quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12776: Ser solidário (158): Gente amiga da ONGD Ajuda Amiga: o cor comando ref Hélder Vaz Pereira, presidente do conselho Fiscal, que viveu desde os 4 anos em Bissau... (Armando Pires)


ONGD Ajuda Amiga > Camarate > 27/1/2014 >"Equipa de voluntários pronta para carregar"... Para além dos nossos grã-tabanqueiros Carlos Fortunato, Manuel Joaquim e Armando Pires, há que assinalar a presença, nesta equipa da "Ajuda Amiga", do Hélder Vaz Pereira, o quarto elemento, branco, de boné e cachecol, a contar da direita para a esquerda... A seguir a ele, um 5ºelemento, sócio da Ajuda Amiga, o José Alves (que, como diz o Carlos Silva, que deve ter sido o fotógrafo de serviço, é "um grande colaborador que paga para ajudar"!,,,).  Os restantes elementos são guineenses que costumam também dar uma ajuda à... Ajuda Amiga.



ONGD  Ajuda Amiga > Camarate > 28/1/2014 >  O contentor  de 2014 está quse  cheio que nem um ovo, com 22 toneladas de material  diverso destinado à Guiné-Bissau... "Com o contentor quase cheio o Carlos Silva (, 2º vice-presidente para Logística) orienta as operações finais, pensando como poderá aproveitar ao máximo o pouco espaço disponível"... Mas o Car,los não aparece na foto, quem eu bem identifico é o Manuel Joaquim...



ONGD Ajuda Amiga > Camarate > 28/1/2014 > "Contentor da Ajuda Amiga a caminho de Bissau"


(...) "Os bens com ajuda humanitária e apoio ao desenvolvimento vão iniciaram a sua caminhada para Bissau, nos dias 27 e 28/1/2014, com o transporte terrestre do armazém da Ajuda Amiga na Amadora, para a Portline Logistics em Camarate, são 22 toneladas de ajuda.

As 1.450 caixas prontas para seguirem, não couberam todas no contentor, pelo que seguiram apenas 1.312 caixas tendo-me aproveitado todo o espaço possível.

As caixas que não seguiram tinham sido pré-seleccionadas, e eram para completarem qualquer espaço vazio, resultante de um erro de calculo, ficando deste modo garantido o uso de todo o espaço do contentor.

Foi uma pesada tarefa mas com a ajuda dos voluntários, (muitos deles guineenses que estão desempregados, e que assim dão o seu apoio à Guiné-Bissau), do Exército Português, e com muito esforço dos jovens voluntários que já passaram os 65 anos mas que continuam activos, tudo decorreu como planeado.

O contentor enviado é o maior que a Portline possui, isto é um 40 HC, com cerca de 12,05mx2,34mx2,68m.

A partida do navio está marcada para o dia 12-02-2014, e a sua chegada a Bissau para o dia 28-02-2014.


Entre os bens enviados seguirão 42.000 livros para apoiar o ensino na Guiné-Bissau, e apoiar a defesa e difusão da língua portuguesa. Este é maior número de livros enviado até à data, os quais somados aos 122.000 livros enviados nos anos anteriores, dá um total de 164.000 livros". (...)

Fonte: Ajuda Amiga > Notícias > 2014

Fotos (e legendas): Cortesia de ONGD Ajuda Amiga (2014) [Edição: LG]


Armando Pires, 2014. Foto de LG
1. Mensagem do Armando Pires [, foto atual à direita]:


Data: 25 de Fevereiro de 2014 às 20:03

Assunto: P12772 (*)

Meu caro Luís Graça.

Camarada e Amigo.


Acabo de ler o P12772 (*), e de ver aquela foto do pessoal da Ajuda Amiga diante do contentor.

Porque não o conheces, nem sequer é membro da nossa Tabanca, não identificas aquela "rapaz" magrinho, de boné e lenço enrolado ao pescoço.

Como simples curiosidade (embora como vais ver é até uma curiosidade bem grande), aquele "rapaz" é o coronel comando reformado Hélder Vaz Pereira, que viveu na Guiné (esta a curiosidade) desde os 4 anos de idade.

O Hélder é um dos membros mais entusiastas da Ajuda Amiga, de que é presidente do conselho fiscal, e tem arrastado,  para cooperar connosco,  outros "miúdos" que cresceram com ele na Guiné.

E pronto, fica a descoberto mais uma ponta do véu. (**)

Um grande abraço para ti. Armando Pires

___________________

Notas do editor:

(*) Vd., poste de 25 de fevereiro de  2014 > Guiné 63/74 - P12772: In Memoriam (184): Carlos Schwarz da Silva (1949-2014)... Pepito ca mori!... E obrigado, homem grande e querido amigo, pelo teu calendário de 2014, com belíssimas fotos do Ernst Schade sobre as gentes da tua terra que tu amavas como poucos (Luís Graça)

4 comentários:

Carlos Silva disse...

Eh pá, ó Armando

Já que falam em nomes devo dizer que o 1º branco/preto, do lado esqº da 1ª foto é o nosso sócio José Alves, um grande colaborador, que paga para ajudar.

E digo isto porque em 1970 em Jumbembem a malta trabalhava que se fartava no reoordenamento na construção das tabancas e um indígena dos diabos, o sacana gozava com a malta, sempre a dizer " TRABALHA BRANCO" e o branco continua a trabalhar e há 3 anos encontrei-o em Cuntima e o sacana continuava a rir-se quando eu lhe disse: Como vês o branco continua a trabalhar para preto... Enfim isto é um gozo...

Na 2ª foto, fazem um trocadilho, ora estou ora não estou, mas sou eu que estou nos finalmentes a apanhar chuva na tola.
Um abraço
Carlos Silva

paulo santiago disse...

O Coronel Comando Hélder Pereira,começou por ser Furriel Miliciano na CCAÇ 18.Por proposta do
"Ruizinho"na altura Capitão,hoje Ten-Cor Rui Alexandrino Ferreira,foi
graduado em Alferes pelo Gen.Spínola.
Conheci-o em Viseu,há meia dúzia de anos,num dos almoços que o Rui organizou no Regimento de Infantaria daquela cidade.

Carlos Silva disse...

Luís

Fizeste a correcção à 1ª foto, mas à 2ª foto não fizeste, pois nela não podes reconhecer o Manel Joaquim porque ele não está lá, mas sim eu CARLOS SILVA que estou nos finalmentes a apanhar chuva na tola.

Um abraço

Bispo1419 disse...

Foto nº 2:
"Mas o Carlos não aparece na foto, quem eu bem identifico é o Manuel Joaquim".

Como te enganas, Luís! O Carlos tem razão: como podes confundir aquela beleza craniana?! Não te lembras que eu sou muito mais feio que o Carlos? Ai essa memória visual! Cuida-te!

Um abração para os dois
Manuel Joaquim