Banda desenhada dedicada ao episódio do ataque à LDM 302, no Rio Cacheu, em 19 de dezembro de 1967, de que resultou o seu afundamento e a morte do patrão da lancha, o marinheiro de manobra Domingos Lopes Medeiros. Esta banda desenhada via-a, pela primeira vez, no sítio do nosso camarada Manuel Lema Santos, Reserva Naval (poste de 15 de dezembro de 2008 > Guiné, LDM 302, atacada e afundada).
Este episódio heróico da nossa marinha e dos bravos seis marinheiros que constituíam a guarnição da LDM 302, toca-me muito em especial por entre esses heróis estar um amigo meu, colega de escola, conterrâneo e vizinho, o marinheiro fogueiro Ludgero Henriques de Oliveira, precocemente desaparecido aos 64 anos. Eramos da mesma colheita, a de 1947.
Em sua homenagem e aos restantes camaradas da tripulação da LDM 302, já aqui reproduzimos, com a devida vénia, dois postes do sítio Reserva Naval, um espaço na Net que é de visita obrigatória para os camaradas da Guiné (*). Hoje tomo a liberdade de editar e publicar esta interessantíssima banda desenhada, com texto do próprio contra-almirante Malheiro do Vale, diretor da Revista da Armada, e desenho de Baptista Mendes. (Reprodução com a devida vénia).
Capa (parcial) do nº 8, ano I, da Revista da Armada, maio de 1972, 36 pp. Legenda da imagem da capa: "Marinheiros dos navios brasileiros da escolta ao N/M «Funchal » que conduziu os restos mortais de D. Pedro, vestindo uniformes da época".
Esta "publicação oficial do Ministério da Marinha" tinha como diretor e editor o Comodoro António de Jesus Malheiro do Vale. A orientação gráfica era de... Hernâni Lopes. Cada número, avulso, custava 3$00. A assinatura anual era de 24$00 para o Continente, Ilhas, Ultramar e Brasil (via marítima); 59$00 para as Ilhas (via aérea); e 113$00 para o Ultramar (via aérea).
Sumário (parcial) da edição nº 8 da Revista da Armada,. maio de 1972, donde consta a "banda desenhada" de M. do Vale e B. Mendes, "Heróis dos Rios da Guiné", pp. 16/17.
___________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 28 de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10084: Antologia (76): Vida e morte da gloriosa LDM 302, a cuja heróica guarnição pertenceu o marinheiro fogueiro Ludgero Henriques de Oliveira, natural da Lourinhã, condecorado com a Cruz de Guerra em 1968 (Manuel Lema Santos / Luís Graça)
1 comentário:
O João Meneses acaba de nos mandar as fotos da praxe para poder ser apresentado formalmente à Tabanca Grande...
E sobre isso, escrevi-lhe o seguinte:
João: Quando quiseres e puderes, mandam-me as fotos da praxe para te podermos apresentar formalmente ao resto da nossa comunidade virtual... Somos quase 600, mas muitos de nós encontram-se regularmente em diversas "tabancas" (aqui em Lisboa, há a da "Linha"...) e anualmente (Monte Real)... Também acho que a "blogoterapia" nos faz bem a todos...
Também "fundei" uma companhia africana, fula, a CCAÇ 12, alguns dos meus camaradas guineenses (e amigos) foram fuzilados...Aliás, 80 dos 100 (da CCAÇ 12 inicial, de 1969/71) já desapareceram, que a esperança de vida deles era mais curta...
A Guiné foi (e é ainda) fonte de grande sofrimento para todos nós...Duplamente para ti, que foste gravemente ferido... Força, camarada,contamos uns com os outros... Um abração. Luís.
PS - Vives em Lisboa, ou na Grande Lisboa ? O Carlos Vinhal depois manda-te a lista de endereços de email da malta toda (que é só para uso interno da nossa Tabanca Grande, não sendo divulgada publicamente).
Enviar um comentário