A comissão "adhoc" tem apenas uma legitimidade afetiva: foi "nomeada" pelo Eduardo, por "delegação, a título póstumo"... E os nomeados aceitaram a incumbência por um dever (sagrado) de amizade, companheirismo e camaradagem.
E uma tradição, inaugurada por ele há muitos anos (e só interrompida em 2020 e 2021, com a sua morte, na véspera da pandemia), quando era professor e depois diretor da Escola Básica de Ribamar, do Agrupamento de Escolas de Dom Lourenço Vicente, Lourinhã. (Ele ainda organizou o encontro de 2019; morreria, a seguir, inglória e estupidamente, numa intervenção de cirurgia ambulatória numa clínica privada.)
Este ano ano, se fosse vivo, o Eduardo Jorge Ferreira, que foi alf mil PA - Polícia Aérea, BA 12, Bissalanca, 1973/74, já teria feito 72 anos no passado dia 1.
Para segunda feira, dia 14, já temos 75 inscrições para o nosso convívio anual, que reune sobretudo antigos colegas de seminário da região Oeste.Estará presente a viúva, Conceição Ferreira (que também "bebeu a água do Geba", o pai trabalhou nos Correios de Bissau nos anos 60/70). Alguns membros da Tabanca Grande também não vão faltar: Luís Graça, Alice Carneiro, Jaime Silva, Joaquim Pinto Carvalho, Jorge Pinto, Carlos Silvério, Estêvão Henriques...
Estão encomendados 35 tachos de caldeirada (para 2 pessoas)... (O prazo de inscrição para caldeiirada terminou na 5ª feira à noite; mas há outros pratos muito bons, como o espadarte grelhado, o arroz de tamboril, a feijoada do mar , etc.: estamos em terra de pescadores!)
A festa de Ribamar é um dos grandes acontecimentos sociais do concelho da Lourinhã.
2 comentários:
Joao Crisóstomo.
"Estará presente a viúva, Conceição Ferreira (que também "bebeu a água do Geba", o pai trabalhou nos Correios de Bissau). Alguns membros da Tabanca Grande também não vão faltar: Luís Graça, Alice Carneiro, Jaime Silva, Joaquim Pinto Carvalho, Jorge Pinto, Carlos Silvério, Estêvão Henriques..." Puxa Vida! "Caneco" mesmo ! Vocês querem mesmo matar -me de saudade ...Associo-me com o maior entusiasmo, quase inveja, a todos estes e outros que lá vão estar. "Vivam" o momento. Eu espero no próximo ano poder ter momentos iguais também. Com tantos de vocês quanto possível. Estou a planear poder estar em Portugal em Maio de 2025. O Luís Graça já me fez crescer água na boca só de falar de possíveis encontros. Caramba! "I can't wait!" Bebam um copo ( mesmo sangria ou cerveja serve !) à nossa saúde.
João e Vilma Nova Iorque
João, como ter disse em mensagem por "email, enquanto eu não largar as malditas canadianas, não estarei com força (física e anímica) para retomar os Encontros Nacionais da Tabanca Grande, em Monte Real... (interrompidos com a pandemia).
De qualquer a malta (os amigos e camaradas da Guiné) tem optado por convívios mais a nível regional e local. A Tabanca da Linha (Algés) é um bom exemplo disso...E tem mantido uma certa regularidade e periocidade (2 meses). O próximo encontrro (o 58º) é a 21 de novembro, e o próximo a 14 de janeiro (garante-me o régulo)...
Já falei com ele, o Manuel Resende. Vamos ver se conciliamos a tua agenda (a vinda ao "Velho Mundo", em março/abril de 2025, com as nossas... E também podemos dar um salto à Tabanca de Matosinhos... porque não ? Eà Tabanca de Candoz...
Vamos continuar a viver, a sonhar, a viajar, a recordar... e a alimentar o nosso blogue... Um xi-coração. Luis
Enviar um comentário