sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12781: Convívios (565): CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71): Alverca, Quinta Marquês da Serra, em 22/3/2014... Organização: Joaquim Lessa, da Tipografia Lessa, Maia, que também é o editor da brochura "Histórias da CCAÇ 2533"



1. Mensagem do nosso camarada Luís Nascimento, com data de 26 do corrente:

Camarada Luis Graça,

Venho por este meio pedir divulgação do próximo  convívio da minha COMPANHIA, a CCAÇ 2533 [Canjambari e Fraim, 1969/71].


Será neste altura que vou resolver a situação do livro da dita [, com diversas histórias dentro da história da unidade, e cuja reprodução aqui no blogue está pendente de autorizações dos respetivos autores,  a começar pelo seu antigo comandante].

Um abraço, Luis Nascimento (Assassan)




Capa das "histórias da CCAÇ 2533", uma brocuhra editada pelo 1º ex-cabo quarteleirio, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa. Trata-se de um documento impresso, mas que não é formalment um livro, disponível n as livrarias... A sua elaboração contou com a participação de diversos ex-militares da companhia (oficiais, sargentos e praças). As primeras 25 páginas são do cap Silvino R Silva, hoje cor ref.

A avaliar pelo material, digitalizado, que o Luís Nascimento me mandou,  não se trata, de facto,  de um "publicação formal", ou seja, um "livro", com ISBN - International Standard Book Number [, o Número Padrão Internacional de Livro:]. E seio que  nem sequer está á venda nas livrarias...


2. Mensagem, com data de 8 de janeiro último, do Luís Nascimento, respondendo a um pedido meu sobre a confirmação da autorização para se publicar, no nosso blogue, as "histórias da CCAÇ 2533".

Amigo Luís Graça,

Não há qualquer problema na publicação do livro da C.CAÇ. 2533. Foi escrito sob a orientação do ex-1º cabo quarteleiro Joaquim Lessa, também responsável pela sua impressão (é proprietário da tipografia Lessa, na Maia).

E-mail: joaquimlessa@tipografialessa.pt

Ele é o dinamizador dos almoços, convívios da 33. Telemóvel (...), não tenho o contacto do Coronel.


Um Alfa Bravo, Luis Nascimento


3. Falei, entretanto, ao telefone com o Joaquim Lessa, em 11 de janeiro último, tendo feito no aseguinte um resumo do teor da conversa, ao Luís Nascimento [, foto atual, *a esquerda],  nestes termos :

Luís: Falei ontem, por telemóvel, com o Joaquim Lessa... Manifestei-lhe o meu interesse em publicar, no todo ou em parte, o vosso livro de histórias, com o devido reconhecimento dos direitos de autor... Disse-lhe que tinha o material digitalizado por ti. E convidei-o para integrar o blogue, como membro da Tabanca Grande... 

A princípio, ele foi defensivo... É natural, não me conhece, embora já tenha ido ao blogue... Sei que é um homem ocupado e preocupado com os seus negócios, como qualquer empresário hoje em dia.

Resposta: Por ele, tudo bem, mas era preciso consultar todos os autores, alguns poderiam ter objeções, suscetibilidades, reservas... Uma coisa era o livro, de que se fizeram 50 (?) exemplares, distribuidos no convívio anual, há 4 (?) anos atrás,. Outra coisa era divulgação num blogue com a publicidade do nosso, o Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné que tem 636 membros inscritos...

Disse-lhe que era também uma homenagem a todos vocês, do capitão ao soldado, que se juntam e partilham histórias dos bons e maus momentos vividos no tempo de guerra, na Guiné...

Esqueci-me de lhe dizer que vocês e eu fomos no mesmo barco, no Niassa, em 24 de maio de 1969, e regressámos juntos, a 17 de março de 1971, no Uíge!... Que fantástica coincidência!... Eu pertencia á CCAÇ 2590 que deu origem à africana CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71)...

Na continuação da minha conversa disse-lhe mais ou menos isto:  vocês (CCAÇ 2533) são exemplo para todos nós, ex-combatentes da Guiné... E o livro deveria (e merecia) ser divulgado num blogue como o nosso que tem um milhão de visitas por ano (fora a página do Facebook)...

O Joaquim Less acabou por me dizer que sim, senhor, se calhar não há problemas, "eu depois falo com a malta"...  Disse-lhe que temos diversos camaradas da Maia como membros da nossa Tabanca Grande, e que a sua presença também muito nos honraria. Neste momento, só tu, Luís, representas a CCAÇ 2533. (...).

Vamos aguardar, pelo próximo dia 22 de março, para que o Luís Nascimento, o Joaquim Lessa e os demais "homens grandes" da antiga CCAÇ 2533 cheguem a um acordo quando ao deferimento do meu pedido... Até lá, desejo-lhes um magnífico e fraterno encontro. (LG)
_________________

Sem comentários: