1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 28 de Outubro de 2019:
Queridos amigos,
Trata-se de um romance muito bem organizado, sobressaem alguns alferes que primam por interesses culturais, intercala-se o horror com a pilhéria, por vezes a falta de sentido ressalta do jargão militar, galgamos os capítulos sempre à espera do mais capitoso imprevisto, vão-nos sendo apresentados vários perfis militares e em dado momento chegamos ao horror, aos comportamentos de cabeça perdida, há interrogadores completamente perversos, e pergunta-se, se acaso há fundamento real, como é que os Macondes sobreviveram a tanta bestialidade de parte a parte, mesmo que tenham de antemão tomado partido por serem independentes. Um romance altamente recomendado, precisamos de comparar o que é comparável, há literatura fora da guerra da Guiné que merece a nossa atenção, disso não duvidem.
Um abraço do
Mário
A primeira coluna de Napainor, por António S. Viana (1)
Beja Santos
Toda a análise da literatura de guerra colonial deve ter em conta o condicionante do território, uma descrição exuberante dentro de um planalto de Moçambique, subindo ou descendo ravinas, não tem analogia com um desembarque de fuzileiros numa maré-baixa, chapinhando no lodo; há o espaço em que decorre a ação, mas há o tempo, uma narrativa de experiência em 1963 ou 1964 pode ser incompreensível em 1973 ou 1974, houve mudanças, apareceu ou desapareceu população, a guerrilha está mais ativa ou desviou-se para outras regiões. Para além desta questão axial, a procura dos termos de comparação tem atrativos: o estado de espírito, a comunicação do militar com o meio em que se insere, a anatomia do sofrimento, o que aproxima e diverge o combatente no espaço e no tempo.
Isto para enfatizar que a questão central das leituras que aqui se apresentam, por via de recensão, teima, sempre que se proporciona, a comparar. Além de velhos combatentes, temos direito a ler bons livros. E é pois com satisfação que vos venho falar de uma obra de ficção passada no teatro moçambicano, “A primeira coluna de Napainor”, por António S. Viana, Editorial Caminho, 1994. É a chegada, aqui os periquitos dão pelo nome de checas. Fica-se com a sensação que se entrou numa peça de teatro do absurdo, os quartéis não têm nomes reais, a localização é indefinida, mas o jargão da tropa impõe-se, frases curtas e sacudidas, o herói chama-se Var, mais tarde adianta-se que é Avelar, é amigo de Fernando (no desenvolvimento da obra presta-se homenagem a José Bação Leal, que lá faleceu, por negligência médica) e de Henrique, não se disfarça que são alferes com bom grau cultural, há quem goste de ouvir Wagner ou ler a poesia de Saint-John Perse ou os romances de Lawrence Durrell.
Capítulos curtos, uma grande economia, descrições contundentes:
“A sua vida tinha sido comerciar com os indígenas. Vendia-lhes capulanas (pano usado pelas mulheres, termo moçambicano) que quase rivalizavam com as que iam comprar do lado de lá da fronteira, sal, açúcar, candeeiros de petróleo e todas as bugigangas que fazem parte do arsenal de um cantineiro: barros, pomadas para doença, camisas, calções, cordas, catanas, utensílios para agricultura e produtos alimentares.
Abandonou Napainor muito depois dos primeiros tiros. Aproveitou-se das migrações da população para fazer o negócio prosperar e só partiu quando esgotou os stocks. Foram quinze dias de atraso que lhe custaram a vida.
Quando meteu os últimos frascos na carrinha e aconchegou ao seu lado o cofre cheio, não sabia que ia morrer. Uma bazucada arrancou-lhe as duas pernas e grande parte da chapa da viatura em que seguia. A mutilação não lhe tirou, todavia, a vontade de viver e, num último fôlego na picada da lama, o carro quase sucata foi embater num poste telegráfico onde a natureza fizera crescer pequenos rebentos.
Nos tempos da prosperidade dizia, a quem o quisesse ouvir, que nunca deixaria o planalto a não ser que o prendessem, mas que mesmo assim haveria de voltar, tal como os rebentos verdes das velhas árvores voltam a nascer nos postes fabricados do tronco morto”.
A insinuação do absurdo persegue toda a narrativa, absurdo e fantasmagoria, alguém barafusta:
“Tu querias que um povo como nós, que fez da Índia, da África e do Brasil razões de sobrevivência no corpo e na alma, fechasse essa página da História sem que o absurdo, o sofrimento e até o ridículo se instalassem?”.
São jovens cultos, a guerra ainda não atingiu níveis de brutalidade ou horror, ainda há disponibilidade para procurar nos outros vestígios da vida interior, é esse um dos trabalhos a que se dá Var naquele quartel que dá pelo nome de Arduz, ele não deixava de se assombrar como aqueles militares e civis a viverem o permanente sobressalto no Norte se conseguiam alhear como se a guerra fosse apenas mais um episódio no percurso normal das suas vidas. Var observava que os que tinham sentido a vida em perigo acusavam a transformação, o que mais o seduzia eram os comportamentos imprevisíveis, tanto os arroubos de heroísmo ou solidariedade como as atitudes de desvairo, esfaqueando mortos, enforcando possíveis terroristas, as atitudes demenciais debaixo de fogo.
Um certo general lançou a operação Pé-Leve convencido de que ia resolver para sempre a guerra no planalto.
“No maior segredo, foram deslocadas para a região duas baterias de artilharia, dois batalhões, uma companhia de comandos e outra de paraquedistas. Todavia, os possantes motores dos velhos carros de três toneladas, das mercedes e das berliets subindo o planalto de duas direções diferentes afugentaram os animais e só levantaram colunas de poeira.
Na madrugada em que foi iniciado o envolvimento, os canhões troaram despejando obuses para a zona onde se acreditava estar uma das bases do IN, enquanto as companhias iam fechando o cerco projetado com todo o cuidado no papel fino do gabinete de operações. Começavam a esbulhar o mato em busca de um inimigo que aparecia onde menos era esperado. O general percorria o terreno seco do quartel de Arduz, sempre com o havano na boca, entre o gabinete que confiscara ao comandante de batalhão, a sala de operações e o posto-rádio, esperando notícias iminentes que não chegavam. Alguns autóctones dobravam-se até ao chão, em intermináveis mesuras, à passagem das colunas militares, mas o IN não estava em lado nenhum, nem mesmo na base que as NT tomaram e destruíram”.
O general está eivado pelo espírito de missão, acredita piamente nos séculos da presença portuguesa em África, procura doutrinar os oficiais à sua volta:
“- Nós sempre soubemos lidar com os selvagens, é uma qualidade intrínseca do nosso povo. Eu vejo pelo meu mainato. Você julga que ele é tratado de maneira diferente do meu neto? E quer saber porquê? Pela mesma razão por que eu sou capaz de comer uma posta de bacalhau com os soldados. Mas ai deles… ai deles… se me faltam ao respeito.
As antigas famílias portuguesas adotavam crianças de cor em qualquer parte do mundo, e havia muitas que lhes chegavam a dar o seu próprio nome. Às vezes, os nobres portugueses tinham filhos de aventuras fora do casamento e fossem eles pretos, índios, amarelos ou vermelhos, davam-lhes um nome cristão e o próprio apelido para que a semente da nossa civilização vingasse em toda a parte. Eu percebo essa atitude olhando para o filho do meu mainato. Que importância tem ele ser preto? É uma criança como o meu neto. Quando falo às tropas, costumo dizer isso”.
E muda-se bruscamente de plano, a companhia 333, a que pertence Var e cujo comandante é o capitão Vaz, estão agora em operação, vamos conhecer novas figuras, como o furriel Leónidas, um militarão de cepa.
(continua)
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Nota do editor
Último poste da série de 8 de julho de 2022 > Guiné 61/74 - P23416: Notas de leitura (1462): A lusitanização e o fervor católico na Guiné, um ideário do Estado Novo na publicação “Política de Informação”, por José Júlio Gonçalves, 1963 (Mário Beja Santos)