quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Guiné 63/74 - P14168: Parabéns a você (848): João Graça, Amigo Grã-Tabanqueiro, Médico e músico que já visitou e trabalhou na Guiné-Bissau

____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de Janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P14161: Parabéns a você (847): José Crisóstomo Lucas, ex-Alf Mil Op Esp da CCAÇ 2617 (Guiné, 1969/71) e Manuel Mata, ex-1.º Cabo Apont de Armas Pesadas do Esq Rec Fox 2640 (Guiné, 1969/71)

13 comentários:

Anónimo disse...

Sinceros parabéns com um grande abraco do José Belo.

Luís Graça disse...

Meu querido João:

Deixa-me ser o primeiro (ou o segundo, depois do teu amigo, o lusolapão do Joseph Belo, se ter antecipado…) a assinar o teu “livro de honra”, nesta efeméride festiva.

Como vês, o nosso editor Carlos Vinhal não se esqueceu, mais um vez, que hoje fazia anos…. Desde as zero horas de hoje cá está o “cartanito” de parabéns.

31 anos! Como é bom fazer anos, como é bom ter 31 anos. Viveste já um terço da vida que há para viver, hoje, no hemisfério norte, num país da União Europeia, seguramente uma das regiões privilegiadas do mundo (para se viver… e se morrer). Tens, à tua frente, mais dois terços da vida por ganhar… Quando se tem 31 anos, ainda dizemos e acreditamos que “temos o mundo à nossa frente”… E é bom, para qualquer ser humano, ter esse sentimento de esperança, ter esse horizonte temporal.~

Aos 31 anos, estás a um passo de te tornares especialista em psiquiatria, depois de uma longa e brilhante carreira de estudante… És filho do 25 de abril e das oportunidades que as transformações, democráticas, da sociedade portuguesa te abriram… No meu tempo não havia creche nem jardim infantil, o liceu, o conservatório de música e a universidade não eram para todos.

Nasci em casa, tu tiveste parto assistido, rodeado de médicos amigos… No meu tempo não havia o Erasmus e a possibilidade de dar a volta à Europa num ano, a estudar numa universidade estrangeira, aprender novas línguas, fazer novas amizades fora da pequena terra natal…

Estás a um passo de realizares um dos teus sonhos, quando em abril fizeres o teu exame de especialidade em psiquiatria, e para o qual só te posso desejar as maiores felicidades.

Por outro lado, vais ter na próxima sexta feira, 23, em Lisboa, no CCB, uma casa cheia de fãs e amigos da música dos Melech Mechaya, a banda que ajudaste a formar e a crescer… A música é outra das formas de te realizares como ser humano, e de comunicares com os outros. Parabéns por estes (e outros) sonhos que já realizaste!

E o porquê de estares aqui na Tabanca Grande, no blogue do teu pai e dos seus camaradas da Guiné ? Estás aqui com todo o mérito, que é teu, e com todo o nosso apreço. Estás aqui como amigo da Guiné e das suas gentes. E estás aqui porque “os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são”…

Pertences a um geração que já não teve que fazer o serviço militar obrigatório, e, mais do que isso, partir para a guerra, como a geração do teu pai: mais de um milhão e 300 mil homens sacrificaram três anos das suas vidas no esforço que o país então fez em África e na Ásia, e alguns , cerca de 9 mil, morreram nessas guerras (em combate, acidente ou doença). Ou como a geração do teu avô Luís Henriques, que esteve, em 1941/43, em Cabo Verde a defender a integridade do território nacional durante a II Guerra Mundial. Sem falar da geração dos teus bisavós, que andou pelas guerras de pacificação do império… Ou mais ainda remotamente as sucessivas gerações dos teus avoengos Maçaricos que, desde quinhentos, abriram, andaram e se perderam, “em perigos e guerras esforçados mais do que permitia a força humana”, pela primeira grande autoestrada (marítima) da globalização…

Dito isto, acrescentarei apenas que pertences a uma geração que se deve orgulhar dos valores e dos exemplos que os teus antepassados te deixaram, mas tens também a grande responsabilidade de tornar melhor, mais habitável, mais sustentável, mais livre, mais bonito e mais solidário, o país e o mundo em que nasceste… Sei que esse é também o melhor presente que tu nos pode dar, a mim, à tua mãe, à tua irmã, aos teus tios, primos e amigos, na passagem de testemunha da nossa para a tua geração.

Em resumo, como qualquer pai babado, dir-te-ei hoje: meu filho, muita saúde, muito amor e longa vida, porque tu mereces tudo…

José Marcelino Martins disse...

Um grande abraço de parabens, meu rapaz.

Longa vida e continua a espalhar, saude e alegria, entre todos.

Torcato Mendonca disse...

O meu abraço de parabéns.
Feliz vida e que o violino a acompanhe sempre.
Um abraço para os pais, Torcato

admor disse...

Caríssimo João Graça,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço extensivo aos pais.

Adriano Moreira

Cesar Dias disse...

Caro João Graça

Parabéns por mais um aniversário, desejo-te as maiores felicidades para o futuro, que espero te sorria.
Um forte abraço, para ti e para os teus pais.

César Dias

Maria Alice Ferreira Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Alice Ferreira Carneiro disse...

João:
Foste o bebé mais desejado do mundo. Mas eu sou suspeita por que sou a tua mãe. A tua vinda ao mundo está cheia de peripécias. Como sabes, tive que deixar de trabalhar e ficar em casa, em quase absoluto repouso para que pudessemos, os dois, chegar a bom porto. Eu já estava com 38 anos e anos e meio, o que na época já não era uma boa idade para se ser mãe. Mas foi um parto rápido, já quase a fechar o dia 21 de janeiro de 1984… Muito mais rápido e fácil do que o da Joana…
E se tu foste o bebé mais desejado do mundo, eu fui (e continuo a ser) uma mãe babada, como todas as mães do mundo. Tenho muito orgulho por te ter dado o ser, e ter tudo corrido bem, até aqui. Até ao km 31 da tua estrada da vida.
Desejo-te muito amor, saúde e sorte, três coisas que todos precisamos. Conta sempre com a tua mãe, nos bons e maus momentos. Conta sempre com aquele amor que só uma mãe pode e sabe dar. Já não te posso chamar mais o “meu menino”, por que cresceste e és um homem. Mas será sempre o meu João, não me leves a mal… o “meu Joãozinho”!

Tua mãe querida, Alice

Hélder Valério disse...

Meu caro amigo João Graça

Acho, muito sinceramente, que depois do que os teus pais, um de cada vez, escreveram, pouco há a acrescentar a não ser repetir os parabéns e os desejos de boa saúde, física e mental.

E se escrevi mental foi inspirado no conhecimento que tive de estares quase, quase, a te tornares "especialista em psiquiatria". ora bem, também por aqui te dou os parabéns, principalmente pelo teu arguto sentido de que, por aí, não te deverão faltar clientes pois pelo jeito que a vida vai levando.....

Abraço
Hélder S.

mário vasconcelos disse...

Muita alegria de vida e saúde para acompanhar todas as etapas da vida. Bons frutos na realização pessoal e profissional

Manuel Resende disse...

Ao nosso violinista João Graça vai um gramde abraço de parabéns pelo aniversário, e extensivo aos papás.
Manuel Resende

Manuel Carvalho disse...

Meu caro João

Votos de uma vida longa feliz e com saúde.

Grande abraço de parabens extencivo aos pais.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Caro João

Parabéns e votos de muita saúde e prosperidade.

Carvalho de Mampatá