quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P13973: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (91): Uma foto velhinha, com mais de meio século, do ferryboat BOR, navegando ao longo da margem direita do Rio Geba, junto ao Enxalé, a caminho de Bambadinca (Libério Lopes, sgrt mil inf, CCAÇ 526, Xime e Bambadinca, 1963/65)



Guiné > Zona Leste > Xime > CCAÇ  536 (Xime e Bambadinca, 1963/65) >  O Bor navegando junto à margem direita do Rio Geba, junto ao Enxalé e ao Xime, a caminho de Bambadinca. (*)

Foto (e legenda): © Libério Candeias Lopes (2014). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


Libério Candeias Lopes
1. O Libério Lopes, 2º Sarg Mil Inf,  pertenceu à CCAÇ 526 (Bambadinca e Xime, 1963/65) e  é um dos nossos veteraníssimos camaradas, do tempo do caqui amarelo e do chapéu colonial... Professor primário reformado, é de Penamacor. Terá sido o primeiro professor do Xime, quando lá esteve, em 1963/64, com um pelotão. Mandou-nos ontem mais uma foto (velhinha) do seu álbum. com a seguinte mensagem:

Caro Luís

Depois de consultar o meu álbum fotográfico, encontrei esta foto da embarcação BOR a navegar no Rio Geba, em frente ao Xime e em direcção a Bambadinca. Navegava sempre do lado do Enxalé, talvez com o receio de algum ataque do lado da Ponte do Inglês.

Já vi uma foto no blog, mas não quis deixar de dar também o meu testemunho.

Viajei na Bor três vezes: duas de Bambadinca para Bissau e uma no sentido inverso. A minha companhia regressou a Bissau nela. Para a época, a Bor era considerada um autêntico paquete.

A foto já perdeu qualidade (tem 51 anos) e as máquinas da altura não eram como as de hoje.

Aproveito para responder ao inquérito. Na altura havia muito poucas máquinas e eu, certamente não a teria se a não tivesse ganho no jogo da lerpa.(**)

Um abraço
Libério Lopes 





Guiné > Zona Leste > Xime > CCAÇ  536 (Xime e Bambadinca, 1963/65) > Foto nº 1 >  O Libério Lopes com um grupo de mulheres, mandingas,  do Xime. Foto do álbum do Libério Candeias Lopes (*).

Fotos (e legendas): © Libério Candeias Lopes (2009). Todos os direitos reservados [Edição: LG]
________________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 3 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13969: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (90): Foto do ferryboat BOR que levou a CART 730, de Bissau para Bolama, um dia depois de desembaracar do T/T Niassa (João Parreira, ex-fur mil op esp e cmd, CART 730 / BART 733, Bissorã, 1964/65; Gr Cmds Fantasmas, CTIG, Brá, 1965/66)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Libério, senhor professor, filho da terra do grande Sanches Ribeiro, ilustre figura da história da medicina e da saúde pública portuguesa... Meu camarada, que andaste, sete anos antes de mim, pelas mesmas terras dos regulados do Xime, Enxalé, Cuor, Badora, Corubal...

Ficas bem entre as mulheres, mandingas do Xime, terra com história, porto de entrada no leste... A guerra contribuiu em muito para a decadência do Xime, posto administrativo e sede de regulado... Mas estas gentes têm um ar nobre, digno e altivo... Ou não fossem manduingas!...

Fui ao arquivo repescar estas fotos, que me mandaste em 2009, e que merecem um maior destaque...Vou reeditá-las, convidando-te para nos falares um pouco mais do Xime daquele tempo, início da guerra...

Quanto ao BOR, obrigado pela foto velhinha... É uma alegria ter camaradas como tu que, prontamente, respondem à chamada... É por termos uma rede de bons e generosos camaradas como tu que a diz que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Não é um autoelogio, é uma evidência...

Relativamente ao facto de a BOR, de baixo calado, navegar mais junto à margem direita (Enxalé), quando vinha de Bissau para Bambadinca... Seria só por razões de segurança ? Oue razões técnicas ? Tens ideia de ataques, na Ponta Varela, já nessa altura, em 1963/64 ? E, se sim, com que armamento ?

Um abraço. Boas Festas 204/15.

Luís Graça

Anónimo disse...

Caro camarada Luís Graça

O Ribeiro Sanches de origem judaica nasceu em Penamacor, foi considerado "cristão novo" mas julgo que nunca assumiu tal designação.

Além de médico foi filósofo e outras coisas.
Faz parte da história da medicina, mas não da medicina portuguesa.
Aqui foi vilipendiado (o costume).
Já com renome internacional foi convidado pelo Marquês de Pombal para regressar a Portugal..convite que declinou.
Andou por essa Europa..Bélgica,Espanha,Rússia,Itália, e França..morre em Paris, onde está sepultado, e na MISÉRIA.
Contribuiu para o desenvolvimento da saúde pública.. é verdade..foi um Homem do mundo e apátrida.

O Sr. Professor Libério é "aranhiço".ehh..ehh..natural de Aranhas-Penamacor..não é "gravatinha" designação dada aos da "vila".
Foi o principal impulsionador do monumento aos combatentes da guerra do ultramar existente em Penamacor.
É avesso a fazer comentários.
Vamos lá...Professor Libério.. um comentário.. s.f.f.

Um alfa bravo

C.Martins