quinta-feira, 19 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23278: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enf) Parte IV

1. Parte IV da publicação do texto de memórias "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra", de António Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (BissauBuba e Pelundo, 1969/71)


A MINHA PASSAGEM PELA GUINÉ-BISSAU EM TEMPO DE GUERRA

António Sebastião Figuinha
Ex-Furriel Miliciano Enfermeiro
CCS/BCAÇ 2884
1969/1970/1971
Parte IV

Sobre o assassinato dos Majores e para que fique registado como a mancha mais negra que trouxe da Guiné, foi este acontecimento.

Recordo como fosse hoje. Dia vinte de Abril de 1970. Cerca de dois meses antes sentimos sopros de liberdade e que a guerra se aproximava do fim. Naquela zona da Guiné, as nossas tropas movimentavam-se com liberdade havendo ordens de se evitarem contactos com o PAIGC. As escoltas para Bissau faziam-se sem armas. O Chefe da guerrilha da zona esteve no nosso Quartel trocando impressões com o nosso Comando. Levou umas caixas de batatas porque disse ele terem armas, mas não alimentos. Soldados nossos que gostavam de caçar, infiltravam-se no mato com muita tranquilidade.

Dia vinte de Abril. Levantei-me cedo para apanhar a escolta em mais uma ida minha a Bissau. Manhã cinzenta e triste.

 Verifiquei um movimento fora do normal no Quartel. Procurei saber o que se estava a passar. Baixinho me disseram que uns Majores iam para uma reunião com a guerrilha para acertarem o fim da guerra na Guiné.

Parti na escolta para Bissau sem qualquer arma de defesa tal como todos os militares que na mesma iam, com a missão de me protegerem e aos outros que a consultas externas iam ou para férias.

De regresso ao fim da tarde quase noite depois de a jangada ter atravessado o Rio Mansoa, uma patrulha chefiada pelo alferes Francisco da nossa Companhia 86, muito nervoso por nos ver sem qualquer arma de defesa, se dirigiu a mim como o mais graduado da escolta, para termos o máximo dos cuidados de não ligarmos as luzes dos meios de transportes que tínhamos porque se encontrava um grupo de guerrilha estranho na zona e que os Majores ainda não tinham regressado do mato o que era muito estranho e que algo estava fora do controle. 

Fiquei como todos os que comigo se encontravam em pânico.
Felizmente fazia luar. Todos nós apoquentados por não termos meios de defesa em caso de ataque da guerrilha. Em grande aceleração já que a estrada bem alcatroada o permitia como também, o luar nos iluminava.

São e salvos chegámos já bem noite ao Quartel no Pelundo. O ambiente que encontrei era pesado demais para o habitual. Toda a gente de rosto cabisbaixo. Na aldeia quando por lá tínhamos acabado de passar não se viu ninguém nas ruas. Perguntei ao primeiro militar com quem me cruzei o que se passava. Resposta seca. – Os Majores ainda não regressaram!

Aproximei-me da zona de Comando e o vai e vem era enervante. Soube naquele momento que a maior tristeza era não poder sair qualquer patrulha nossa ao encontro dos nossos Majores e demais acompanhantes. Tinha sido negociado um compromisso de, durante vinte e quatro horas, não haver qualquer movimento das nossas tropas para se evitarem confrontos. Tudo bem estudado pelo inimigo. Mesmo assim, os nossos militares e acompanhantes arriscaram já que, tinham como missão tentar acabar com a guerra.

Com uma noite mal dormida derivado a toda a agitação do dia anterior, levantei-me mais cedo que o habitual e, logo deparei com o General Spínola muito agitado e a chorar.

Soube que as nossas tropas tinham saído de madrugada à procura dos nossos Majores e demais acompanhantes. Dirigi-me rapidamente para o Posto Médico para saber pelo Dr. Dinis Calado quais os preparativos a tomar. Não foi necessário esperarmos muito porque vimos chegar a patrulha com as viaturas onde os nossos se tinham deslocado e, os corpos esfacelados, noutras viaturas.

Acompanhei o Médico até junto dos corpos para este examinar as causas das mortes e, se possível há quantas horas os casos teriam acontecido.  Com eles tinha seguido também um representante do Governo da Gâmbia que também todo cortado apresentava as suas mãos esfaceladas só em pedacitos de pele tanto como, os dois ex-guerrilheiros que com eles seguiram para servirem de intérpretes.

Verifiquei também que os jipes tinham os capôs com descrições a giz onde se podia ler o seguinte: - Nem só com homens as guerras se ganham.

Uma onda de raiva percorreu todo o meu corpo. Andei dois dias sem poder encarar um negro. A população da aldeia receosa não saiu de casa. Porem, ao fim da tarde do segundo dia, um grupo de homens vieram pedir armas e seguirem com os nossos para o mato procurando os assassinos. Este gesto da população veio a acalmar os ânimos.

Esta era a quarta e última reunião agendada com a guerrilha do Norte da Guiné para, a partir desta parte do território levar ao fim o conflito.

O Major Pereira da Silva que tinha conhecido em Buba, por várias vezes tinha-se encontrado com a guerrilha inclusive, dormido em seus acampamentos. O Major Passos Ramos conheci-o pouco tempo antes, quando veio ter comigo ao Posto Médico pedir-me uma aspirina para as dores de cabeça que naquele dia sentia, mas, só se não fizesse falta para os soldados. Homem extraordinário e muito estimado pelos nativos daquela zona. Do Major Osório, só de ouvir falar muito dele e das suas capacidades operacionais que tantas baixas iam causando ao PAIGC.
 
O Alferes Miliciano Mosca (meu colega de profissão civil) fazia parte dum grupo destinado à acção psicológica, da qual eu fazia parte também.

Devo acrescentar que os nossos militares foram para esta reunião sem com eles levarem qualquer arma conforme o combinado e, era também norma, a guerrilha não ter armas nestas reuniões. Acontece que estes guerrilheiros foram surpreendidos por um outro grupo de altas patentes contrárias ao fim do conflito. No grupo da guerrilha que se encontrava com os nossos, havia um infiltrado para dar o golpe final e liquidar de uma só vez a chamada fina flor dos nossos oficiais na Guiné.

Muitos fuzilamentos viemos a saber que aconteceram entre aqueles com quem os Majores se encontravam. Aos naturais de Cabo Verde que chefiavam o PAIGC não interessava os objetivos que se prepunham nestas reuniões e que eram acabar com a guerra. Daquela forma eles não faziam parte dos resultados finais, ou seja, de dois países unidos e independentes. Cabo Verde ficava sem qualquer hipótese de se tornar um país independente porque nunca foi Colónia de Portugal, mas sim, ilhas povoadas pelos Portugueses.

Com aqueles acontecimentos foi meu pensamento que Amílcar Cabral tinha os seus dias contados. Os guerrilheiros interessados no fim da guerra, e que escaparam aos fuzilamentos, não mais lhe perdoariam ter autorizado aquele massacre, isto porque Spínola mandou bombardear todas as bases conhecidas causando muitas baixas à guerrilha.

Ainda hoje ao escrever estes acontecimentos, retenho as imagens do passado que são as lembranças mais dolorosas daqueles tempos. Soube anos mais tarde por um colega meu natural da Guiné e que várias vezes com ele me encontrava em Lisboa, que o infiltrado naquele grupo e se gabava de ter matado os Majores, tinha posto fim à sua vida na prisão onde foi parar numa das várias revoltas que lá aconteceram, enforcando-se nesta. Teve o fim que merecia.
Pelundo > Dia da inauguração da escola e da residência para o professor, pelo General Spínola. Este fez um discurso arrasador para o Régulo Vicente. Isto aconteceu pouco tempo após o massacre dos três Majores, do Alferes, do representante do governo da Gâmbia e dos três ex-guerrilheiros do PAIGC.

Voltando ao meu dia a dia no Pelundo, breves dias depois da inauguração do Posto Médico Civil e da Escola, esta começou a funcionar com uma professora de origem cabo-verdiana, mais um irmão que a complementava. Cabe-me dizer, que a Escola possuía lateralmente residência para os professores.

Um dos casos de saúde que muito, desde então até aos dias de hoje, me preocuparam e me deixam indignado, está relacionado com as jovens, e algumas já menos jovens mulheres, que vão sofrendo mutilações sexuais.

A certa altura no ano de 1970 fui chamado por dois adultos ligados à família de Régulo Vicente, para os poder acompanhar a uma zona nos arredores da população e, deste modo, verificar alguns casos de saúde. Achei estranho, pedirem-me para ir fora do perímetro da população já que, ou vinham ao posto médico ao quartel ou solicitavam ajuda à companhia para fornecer meios de transporte para estes casos. Confesso que pensei duas vezes mas, falando para dentro de mim, achei que não deveria mostrar receio e confirmei que os seguiria e só, conforme o pedido deles.

Receoso à medida que muito me afastava para o interior do mato, chegamos a uma clareira onde se encontrava um grupo de jovens, neste caso rapazes. Seminus, com uma espécie de forquilha presa à anca para que o pénis ficasse no meio e, deste modo, não tocar nas suas pernas. Espantado e meio aterrorizado com o que meus olhos observavam, perguntei que barbaridade era aquela? Furiosos com a minha pergunta, resolveram entrar em ameaças já que me encontrava sozinho. Respondi, logo de seguida, que não lhes tinha medo, mas sabe Deus como eu me encontrava fragilizado. Então o que se passava. Fizeram a circuncisão com lâmina e a sangue frio àqueles jovens. Alguns deles apresentavam grandes infeções. Teriam que ser rapidamente tratados com antibióticos, mas queriam que eu me deslocasse lá ao que me recusei imediatamente. Pensaram bem e acabaram por ceder na condição de ser só eu a saber do caso e também apenas ser eu a tratá-los. Aproveitei, a ignorar os acontecimentos e exigir que me informassem do que estava a acontecer às jovens que eu soube se encontravam fora da população. Responderam-me que fazia parte do “Fanado” nas meninas e que constituía no corte do clitóris.

A minha indignação naquele momento foi enorme e acabei por lhes dizer que tudo o que observei e o que não vi, mas que me acabavam de descrever, era um crime de saúde pública pois, no caso das meninas, estavam a privá-las de satisfação de prazer sexual a partir daquele acto. Voltaram a não gostar de me ouvir e repetiram novas ameaças. Virei costas e regressei ao Quartel.

Durante os dias seguintes lá fui tratando das infeções aos rapazes e em algumas jovens também. Acrescento que por fim, aquando na festa final da realização do “Fanado”, reparei que duas ou três mulheres já com filhos faziam também parte do grupo.

Já em Portugal, por várias vezes citei este crime de saúde pública sempre que tinha na minha frente pessoas ligadas à saúde e naturais de África. Houve uma Médica que me respondeu dizendo que este assunto era culpa política do tempo de Salazar. E hoje? Pergunto de novo!
Pelundo > Refeitório dos Sargentos > Um colega da Granja de Bissau mais o chefe da secretaria. Este meu colega de nome Elói ,veio para Lisboa logo a seguir ao 25 de Abril, com quem continuei a encontrar-me.

Voltando de novo à parte militar, cabe-me dizer que quando tive que me ir juntar ao Batalhão no Pelundo e após a travessia do Rio Mansoa, a estrada que tínhamos de percorrer durante muitos quilómetros se encontrava em terra batida tal como a que nos separava da cidade de Teixeira Pinto. Como tal, os sapadores iam primeiro na frente picando o percurso, não fossemos apanhar minas na estrada. Assim, nos primeiros meses, verifiquei não só a construção das nossas novas instalações como aquelas estradas foram alcatroadas e lateralmente foi desmatado, de modo a dificultar ao inimigo realizar emboscadas.

Além do posto Médico e da Escola, foi também construída uma Igreja mais ou menos ao centro da aldeia.
A minha aproximação com a população foi diariamente aumentando, contribuindo para tal a jovem que cuidava da minha roupa de nome Judite. O carinho que ela me começou a dedicar e também todos os seus familiares, tornou-se conhecido na aldeia e no Quartel. Ainda hoje, aquando nos encontros para almoços do Batalhão alguns me falam dela.

Como referi em páginas anteriores, a minha missão na Guiné não se resumia apenas a cuidar da saúde dos nossos militares que comigo se encontravam, mas também da população. Uma outra missão me foi solicitada e se referia a ajudar os locais a cuidar das suas safras, de modo diferente da que efetuavam, de modo a poderem aumentar os seus bens alimentares.

Assim, além do arroz e mandioca, também semeavam feijão e amendoim (aqui conhecido por mancarra). Outras culturas como a bananeira, a papaia, a manga e o coco, sem esquecer o milho e a castanha de caju (esta uma das grandes riquezas da Guiné) mais as palmeiras das quais extraíam o óleo de palma para temperar os seus alimentos.

No Pelundo verifiquei que as culturas de sementeira (exemplo do feijão e do amendoim) após esta, os possuidores destas culturas só lá voltavam para a colheita. Deste modo, observei que as plantas infestantes eram mais que as plantas cultivadas. Acresce, e antes que me possa esquecer, que praticamente todo este trabalho era efetuado por mulheres, muitas delas com idade avançada que, bem cedo, ainda antes do Sol nascer, lá iam de sachola ao ombro para o campo.

As árvores que produziam as mangas, encontravam-se espalhadas ornamentando as ruas da aldeia. Estas árvores frutificavam com abundância, embora do meu ponto de vista técnico de fraca qualidade, já que seus frutos eram resinosos e muito fibrosos. A população mordiscava os frutos sugando o sumo.
As bananeiras que pude ver e observar bem, produziam bananas de tamanho muito reduzido embora muito saborosas. O tamanho do fruto era resultante das plantas não serem podadas. O pé da bananeira que produzir fruto deve ser eliminado para que outro que rebenta possa ser mais forte e assim produza cachos com frutos mais desenvolvidos.
Papaeiras vi muito poucas naquele local. Plantamos no último ano que lá estivemos, e em frente da entrada do Quartel, várias destas plantas frutíferas que foram fornecidas pelo meu colega da Guiné que chefiava a granja de Teixeira Pinto.

Assim, cumprindo a minha tarefa de ajuda técnica agrícola à população, falei com um dos filhos de Régulo Vicente, para acertarmos o dia e o lugar onde poderia dar uma palestra com os chamados Homens Grandes. Deste modo, acertei com eles uma manhã de fim-de-semana para não complicar com o meu horário de trabalho na saúde.

Com todo o grupo reunido num terreno que servia duma espécie de quintal, como previamente se tinha combinado, a palestra seria sobre o cultivo da mandioca cuja farinha era uma das bases da sua alimentação.
 
Este terreno encontrava-se inculto, não cavado e cheio de plantas infestantes. Esta escolha feita por mim teve um propósito de poder verificar em loco, como preparavam a terra. Pedi-lhes então que me fizessem a preparação do terreno conforme os seus hábitos para plantar as estacas de mandioca.

Um dos homens presentes segurou numa espécie de enxada e, com ela, foi virando leiva sobre leiva executando assim o camalhão sobre o qual se espetariam as estacas de mandioca.

Acabado por eles este trabalho, tomei a palavra, dizendo-lhes que com aquele amanho da terra se justificava terem plantas com raízes tão rudimentares que produziam tão pouca farinha tão necessária para a sua alimentação. Aconselhei-os primeiro a cavarem toda a terra, sacudirem dela todas as ervas e então, construírem o camalhão onde com a terra fofa aplicariam as estacas de modo a produzirem raízes grossas e, como tal, mais farinha.

Responderam-me em coro que daquela maneira dava manga de trabalho. Nega doutor, disseram-me eles. Respondi então que de outro modo não valia a pena eu ensinar-lhes formas da aumentarem a produção de bens alimentares. Fiquei desiludido.

Falei dias depois com o meu colega guineense, pessoa muitas vezes já citada nesta minha passagem por este país Africano. Alertou-me para desistir de lhes dar conselhos, dizendo-me serem pessoas que não gostavam muito de vergar as costas.

9 comentários:

Manuel Luís Lomba disse...

António Figuinhas, as tuas memórias da Guerra da Guiné são relevantes para a sua história.
No referido ao assassinato dos "Três Majores" e ao seu contexto, a informação tardia do teu colega guineense enfermará de erro: os primeiros contactos foram sinceros e leais, julgo saber que o Luís Correia, então chefe da "pide" do PAIGC, entrou na jogada (o General Spínola e os três majores terão negligenciado a entrada em cena desta personagem), maquinou a trama e o comandante André Gomes comandou-a.
No golpe "Regenerador de 1980, Nino Vieira eliminou Otto Schatt, com controlador na altura e meteu o André Gomes na prisão, onde se "suicidou" - tinham-no denunciado como comprometido co o General Spínola.
Abraço.
Manuel Luís Lomba

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Luís, a tua intervenção também é relevante. Mas a gente gostaria de saber quais as tuas fontes... Sem fontes credíveis, não há informação credível. Sei que viveste na Guiné-Bissau, trabalhando para a Soares da Costa, depois da independência. E tiveste a acesso a outros fontes, incluindo as do PAIGC, que nós não tínhamos nem temos (eu, pelo menos, não tenho).

O Figuinha e eu somos contemporâneos destes trágicos acontecimentos. Mas ele estava no Pelundo e eu em Bambadinca. Foi um golpe duríssimo na política "Por uma Guiné Melhor", do general Spínola, que era tão corajoso e voluntarioso quanto ingénuo (politicamente falando)... Muitas vezes as conspirações acabam por engolir os conspiradores. E ele salvou-se por um triz... Infelizmente os outros não...E o Carlos Vinhal poupou os nossos leitores e os familiares dos assassinados de pormenores bárbaros ...

O testemunho do Figuinha é uma peça importante para a pequena história. A Grande História, essa, não estamos em condições de a fazer, mesmo que a gente se ponha em bicos de pés. Aliás, tal como no assassinato de Amílcar Cabral, nunca chegaremos a saber, em tempo útil das nossas vidas, o que realmente se passou, e quem tramou Spínola nesse dia trágico... Num país de tradição oral, como a Guiné-Bissau, haverá versões para todos os gostos e interesses, sobre o "massacre do chão manjaco"...

PS - Figuinha, é pena os teus postes serem "excessivamente longos"... Eu preferia postes mais curtos, por unidades temáticas (por exemplo, neste caso, a morte dos três majores, e depois as cenas do "fanado)...Mas estás de parabéns pela partilha, pública, das tuas memórias...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já agora o que aconteceu ao régulo Vicente ? Era manjaco ? Fpi fuzilado a seguir à independência por "colaboracionismo" ou premiado como "combatente da liberdade d Pátria" ? Alguém sabe ? Afinal, porque é o Spínola estava furioso com ele ? Foi um pobre "bode espiatório" ?

Com tantas idas e vindas ao encontro do PAIGC, já deveria ser semi-pública a notícia da entrega dos homens do PAIGC que operavam na zona... Pode perguntar: o que fazia a PIDE, com tantos "informadores", incluindo "infiltrados" no coração do PAIGC ? Uma "inteligentsia" muito amadorística, é o que sabemos hoje...

Sobre o papel de Amílcar Cabral:

23 DE ABRIL DE 2020
Guiné 61/74 - P20891: (D)o outro lado do combate (59): A morte dos três majores no chão manjaco, em 20/4/1970, e a intervenção de Amíclar Cabral, três semanas depois, na reunião do Conselho de Guerra (Jorge Araújo)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/04/guine-6174-p20891-do-outro-lado-do.html


Manuel Luís Lomba disse...

Amigo e nosso chefe de tabanca Luís Graça: Começo de te manifestar a minha satisfação por já teres alta hospital e anseio por uma convalescença rápida e completa - espero não voltar a encontrar-te em Monte Real ou em qualquer outro lugar, agarrado a canadianas e a ter de ser recorrente na admoestação que te fiz há anos "Luís, deixa as canadianas, agarrá-te às espanholas, estão mais perto"...
Como não me quero alçar a historiador, muito menos académico, recuso-me a seguir a sua ortodoxia...
Sou naturalmente muito curioso da história, as fontes do meu comentário estão no livro do Luís Cabral "Crónica etc.", (pag. 395 e seguintes), nas prestações na RTP de Pedro Pires, no tocante ao destino do Otto e do André constam das peças jornalísticas do evento, quanto ao resto são orais e presenciais, de alguns intervenientes, vencedores da "Movimento Regenerador".
Já agora, penso que há algo ainda "top secret" acerco dos Contactos entre o General Spínola e o depois General Nino Vieira...
Abraço
Manuel Luís Lomba

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

O depoimento do Antonio Figuinha parece confirmar a versao, segundo a qual, na fase inicial, os contactos seriam (localizados) a nivel dos comandantes da zona Norte/Noroeste, Chao Manjaco, e nao teria tido implicaçoes de nivel superior, dominado pela ala Caboverdiana, no entanto, apos tomar conhecimento do caso (de negociaçoes que acreditavam serem secretas), estes teriam feito abortar o plano, com ordens expressas de liquidar os contactos da parte portuguesa e, provavelmente, dos implicados da outra parte. Eu acredito nesta versao dos acontecimentos embora faltam elementos para a sustentar.

Neste depoimento também aparecem alguns elementos novos ou que, pelo menos, muitos desconheciam até hoje, incluindo eu. Primeiro é a participaçao de um representante do governo gambiano de que nunca se falou e o segundo, ficamos a saber que os guias ou interpretes eram ex-guerrilheiros. Certamente ainda havera muita coisa por descobrir e relacionada com este tragico acontecimento e que condicionou em muito as decisoes e o curso da guerra na fase seguinte.

Quanto a prisao e morte do André Gomes, penso que nao tem implicaçao directa com os acontecimentos de ABR1970 no Chao Manjaco, decorridos mais de 10 anos sobre os mesmos. Seria mais razoavel fazer uma ligaçao com os acontecimentos do golpe de 1980 e ver quem era pro ou contra e porque estaria ele no grupo dos detidos nesse periodo concreto. Muitos rumores circularam, na altura, todavia é a primeira vez que oiço esta ligaçao com as negociaçoes e a consequente morte dos majores, entre outros. Todavia é sabido que houve varios crimes cometidos entre os guerrilheiros com a eliminaçao fisica de alguns operacionais no terreno, comandantes e dirigentes entre si onde e em que o André Gomes e o Juliao Lopes se destacaram por diferentes razoes e, quase sempre, pelas piores razoes, comportamentos que continuaram a ser observados no periodo pos-independencia com o fuzilamento dos ex-militares guineenses das forças armadas portuguesa.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé



Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Luís, obrigado pela tua resposta. É espantoso, mas só conheço parcialmente o livro de memórias do Luís Cabral. Nem sequer tenho um exemplar na minha biblioteca. E já não é fácil encontrá-lo, a não ser nalgum alfarrabista...Prometo dar mais importância às tuas fontes, se bem que a gente tenha sempre que (re)ler as autobiografias e as memórias destes figurões com reservas, e valorizando as entrelinhas... O que é que o homem disse e o que não disse ?...

Bom, não é um homem qualquer. É, para todos os efeitos, um "ator histórico". E o primeiro chefe de Estado da Guiné-Bissau, país hoje da CPLP.

Mas este, pelo menos, escreveu (e deixou mais coisas manuscritas, além de discursos, publicadas em 2015, se não erro). A quase totalidade dos dirigentes políticos e militares do PAIGC pura e simplesmente levaram para a cova os seus pequenos grandes segredos...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Informação bibliográfica >

Título Crónica da libertação
Autor Luís Cabral
Editora O Jornal, 1984
Número de páginas: 464.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sobre o livro "Memórias e discursos", de Luís Cabral, 2014, vd. aqui

http://livrosultramarguerracolonial.blogspot.com/2018/05/2_30.html

Manuel Luís Lomba disse...

O comentário do Cherno Baldé está em linha com o que Luís Cabral relata, diz que o primeiro contacto foi com o Inácio e o Armando, comandantes na região de Bula, Quintino Vieira, o "pide" paigcista local informou o comandante André Gomes, membro do Comité Executivo de Luta (formado por Amílcar Cabral, Pedro Pires, Nino Vieira, Osvaldo Vieira, etc), este accionou Luís Correia, o "pide-mor" paigcista da Frente Norte, o General Spínola participou presencialmente nas negociações, selou-as com um abraço ao André e ao Quintino. Prender o Comandante-chefe e a sua comitiva era o plano gizado - a matança decorreu da sua falta de comparência.
Sabe-se que o general só não foi a esse encontro fatal por instância do Coronel Pedro Cardoso, então Secretário-geral da Guiné (equivalente a primeiro ministro), crítico acérrimo dessa operação (virá a ser o fundador das secretas portuguesas do novo regime).
Nino Vieira manifestou-se sempre contra a matança dos majores (houve (ainda haverá?) um corrente de opinião, que esse desfecho foi da sua autoria, para encobrir a sua cumplicidade...
O blogue contem muito material - valioso - sobre o tema.
Abraço.
Manuel Luís Lomba