segunda-feira, 16 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23267: In Memoriam (435): Maria Ivone Reis, Major Enfermeira Paraquedista Reformada (1929-2022), falecida no dia 15 de Maio de 2022

IN MEMORIAM

Maria Ivone Reis, Major Enfermeira Paraquedista Reformada (1929-2022)


Soubemos da notícia do falecimento da senhora Enfermeira Paraquedista Ivone Reis através do facebook da senhora Enfermeira Maria Arminda Santos.

À família da nossa querida Ivone Reis deixamos o nosso mais profundo sentido de pesar, assim como às suas camaradas, para as quais a Enfermeira Ivone foi sem dúvida um exemplo a seguir.

No nosso Blogue temos muitas referências à senhora Enfermeira Ivone Reis graças, principalmente, à contribuição de duas das suas amigas, as Enfermeiras Maria Arminda Santos e Rosa Serra.

Em Janeiro de 2021 foram publicados no nosso Blogue excertos de um depoimento de senhora Enfermeira Ivone à Revistá Crítica de Ciências Sociais feito em 2004, através dos quais podemos saber um pouco do muito que dedicou da sua vida em benefícios dos outros:

Guiné 61/74 - P21764: (De)Caras (168): Maria Ivone Reis, major enfermeira paraquedista reformada, faz hoje 92 anos e é uma referência para outras outras mulheres e para nós, seus camaradas: excertos de um seu depoimento, publicado em 2004 na Revista Crítica de Ciências Sociais - Parte I
e
Guiné 61/74 - P21766: (De)Caras (169): Maria Ivone Reis, major enfermeira paraquedista reformada, faz hoje 92 anos e é uma referência para outras outras mulheres e para nós, seus camaradas: excertos de um seu depoimento, publicado em 2004 na Revista Crítica de Ciências Sociais - Parte II (e última)

Tancos > Batalhão de Caçadores Paraquedistas > 26 de maio de 1961 > As 11 candidatas ao 1.º Curso de Enfermeiras Paraquedistas > Da esquerda para a direita, de pé: Cap Pára Cunha, Maria Ivone, Maria da Nazaré (falecida), Maria Arminda, Maria de Lurdes, Maria Margarida Costa, Maria do Céu Bernardes e Major Lelo Ribeiro; na primeira fila, de cócoras: Maria do Céu Policarpo, Maria Zulmira André (falecida), Maria Helena, Maria Margarida Pinto e Maria Irene... (Deste grupo inicial, de onze voluntárias, só ficaram seis...).
Angola > 1961 > A bordo de um Noratlas, com tropas paraquedistas. A Maria Arminda à esquerda e Ivone Reis à direita.
Foto (e legenda): © Maria Arminda (2012). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].

Guiné > Região de Tombali > Cacine > CART 1692 > Dezembro de 1968 > A Ten Enf Paraquedista Maria Ivone Reis e o Alf Art António José Pereira da Costa, posando para a "posteridade"

Foto (e legenda): © António J.P. Costa (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Contribuição da Enfermeira Paraquedista Maria Arminda Santos, no dia 13 de Janeiro de 2012, ano em que a Enfermeira Ivone completava 83 anos:

Guiné 63/74 - P9348: Parabéns a você (367): Maria Ivone Reis, 83 anos: enfermeiras, paraquedistas, amigas, companheiras de aventura e camaradas para sempre! (Maria Arminda)

Enfermeira Paraquedista Maria Ivone Reis, a segunda a partir da esquerda. Falta a Maria da Nazaré que por motivo de uma entorse ao (4.º salto), acabou dias depois.
Enfermeiras Paraquedistas Maria Ivone e Maria Arminda

Fotos: Maria Arminda Santos. Enf Paraquedista

Contribuição da Enf Paraquedista Rosa Serra:

Guiné 63/74 - P5971: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (12): Ivone Reis, a primeira Enfermeira Pára-quedista que conheci (Rosa Serra)
e
Guiné 63/74 - P6535: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (18): As primeiras mulheres portuguesas equiparadas a militares (5): Maria Ivone Reis (Rosa Serra)

Tancos, 2005 > Enfermeira Paraquedista Ivone Reis
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de Abril de 2022 > Guiné 61/74 - P23162: In Memoriam (434): Sargento Ajudante Manuel Gomes Valente (1938-2022), que cumpriu uma comissão de serviço na Guiné integrado no BCAÇ 2885, Mansoa, 1969/71

5 comentários:

Valdemar Silva disse...

No céu já a conheciam

Sentidos pêsames

Valdemar Queiroz

Zé Manel Cancela disse...

Conheci esta Sra.em Contabane,no dia 23-6-68
na evacuação dos feridos do ataque durante a noite
de 22 para 23.Os meus sentidos pêsames á família
que descanse em paz.

Obrigado Sra. enfermeira Ivone,pela ajuda prestada
aos meus camaradas.....

Anónimo disse...

Que Deus a tenha em Seu Regaço.
José Câmafra

Hélder Valério disse...

Mais uma vez socorro-me da ideia de que este desfecho nos está reservado. A todos.
No entanto é sempre com consternação que tomamos conhecimento do que sucede a alguém "próximo" de nós, por relações de parentesco, vizinhança, amizade, ou até simplesmente por alguma "identificação".
No nosso caso, no meu, pelo menos, o respeito e consideração por essas valorosas mulheres leva-me a irmanar-me com elas e daí este sentimento de perda.

Que possa descansar em paz.
Os meus pêsames à "família paraquedista".

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Não pode esta notícia deixar de me magoar a alma, pese embora o longo caminho por ela percorrido. Quando o blog regista um acontecimento destes logo somos remetidos para os gritos de aflição e sofrimento, o barulho da chegada do helicóptero e a presença salvifica da Enf.Paraquedista
Obrigado, enfermeiras paraquedistas.