quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Guiné 61/74 - P26052: (De) Caras (223): Correspondência da Guiné para Paulo Osório de Castro Barbieri (5) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de setembro de 2024:

Queridos amigos,
Estas três últimas cartas de Pedro Barros e Silva para o seu amigo Paulo António, vindas do SPM 0368, são acima de tudo afetuosas, um faz a guerra com uma grande carga de ceticismo, fala mesmo de uma guerra que parece a do Solnado, o outro deverá andar stressado e com problemas familiares. Penso que a carta anterior de Pedro Barros e Silva deverá ser analisada por um investigador que se interesse por este período, ficamos no desconhecimento da sua arma, possui informações topo de gama e refere explicitamente numa das suas cartas que desembarcou numa área do Sul, onde teríamos sofrido quatro mortos. Agora é questão de atar estas cartas com um cordel e entregá-las no Arquivo Histórico-Militar.

Um abraço do
Mário



Correspondência da Guiné para Paulo Osório de Castro Barbieri (5)

Mário Beja Santos

Nota explicativa: o conjunto de cartas que adquiri dizem estritamente respeito a correspondência efetuada na Guiné, e dirigida a Paulo António Osório de Castro Barbieri, residente em Lisboa, embora uma das cartas endereçadas por Pedro Barros e Silva seja dirigida a este destinatário em Palmela. São duas cartas do irmão, tenente Nuno Barbieri e quatro endereçadas pelo Alferes Barros e Silva, inequivocamente um amigo íntimo do destinatário. Havia mais correspondência, mas não tratava da Guiné. Deste pequeno acervo julgo que o documento mais importante foi a carta de Barros e Silva, publicada nas duas últimas semanas. As três que restam, datadas de 15 de fevereiro, 19 de abril e 9 de novembro, de 1966, possuem muitas considerações por caráter privado, houve que as omitir pelo respeito de quem escreveu e quem recebeu.

Em 15 de fevereiro, escreve assim Pedro Barros e Silva:

“Meu caro Paulo,

Depois de ter passado uma semana em Bafatá cheguei hoje a Bissau onde me esperava uma tua carta. Se, por um lado me inquietou ver que te falta a saúde, por outro lado alegra-me teres modificado o teu estilo epistolar. Entre nós há estilos que não encaixam e entre eles os dos relatórios de citação.

Compreendo e sinto o teu problema, pois também me debato com outro semelhante. A plataforma que tenho procurado encontrar para me entender com o resto, ainda não encontrei. É uma ação negativa que me é parecida, quando a vou buscar, mas sem encanto, como o amor de uma prostituta.

O que ainda me vai animando e me vai oferecendo um pouco de atração a esta coisa é eu ter a consciência de que estou continuamente oscilando entre a animalidade e o misantropismo.

E, entretanto, a guerra continua empatada, sem que nenhum dos contendores tenha força nem talvez vontade para a desempatar. É uma guerra tipo Solnado.

Espero que os teus exames tenham corrido bem, que estejas melhor e que me escrevas em breve dando notícias de ti.

Um grande abraço amigo do Pedro,”


Em 19 de abril, o alferes Barros e Silva dirige-se deste modo ao amigo:

“Meu caro Paulo,

Já há bastantes dias que tinha iniciado uma carta, mas ultimamente tenho feito tal vida de andarilho que só agora te escrevo dando mais uma vez motivo para o desencartar da nossa correspondência. Na carta que me escreveste analisavas os vários tipos de fazer a guerra e como tu escreveste devo fazer para do grupo C (os que a fazem tendo por único Absoluto o mar de dúvidas, de incertezas, de relatividades). Simplesmente eu preferi fazê-la de uma outra maneira, mais quente. É que não passo de um alferes.

Tens razão ao relembrar-me o tipo de guerra. É por eu o compreender que me chateia a maneira como esta malta a faz, com muita papelada, muito empecilho burocrático, muita leizinha, muitas merdinhas que quase nos paralisam e que só servem para complicar aquilo que é tão simples.

Não sei se já te falei do assunto, mas tive em sério risco de apanhar uma porrada, pelo menos ameaçaram-me. Motivo: participei de que tinha conhecimento de uma operação realizada em tal data, numa zona do Sul da província e revestida de certa importância. Como caí na asneira de citar o nome de um major, saltaram-me em cima. O pior é que mal desembarcámos tivemos quatro mortos. Os gajos até sabiam o sítio certo de desembarque e limitaram-se a estar à espera.

Caríssimo, não leves tanto tempo como eu a escrever, pois é sempre com grande alegria que leio as tuas cartas amigas.

Um grande abraço amigo do Pedro.”


Temos agora o teor da última carta, data de 9 de novembro:

“Meu caro Paulo,

Não vejo o motivo para te preocupares com o atraso que me respondeste. Também eu já me tenho atrasado, contudo, tive sempre a certeza de que me compreenderias.

Acerca do que me escreveste, não fiquei surpreendido. E decerto que tu também não. Algumas vezes falámos sobre o assunto quando eu ainda aí estava. Vejo que os estudos manquejam, a família chateia-te, tudo te chateia, sentes-te mal no meio de tudo isso. Muda-te, pois, vai para qualquer outro sítio onde a operação seja menor e menos pesada. Em 2 de dezembro espero estar aí, tenho muito para te contar.

Paulo, escreve-me quando quiseres e como quiseres, pois eu procurarei sempre de todos os meus meios compreender-te e estar contigo.

Um grande abraço do teu amigo Pedro.”


A cidade de Bissau que o alferes Pedro Barros e Silva também conheceu
_____________

Nota do editor

Último post da série de 8 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26021: (De) Caras (222): Correspondência da Guiné para Paulo Osório de Castro Barbieri (4) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: