hipótese sobre uma dúvida que persiste.
Um abraço amigo.
Manuel Reis
Camaradas V. Pires e M. Reis:
Agradeço a V/ participação e comentários.
Quanto à minagem da estrada, fiquei
confrontado com vários elementos:montagem recente das minas; desconhecimento sobre o tipo de minas e do avanço das forças de Gadamael. Se estas tivessem ultrapassado o local, associado à montagem recente das minas, como se diz no relatório, o objetivo seria proteger as BF.
Fizeste bem, M. Reis, em esclarecer que as forças de Gsdamael não chegaram a sair.
Um abraço para V/. -Manuel Vaz
Enviar um comentário