segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12770: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (5) : Quinta e última parte (pp. 19-21): O jornal "Atalaia" , a rádio "CISMI"... e as 29 capelas e igrejas de Tavira


Foto nº 15 A > Pormenor do jantar do dia  do juramento de bandeira. (1)... O Tony Levezinho, visto de perfil, tendo em frente (lado direito da foto, a olhar para a máquina) o César Dias, que por sua vez tem à sua direita o Fernando Hipólito... Os três tiveram destinos diferentes: o Hipólito foi para Angola, o Levezinho e o Dias para a Guiné, um para Bambadinca e outro para Mansoa...


Foto nº 15 B > Pormenor do jantar do dia  do juramento de bandeira. (2)... 



Foto nº 14 A > Desfile do juramento de bandeira (1)



Foto nº 14 B >  Desfile do juramento de bandeira (2)



Foto nº 14 >  Desfile do juramento de bandeira (3)




Foto nº  13 >  Desfile do juramento de bandeira (4)



Foto nº 13 A >  Desfile do juramento de bandeira (5)



Foto nº 13 B Desfile do juramento de bandeira (6)


Tavira > Quartel da Atalaia > CISMI > 2º semestre de 1968 > O grande dia do Juramento de Bandeira...


Fotos (e legendas): © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]





1. V e última parte da brochura "Guia do Instruendo" (Tavira, CISMI, 1968), pp. 19-21 (*):













Páginas, de 19 a  21,  não numeradas, do "Guia do Instruendo", usado no CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, em Tavira, na altura em que o César Dias lá fez a recruta e a especialidade (sapador) (2º semestre de 1968).

O documento, de 21 páginas, era policopiado a "stencil". O César Dias mandou-nos o documento em "power point", com 21 "slides". As páginas foram convertidas em formato jpg. O original foi-lhe dado pelo seu camarada de recruta, o Fernando Hipólito, que foi depois mobilizado para Angola, enquanto o César foi parar à Guiné. Já aqui agradecemos, publicamente, aos dois.


Imagens (digitalizadas): © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]


PS - A última parte (pp. 20 e 21) era da "lavra do capelão", que transcreve, sem o citar, na p. 20,  um poema, célebre, da II Guerra Mundial, conhecido como "Conversation" [, Conversa com Deus,] de um soldado americano do Kansas City, Frances Angermayer... Encontrei aqui a tradução portuguesa... no sítio do Museu da RTP [, da autoria do major capelão militar do Governo Militar de Lisboa, padre Arnaldo Duarte, e lida num programa gravado em 23/2/1961, numa das palestras do ciclo "Defesa Nacional", com o título: "Os capelães militares na paz e na guerra"].  E  já agora,  o original, em inglês, para os mais curiosos e estudiosos destas coisas (LG)...

____________

Nota do editor:

Postes anteriores da série:

21 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12750: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (3) : Parte III (pp. 13-16)

12 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12708: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito  e digitalizado por César Dias) (2) : Parte II (pp. 7-12)

10 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12703: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido  pro Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (1) : Parte I (pp. 1-6)



12 comentários:

Luís Graça disse...

Tony [Levezinho] (c/c César Dias):

Sabes que eu não sabia que tinhas estado em Tavira, na recruta!... Tu, o Humberto, o Branquinho... E quem mais ?

Decompus as fotos do César Dias à procura de caras conhecidas... Foi através do César que vim a saber este facto... Na realidade, só te conheci, a ti, e ao Humberto, e ao resto dos furriéis e alferes milicianos da CCAÇ 2590, futura CCAÇ 12, em Santa Margarida... Eu ia de luvas, e camisola preta, quando nos conhecemos...

Na realidade, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é... Grande!...

Estive lá há três semanas, em Tavira, a "matar saudades" (, não me perguntes de quê!)... Um fim de semana maravilhoso, no "Convento das Bernardas", junto às salinas... É um projeto de reabilitação do nosso "Prémio Nobel" da arquitetura, o Souto Mouro, da grande escola do Porto, de que sou admirador... Também já passei por Santa Maria do Bouro, outro projeto dele...

Um dia, se puderes, fica lá um fim de semana, com a tua Isabel, em Santa Maria do Bouro... Há promoções que vale aproveitar... Mas antes tens que passar por (e ficar em) Candoz, que também é um sítio deslumbrante, com o Douro, no fundo do vale, e a serra de Montemuro por cima da tua cabeça...

Um abração camarigo (, extensivo ao César Dias que me mandou uma série de preciosidades: o guia do instruendo + fotos do seu álbum do CISMI + fotos do Hipólito...).

Luis

Luís Graça disse...

Uma verdadeira "linha de montagem"... Entrava-se, nesta fábrica, como matéria-prima, tosca, e saí-se de lá, um verdadeiro soldado, aprumado, disciplinado, padronizado, nivelado, enfim, um homem feito, "pronto a lutar e a morrer pela pátria"!...

Não conheço, a par da Igreja, organização tão eficaz e eficiente, como o exército, a "formatar seres humanos"...

Carlos Silva disse...

César Dias

Na 2ª foto reconheço o Freitas da CCaç 2547 do meu Bat Caç 2879 - Sector de Farim
Um abraço
Carlos Silva

Cesar Dias disse...

Carlos Silva
É verdade, é o Freitas, ele aparece em várias nesta série, podes ver as fotos 10 e 11 no post P12759, ele fazia parte comigo do grupo IN na semana de campo, já agora quando entraste para as Caldas estive lá eu e alguns destes miudos como cabos milicianos, mas não chegámos a acabar a vossa recruta porque fomos á pressa a Santa Margarida, pois tinhamos barco marcado pelo Homem do monóculo.
Um abraço Carlos

manuel carvalho disse...

É verdade Luís nós saiamos da recruta como se tivessemos passado por um molde. Eu lembro-me que no fim de semana, de tão habituado que estava a trazer a G3 pendurada no braço, que repentinamente pensava onde está a minha arma?E mais tarde percebi a razão daquilo, ter a arma sempre na mão dava muito jeito.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

César Dias
segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014 23:05

Olá Luis, é só para te deixar o e-mail do Hipólito. (...)

Aproveito para te dizer que gosto muito do tratamento que deste a esse material, conseguiste valorizar muito uns papeis que ficariam esquecidos por aqui até voltarem para outra cesta de papeis, até o Carlos Silva já descobriu gente do Batalhão dele.

Fico-te grato, o Hipólito está radiante.
Um abraço Luis
César

Luís Graça disse...

Obrigado, César... E Hipólito!...

É para isto que o blogue serve... Ainda tenho umas folhas que me mandaste, com instruções do cmdt da 3ª companhia...

Acrescentei, esta manhã, algo mais ao poste... Fiz referência ao poema "Conversa com Deus", que descobri que era de uma soldado americano da II Guerra Mundia (p. 20)...

Relê o poste, além disso faltava a última página, a 21...

Tens algum ideia de quem era o capelão, no nosso tempo ? E quem será o autor do "guia do instruendo" ? O diretor do CSM ?


PS - Já associei o Fernando Hipólito como co-autor... É da mais elementar justiça. Já corrigir os cinco postes... E gostava que ele aceitasse o meu convite para se sentar, connosco, debaixo do poilão da nossa Tabanca Grande!... Mesmo que tenha ido parar a Angola, foi n osso camarada do CISMI... e recuperou-nos esse precioso documento, o "guia do instruendo"...

Até há uns dias atrás, Tavira e CISMIO eram uma parte escura da "lua das minhas memórias"... Obrigado aos dois...

Anónimo disse...

Fernando Hipólito

quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014 22:11

Luís Graça:

Agradeço a consideração demonstrada.Tentarei ser útil no que for possível.Estive em Angola e a amizade criada
nesse Teatro de Guerra perdura até hoje com encontros mensais de ex -camaradas.O mesmo acontece com o
César,através de Emails.
Sobre O Autor do Guia do Instruendo,nada está assinalado no Caderno.
Um grande abraço
Hipólito

Arménio Estorninho disse...

Tendo tido o cuidado de estar mais atento às fotos do CISMI de Tavira, penso que identifiquei alguns instruendos, que comigo frequentaram o Curso Secundário da Escola Técnica de Silves.

Entre outros, tive a presunção de na foto 15A ter referenciado o meu amigo Orlando, já dialoguei com ele sobre o SISMI de Tavira, 2º Semestre de 1968 e outros Instruendos, tendo-se identificado com o mesmos.

À direita de Fernando Hipólito está o Orlando, que depois da recruta ficou mais seis meses em Tavira para frequentar uma Especialidade e tendo sido requisitado para a Força Aérea.

O meu amigo Orlando, é Aposentado, tem como hoby a columbofilia e não tem computador, por isso irei entregar-lhe uma cópia da foto 15A e provavelmente identificará outros Instruendos.

Com um Abraço
Arménio Estorninho


Cesar Dias disse...

Arménio, tens toda a razão, o Orlando Gouveia é esse que identificaste, mas dada a sua estatura avantajada, nós demos-lhe a alcunha do Infézado.
Se estiveres com ele fala-lhe de mim,pois passámos ambos por uma situação que ele nunca esqueceu, assim como eu.
Um abraço
César Dias

Arménio Estorninho disse...

Caro César Dias, a situação que dizes que ele nunca esqueceu e tu também não e por pura coincidência suponho que é aquela que ele contara-me.

Disse ele, que certo dia aquando da feitura de um texto perguntara a outro instruendo quanto tempo faltava para o termo da hora;
Porém, o Tenente Madeira apercebeu-se do movimento, tendo a sensação de que tratava-se de troca de ideias e então tirou-lhes os textos e tiveram nota zero.

Ele não ficou indiferente contigo, quando eu com ele dialogar combinaremos um "almoço" e darei o teu contato.

Com um abraço
Arménio Estorninho



Anónimo disse...

Já em tempos o Cesar Dias tinha escrito o seguinte comentário´, no poste P6646, de 21/5/2010


Caro Luis

Como costumas dizer, "o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande", acabo de reconhecer na primeira foto três camaradas da recruta em Tavira, o Levezinho, o Branquinho e o Fernandes, 7º Pelotão da 3ª Companhia no 3º turno de 68. Nunca mais os encontrei, e pelos vistos, segundo a legenda o Levezinho foi meu colega na Petrogal, mas deve ter sido em Lisboa , como estive sempre em Sines os nossos serviços nunca se cruzaram.
Bem hajas
César Dias

sexta-feira, Maio 21, 2010 10:45:00

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/05/guine-6374-p6446-minha-ccac-12.html


21 DE MAIO DE 2010

Guiné 63/74 - P6447: A minha CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971) (1): Composição orgânica (Luís Graça)