quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P13969: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (91): Foto do ferryboat BOR que levou a CART 730, de Bissau para Bolama, um dia depois de desembaracar do T/T Niassa (João Parreira, ex-fur mil op esp e cmd, CART 730 / BART 733, Bissorã, 1964/65; Gr Cmds Fantasmas, CTIG, Brá, 1965/66)


Guiné > s/l [Possivelmente, Bissau] > s/d  > O ferryboat Bor que, em 1964, levou, de Bissau a Bolama,  o pessoal da CART 730, acabado de desembarcar do T/T Niassa.

Foto: © João Parreira (2014).Todos os direitos reservados [Edição: LG]


1. Mensagem, com data de ontem, do João Parreira [ex-fur mil op esp, CART 730 / BART 733, Bissorã, 1964/65; ex-fur mil comando, Gr Cmds Fantasmas, CTIG, Brá, 1965/66]


 Caro Luís Graça,


Aqui vai uma fotografia do "BOR" que levou a minha companhia para Bolama, um dia depois do Niassa atracar em Bissau com o batalhão.

Nessa viagem o "BOR" encalhou pois a maré vazou mais do que o habitual, julgo eu, o então o "mestre" desviou-se um pouco da rota, e aí ficámos várias horas.

Um abraço amigo.

João Parreira

2. Comentário posterior de Manuel Amante e de LG:

Luis, esta foto do "BOR" é de alguns anos após a Independência da Guiné. Início possível do seu desmantelamento. Uma sombra triste e desolada de uma embarcação que, sob qualquer tempo ou contingência, muito navegou pelos rios e canais da Guiné. Manuel Amante.

Já pedimos ao João Pareira para, se possível, nos elucidar sobre onde, quando e por quem foi tirada esta foto, rara, do "BOR".

_____________________

10 comentários:

Luís Graça disse...

Camarada João, obrigado... Estou-te muito grato. Há dias não tínhamos uma única foto do BOR...

Munca viajei nesta embarcação, mas ela viajava no Rio Geba, ía até Bambadinca... Fiz-lhe proteção no Mato Cão... Muitos camaradas do leste, ao longo dos anos, viajaram nela...

O meu apelo, interno, resultou, mais uma vez... Temos uma espantosa rede de camaradas (e amigos) a colaborar, a acrescentar uma pequena peça no "puzzle", a dar um pista, a melhorar uma legenda, a decifrar um oequeno enigma... E isso é bonito... É com uma pontinbha de legítimo orgulho que dizemos "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!"

Um abração,, João!... E Boas Festas 2014/15. Luís

Torcato Mendonca disse...

Alentejanamente falando: esta é a Bor porra. Pode ser igual á outra,só parecida ou até a mesma vista de lado diferente. Cá está o bombordo e o estibordo, a rampa para abicar naqueles portos de rio .
Claro que esta é ferrugenta demais, não tem outros pormenores mas,mas, que queres tu oh velho depois de décadas passadas, depois de teres sentido aquele navegar em tua juventude? Sim que queres tu? Hoje ainda te consegues recordar.Viagem dorida e não só...
Lembrei-me de ter entrevistado ou ouvido para uma Rádio, vinte anos atrás, um velho cpombatente da Primeira Guerra (1914/18) e ele recordava os pormenores de sua vivênvia por terras de França.Até algumas palavras em frances, as moças francesas atrevidas e ria-se. Teria, nesse tempo, muitos mais anos do que eu hoje tenho. Será que comigo acontece algo de parecido? Será que me ficaram gravados fortemente certos pormenores? É possivel. Trouxe isso, de certeza, áo presente do muito que esquecera já ou pensara ter esquecido e isso por obra e participação neste Blogue onde "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca Grande"... será? Talvez,Talvez seja.

Abraços do T.

Anónimo disse...

Luis, esta foto do "BOR" é de alguns anos após a Independência da Guiné. Início possível do seu desmantelamento. Uma sombra triste e desolada de uma embarcação que, sob qualquer tempo ou contingência, muito navegou pelos rios e canais da Guiné. Manuel amante

Anónimo disse...

Bom dia, Boas Festas, boa saude para todos os leitores destas páginas. Este é o velho BOR !!!!
ainda se vislumbram restos da cor verde esbatido, este é o velho BOR!! onde uma vez viagei, e vi por várias vezes atracado no cais de Bolama. Abraço
Rui Santos

Luís Graça disse...

João Parreira:

Já te agradeci publicamente o envio desta foto do BOR...

Vê,entretanto, se me consegues saber: (i) em que data foi tirad; (ii) onde é que foi tirada; e (iii) por quem foi tirada..

O nosso camarada Manuel Amante, que conheceu bem as embarcações que sulcaram os rios e braços de mar da Guiné, durante toda a guerra colonial, escreveu o seguinte omentário:

(...) "Luis, esta foto do "BOR" é de alguns anos após a Independência da Guiné. Início possível do seu desmantelamento. Uma sombra triste e desolada de uma embarcação que, sob qualquer tempo ou contingência, muito navegou pelos rios e canais da Guiné. Manuel Amante. 2 de Dezembro de 2014 às 23:57"

João: um excelente Natal e bons augúrios, para ti e família, para mais um ano que aí vem. Luis

jpscandeias disse...

Sim, está é a BOR em que fiz pelo menos duas viagens do Xime para Bissau. Na ultima, como referi, atrelada a um rebocador. Ia carregada de gado Vacum. O Xime era mais frequentado pela LDG do que pelo BOR mas a festa para a população era idêntica por criar uma oportunidade para seguir até Bissau. Em todas as viagens nunca fiz escala noutro cais. E para quem estava estacionado no Xime, o que foi o meu caso na Ccaç 12, todos os transportes para Bissau eram bons.
Na foto, o Bor, está bem mais mal tratado do que quando o conheci.
Há sempre alguém que tem a foto que falta, isso mostra a vitalidade do Blogue.
Uma curiosidade não havia bilheteira, como se pagava a viagem?

João Silva Ccaç 12 1973

Cesar Dias disse...

Não fossem os vossos testemunhos, e eu diria que esse BOR nunca teria flutuado.
Não conhecia mesmo.

César Dias

José Botelho Colaço disse...

Obrigado grande João é esta a Bor que eu conheci e que viajei de Bambadinca para Bissau onde o Niassa ancorado esperava para trazer entre outras a C.caç 557 que chegou mesmo na hora de largar ferro para a Metrópole, em virtude de ter sido mobilizada para a última operação depois de ter entregue o material de guerra ter que o requisitar novamente, coisas da desorganizada guerra.
Um abraço
Colaço.

Anónimo disse...

Manuel Amante
3 dez 2014 13:44

Luís,

Já agora que gostamos todos de ir aos pormenores passados que constroem o que de mais rico conservamos, as nossas memórias, ando a ver em que estaleiro teriam construído o "Bor".
Segundo o meu amigo Rui Reis muito provavelmente em S. Jacinto ou Viana do Castelo.
Aproximo-me, como ele, mais para S. Jacinto.
Foi uma embarcação que pela primeira vez patenteou características óptimas de navegação, robustez e utilização para os cursos fluviais da Guiné. Bem mais até que as LDG,s.
Se metermos mãos à obra conseguiremos saber mais.
Abrcs a todos.

Manuel

Luís Graça disse...


Luís Graça

3 dez 2014 14:03

Manel:

Tenho amigos, na Costa Nova-ílhavo, ligados à pesca do bacalhau, marinha mercante e construção naval... No que diz respeito a São Jacinto, pode ser que nos ajudem na pesquisa...

Por outro lado, temos vários camaradas da Tabanca Grande que trabalha(ra)m nos Estaleiros de Viana do Castelo... Quando tiveres informação mais detalhada sobre o estaleiro de construção do BOR, diz-me... Um abraço. Luis

PS - Estive, mais uma vez, a ver imagens, desoladoras, da Ilha do Fogo... O meu filho andou por lá, no parque natural, quando os Melech Mechaya visitaram Cabo Verde e estiveram contigo...

E a propósito, eles acabam de entrar (com o Camané, Miguel Araújo, Dead Comb...) no anúncio de Natal da operadora NOS... Podes ver o vídeoclip aqui,

https://www.youtube.com/watch?v=fm0ASD3ZIH4