segunda-feira, 13 de março de 2006

Guiné 63/74 - P606: Barro, CART 2412, 1968/70 (Afonso M. F. Sousa)

Guiné > Região do Cacheu > Barro > CART 2412 (1968/70) > O Furriel Miliciano de Transmissões Afonso M. F. Sousa junto ao centro cripto, cuja entrada é galhardamente protegida por bidões de areia, pintados de branco... Na realidade, o centro cripto era uma espécie de cofre forte dos nossos aquartelamentos, o santos dos santos, o mais misterioso recôndito da pátria lusa naquele pedaço de terra onde flutuva a bandeira das quinas... Neste caso onde só entrava o Afonso e o seu cabo cripto... (LG) © Afonso M.F. Sousa (2006)

Guiné > Região do Cacheu > Barro > CART 2412 (1968/70) > Localização do monumento de homenagem ao 1º Cabo Enfermeiro Silva, morto em combate em Bigene, a 21 de Setembro de 1968... Sob a sombra tutelar do enorme mangueiro que sinalizava © Afonso M.F. Sousa (2006)

Guiné > Região do Cacheu > Barro > CART 2412 (1968/70) > Um monumento erigido à memória do 1º Cabo Enfermeiro Silva e que terá sido destruído a seguir à independência .
© Afonso M.F. Sousa (2006)


Texto enviado ao A. Marques Lopes (que em Abril próximo deverá revisitar a região do Cacheu e muito em especial Barro, onde foi alferes miliciano da CCAÇ 3), com conhecimento ao resto da tertúlia:


Caríssimo Coronel !

Conforme lhe havia prometido, aqui lhe envio uma fotografia de Barro, onde pode ver o local onde estava implantado o monumento que erigimos em memória do nosso cabo-enfermeiro, morto em Bigene (e que já enviei em separado, noutra ocasião).

Como vai estar lá, poderá ver o que agora aí existe e eventualmente auscultar (de forma cautelosa) o porquê da sua destruição.

É de crer que todos os vestígios da nossa passagem tenham sido eliminados (1).

Também o edificio que se vê à esquerda, que era a caserna de soldados e o depósito de géneros, já não existe.

O espaço estará já ocupado ?

Para os restantes tertulianos chamo à atenção para aquela enorme mangueira cuja ramagem, à esquerda, atingia toda a largura da estrada (Barro-Bigene), e à direita camuflava todo o edifício da secretaria, comando, oficiais e centro cripto).

Já agora envio também uma fotografia deste jovem de então que, como responsável pelo centro cripto, aqui se apresenta de vigília (!) a esse espaço restrito e de seguras (?) confidencialidades ou secretismos.

Afonso M.F. Sousa (2)
__________

Notas de L.G.

(1) Vd post de 2 de Julho de 2005 > Guiné 69/71 - XCIII: Barro, trinta anos depois (1968-1998)

(2) Obrigado, Afonso! Fico a conhecer o artista quando jovem... Espero, por outro lado, que o Marques Lopes, quando lá voltar dentro em breve, desvenda o mistério da destruição do vosso monumento... Simples vandalismo ? Revanchismo ? Incúria ? Estupidez ? Maldade ? Iconoclastia ? ... É sempre lamentável: são marcas da história, quer se goste ou não se goste... E que hoje podiam ter alguma mais-valia turística, museológica, cultural, para a própria Guiné-Bissau... Há tugas a fazer milhares de quilómetros só para redescobrir uma simples pedra de um monumento como este...

Creio que na Guiné ainda estão pior do que nós, quanto à(s) memória(s) do passado recente da guerra colonial (ou da guerra de libertação, como se queira)... Não há arquivos, não há escritos, tudo tem sido pilhado, destruído ou branqueado (que às vezes ainda é bem pior)... E os que fizeram a guerra - a geração dos guerrilheiros - estão a desaparecer sem deixar testemunhos, registados em suporte de papel, digital ou áudio... Alguma coisa está a ser feita em Guileje, pela AD - Acção para o Desenvolvimento, pelo nosso amigo Pepito e pelos seus colaboradores... Nós, também, à nossa modesta escala, no nosso blogue, com o contributo de magníficos e generosos blogadores como tu e o Marques Lopes... Um grande abraço, camarada.

Sem comentários: