domingo, 6 de outubro de 2024

Guiné 61/74 - P26016: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (38): "Vidas por um fio" (II)

Adão Pinho Cruz
Ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547
Autor do livro "Contos do Ser e Não Ser"


Vidas por um fio (II)

Que bem estava assim de papo para o ar, quando minha mãe entrou no quarto e me disse:
- Meu filho, está lá fora o António e pede encarecidamente que vás ver o seu filho, que está a morrer.

Eu havia chegado nesse momento a Vale de Cambra para um fim de semana, vindo do quartel militar da Amadora onde aguardava o meu embarque para a Guiné. Estava cansado porque os trezentos quilómetros da altura, não eram os de hoje.

Em toda a minha vida clínica, vi muitas vidas por um fio. Mas nenhuma, como esta, se manteve tão enraizada na minha memória. O rapazito, de cinco ou seis anos, estava estendido numa pequena cama, inconsciente, branco como a cal, exangue. Tinha leucemia, segundo o diagnóstico de um pediatra de Espinho. A seu lado, sentada num pequeno mocho, a Tia Alzira esperava o último suspiro para o preparar.

- Amigo António, o seu filho está a morrer e precisa sem mal nem morte de uma transfusão de sangue. Tenho de o levar a qualquer lado.
- Nem pense, Sr. Doutor, o meu filho morre, mas morre em casa.

Foi aí que a minha força de jovem médico e o meu sangue na guelra me deram a crueza para lhe responder:
- Pois se você não mo deixa levar, ficará para sempre como culpado da sua morte.

Numa golfada de lágrimas, o pobre do homem, vencido, cedeu:
- Leve-o consigo, Sr. Doutor, para onde bem entender.

Eu tinha um velho Hillman Minx que era do meu pai.

Já noite cerrada, fui chamar um vizinho, o Urgel, e pedi-lhe que viesse comigo. Sentou-se no banco de trás com a criança ao colo e com a velocidade possível dirigi-me ao pequeno hospital de Oliveira de Azeméis. Contactei um colega que ali trabalhava, mais velho do que eu e que eu conhecia, a quem esmolei um pouco do sangue que por ali houvesse.

- Lamento muito, meu caro colega e amigo, mas não temos uma gota de sangue.

Corri para a minha carripana que eu muito desejaria que fosse um avião e rumei ao velho Santo António do Porto. Pouca gente se deve lembrar da urgência antiga do Santo António, com seus velhos claustros de paredes escuras e frias. O menino, deitado numa maca e embrulhado num cobertor, fez duas transfusões durante a noite. Ao raiar do dia abriu os olhitos espantados. A cal das suas pequenas bochechas tornara-se levemente rósea.

Foi internado na pediatria onde permaneceu nove meses. O diagnóstico de leucemia nunca foi confirmado, mas sim, uma grave doença hemolítica que, muito lenta e progressivamente, se foi compensando.

Hoje é pai de filhos e avô de netos.

_____________

Nota do editor

Último post da série de 29 de setembro de 2024 > Guiné 61/74 - P25993: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (37): "Vidas por um fio"

Sem comentários: