segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Guiné 61/74 - P26271: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (30): Virgílio Teixeira (ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte IV: o embarque, no T/T Uíge, de regresso a casa, em agosto de 1969


Foto nº 1


Foto nº 1A


Foto nº 1B


Foto nº 2


Foto nº 2A


Foto nº 3


Foto nº 3A


Foto nº 3B


Foto nº 3C



Foto nº 3D



Foto nº 3 E


Guiné > Bissau > 4 (ou 20 ?) de agosto de 1969 > Zona portuária > Fotos, tiradas do T/T Uíge, na viagem de regresso a casa dos BCAÇ 1933 e 1932.


Fotos (e legenda): © Virgílio Teixeira (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar_ Blogue Luís Graça & Camaradas da Guine]



1. Fotos fabulosas do nosso camarada Vírgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM,CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) que estava no sítio certo na altura certa, a preparar o embarque dos seus camaradas, no T/T Uíge, de regresso à Metróple, em agosto de 1969 (ele diz que foi a 4, eu aponto para 20)..

Escreveu ele (*):

Tenho uma série destas fotos... É o dia 4 de agosto de 1969, o dia da saída da Guiné. Eu tinha passado a noite anterior no Uige, e por isso de manhã cedo estava de pé.

(...) Esta série de fotos que tenho da chegada das lanchas a encostarem ao Uige e depois a serem içadas  [as nossas malas], são realmente uma questão de sorte, eu estar no sitio certo à hora certa. 

Nenhum dos protagonistas, éramos cerca de 700 militares, conhece estas fotos, muitos vão rever-se nelas, um dia que as possam ver. 

(...) Fotografei a chegada, o içar da carga para o barco, um momento inesquecível, e como foi tirada com os 'slides', só foram revelados em Agosto e iam para França, e assim ficaram quase 50 anos. 

Nunca ninguém do BCAÇ 1933 e BCAÇ 1932 e outras Companhias e Pelotões, as viu, muitos poderão agora recordar a sua chegada em 4 de Agosto e entrada para o Uige, naquelas condições degradantes. " (...)

2. Comentário do editor Luís Graça;

Virgílio, as fotos são fabulosas!... Obrigado merecem "bis"! (**)... Mas há aqui um pequeno "desfasamento" de datas, tens que confirmar nos seus "canhenhos".

Tu dizes que foi a 4 de agosto de 1969 o vosso embarque; a CECA (livro 7, 2002) diz que o embarque do BCAÇ 1933 (pág. 101), do BCAÇ 1932 (pág. 98), bem como da CCAÇ 1801 (pág. 365), foi a "20Ago69", duas semanas depois... 

Não é relevante.  (A CECA não é a Bìblia, e também esta não pode ser levada à letra,  e só faz fé para os crentes: recorde-se que, segundo a Bíblia, a terra teria sido criada há 6 mil anos... Ora a Ciência aponta para os 4,5 mil milhões de anos.)

De qualquer modo,  não enccontrei nenhum embarque a 4 de agosto de 1969 patra o CTIG. Nesta data o BCAÇ 1932 foi substituído pelo COP 3, seguindo depois para Bissau para aí aguardar embarque. O mesmo aconteceu com o teu BCAÇ 1933, rendido pelo BCAç 2876, em 1 de agosto de 1969... As vossas companhias, CCAÇ 1790, 1791 e 1792 devem ter embarcado com o comando e a CCS n0 mesmo dia. O mesmo terá acontecido com o BCAÇ 1932, as CCAÇ 1789, 1788 e 1787. Quanto à CCaç 1801, essa era "independente".

Fonte: Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002.
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de  20 de dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18109: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte III: Foto tirada do T/T Uíge, no nosso regresso, em 4/8/1969: vê-se o T/T Rita Maria atracado na ponte-cais de Bissau, e uma lancha da marinha que nos veio trazer o último militar a embarcar.

(**) Último poste da série > 2 de dezembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26225: Por onde páram os nossos fotógrafos ? (29): Virgílio Teixeira (ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte III: São Domingos ou a "Guiné para os guinéus"...

13 comentários:

Valdemar Silva disse...

Virgílio, fotografias extraordinárias.
Até parece uma foto reportagem de um profissional da imprensa.
Então, foi com grande paciência, ou "sentido de repórter ", teres saído do "Uige" para fotografar a chegada da LDG e voltar ao navio para fotografar o içar das bagagens.
Mas, estive o observar bem as fotografias da tropa na LDG e reparo no pouco entusiasmo
de quem regressa a casa, assim como o aspecto do fardamento que devia estar guardado para o dia do regresso. Reparei naquele dolmen camuflado com carapuço que não me lembro de ter visto em algum lado.
Venham mais destas.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ja não me lembro, mas a malta no regresso devia ter direito a "fatiota nova"... A minha farda camuflada perdeu a cor e a consistência, de tanta porrada que apanhou, de andar no mato ao sol e à chuva.... e sobretudo da lavadeira (que muito a esfregava e batia no "tanque" do rio, imagino eu, nunca lá fui espreitar!)...

E depois uma "farda de vcc, velhinho como o c*r*lho") era como um belo par de "jeans" todos puidinhos: valia uns valentes pesos!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, com tantos caixotes (alguns com madeiras exóticas que valiam uns bons tostões lá na santa terrinha), vê-se que era malta que estava a "regressar a Caselas" e não o contrário...

Naquela tempo ainda não se falava em "pó branco", mas alguns caixotes foram bem carregadinhos de garrafas de "visque" e outras "bobidas finas" (com o cognac e o armagnac) que na noite de Lisboa eram pagas a preço d'oiro... (Aquela maltosa do Cais do Sodré à Reboleira dos bares d'alterne... só conhecia o "visque" de Sacavém...)

Eduardo Estrela disse...

Imagens magníficas Virgílio! Tinha sido para mim uma alegria imensa fazer parte do s actores anónimos das mesmas. Era sinal de que a comissão tinha sido de pouco menos de três meses. Três longos e penosos meses não obstante o encanto das gentes e da terra vermelha.
Guerra para quê????
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

Luís, não estou a querer dizer que há confusão do Virgílio de que viagem se trata, nem tal coisa me passou pela cabeça, realmente os caixotes só podem ser de quem regressa à Santa Terrinha, com o fardamento impecável e, então, as boinas nem se fala. E o soldado sentado em calções da ordem está mais branco que um turista que chega à praia no primeiro dia de férias.
E nós cá estamos, passados mais de meio século, a falarmos de uns tropas que regressam da guerra a que foram obrigados, como milhares de jovens durante mais de uma década.
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O mais espantoso é que no meio daquele granel todo as malas, caixotes e demais bagagem não se perdiam...Algumas, acreditro, devem-se ter rebentado... Muitas eram de cartão... como as dos emigrantes que iam "a salto" para França...

Anónimo disse...

documentação indispensável para o blogue. Fotos do embarque de regresso. Parabéns pelo excelente trabalho fotográfico do Virgílio Teixeira. V. Briote

Anónimo disse...

Admiro agora, a paciência de olhar à lupa do Luís e Valdemar.
Vou analisar agora, mais logo, estes pormenores que me escaparam.
Para já, e para não alimentar mais polémicas, há dias que não me esqueço das datas, e estas são mais fáceis do que o meu dia de nascimento.
Embarque no dia 4 de agosto de 1969
Chegada a Lisboa a 10 de Agosto de 1969
Chegada a Tomar no mesmo dia para espolio
Chegar ao Porto e a casa no mesmo dia à noite, no comboio correio.
Volto mais logo
VT.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Virgílio... Podias lá esquecer essa data ?!... O Livro da CECA, pelos vistos, é que está errado. Há outros erros e omissões. Luis

Carlos Vinhal disse...

Curioso o que refere a ficha do BCAÇ 1933. Para lá, em 1967, as Companhias não foram juntas. O Batalhão embarcou a 27SET67, excepto a CCAÇ 1792 que só embarcou a 28OUT67.
Quanto ao regresso, diz que em 01AGO69 o Batalhão foi rendido em S. Domingos. A CCAÇ 1790 foi rendida também em S. Domingos no mesmo dia. A CCAÇ 1791 foi rendida no mesmo dia em Susana. É natural que tenham regressado a 4 de Agosto.
Já a CCAÇ 1792 foi rendida só em 20AGO69 em Bissau. Terá regressado neste mesmo dia? O Virgílio estará certo nas datas menos para a CCAÇ 1792.
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Confirmo a data de embarque de regresso , 4 de Agosto . Uma dessas malas era minha , fui da CCS do 1932 . 1º cabo condutor auto .

Valdemar Silva disse...

Muito bem, estou informado.
A mim pareceu-me como se fosse uma chegada, por causa do bom estado dos camuflados.
Como regressei de avião, não sabia que as nossas tropas regressavam vestidas de camuflado.
Abraço
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

O Virgílio estará certo nas datas menos para a CCAÇ 1792.
Carlos Vinhal

Caro amigo Vidal,

Essas datas que coloquei são imaculadas.
Já enviei comprovantes para o Luis.
A CCAÇ 1792, como não foi para lá na mesma data do restantes batalhão,
nunca estivemos juntos, por isso não posso afirmar qual a data em que regressou.
Talvez essa data de 20 de Agosto ?
VT.