quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12026: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (26): Começou a criação do Museu Memória de Gadamael Porto (Pepito, AD - Bissau)



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Sede do futuro museu 


 Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Estado de conservação do interior (1) 


 Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Estado de conservação do interior (2) 


 Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Vestígios de marcas lá deixadas (1): uma pintura de parede


Guiné-Bissau> Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Vestígios de marcas lá deixadas (2): CART 6252/72, Os Indiferentes,  1972-74


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Vestígios de marcas lá deixadas (3): os nomes de MARTINS, GUERREIRO, JONATA, MACEDO, FERREIRA e MIRANDA


Guiné-Bissau> Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Conhecido pela tropa como o “Oh Alexandre”... Um dos dois guias de hoje.


 Guiné-Bissau> Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Conhecido pela tropa como Mamadú Mané, o outro dos dois guias de hoje

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gadamael Porto > Setembro de 2013 > Houve peregrinação até ao local... As mulheres da população local fazem a festa.

Fotos (e legendas): © AD - Acção para o Desenvolvimento (2013). Todos os direitos reservados [Edição: L.G.]

COMEÇOU A CRIAÇÃO DO MUSEU MEMÓRIA DE GADAMAEL PORTO

Em Setembro de 2013, a AD, conjugando as vontades da população de Gadamael Porto e dos antigos militares portugueses que lá prestaram serviço, decidiu assinalar uma parte da história dos dois povos: o guineense e o português.

Esta iniciativa inscreve-se no programa de ecoturismo de Cantanhez, na componente histórica, sob a designação de “turismo da saudade”. Com ela pretende-se voltar a colocar Gadamael no mapa das tabancas com pleno direito ao desenvolvimento, tirando-a do isolamento e abandono em que ela se encontra.

A população local está entusiasmada, tendo escolhido o local onde o Museu será instalado (antigo abrigo e caserna dos soldados) e assegurando o seu envolvimento na reconstrução.

Todos os que pretendam apoiar esta iniciativa com fotografias de boa resolução, documentos, relatos, aerogramas, outras recordações e mesmo contributos para as obras de reconstrução, podem contactar o Embaixador do Museu de Gadamael em Portugal, companheiro Manuel Vaz, mais conhecido por Alferes Vaz,  quando por lá esteve em 1965-67; ou então contactar diretamente a AD (adbissau.ad@gmail.com).
__________________

8 comentários:

Luís Graça disse...

Gadamaelenses,era interessante descobrir quem seria (ou é) esta rapaziadsa, de que época, de que companhia... MARTINS, GUERREIRO, JONATA, MACEDO, FERREIRA e MIRANDA. Deixaram os seus apelidos gravados nos bunkers de Gadamael...

Vamos colaboarar, ainda mais, netse iniciativa em boa hora liderada pelos nossos amigos e parceiros da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento...

Anónimo disse...

Olá Camarada
Ora informa o que celebramos em mais este memorial.
Só se for a heroicidade e o estoicismo do nosso povo.
Não vejo que outra coisa se celebre e não creio que alguém, para alem dos nossos o queira conservar.
De qualquer modo, é capaz de ser interessante contribuir indirectamente para a preservação da história da Guiné.
Boa sorte para os que se meterem a esta obra.
Um Ab. do
António J. P. Costa

ALBINO CALDAS disse...

ESTA FOTO NO QUAL QUEREM IMPLANTAR O MUSEU, FOI EM 1971/1974 o local onde funcionava a enfermaria das Cªs que por la passaram, OS GAVIÕES, OS MARADOS DE GADAMAEL, O PELOTÃO FOX, E PELOTÃO ARTILHARIA, PELOTÕES MILICIAS,E A POPULAÇÃO LOCAL ERA TRATADA, SERÁ UMA HOMENAGEM A TODOS OS QUE PASSARAM POR ESSA TERRA DO SUL DA GUINÉ

Anónimo disse...

Deve ser da puta da idade..não me lembro

Convém recordar que a partir de maio de 73 a única população existente eram familiares de militares nomeadamente da Ccaç 20 e pelotões de milicias e do pelart.

Quanto ao edifício parece-me ser a antiga enfermaria antes da construção da enfermaria "abrigo"...destruída após a independência a mando de SEXA o governador de Catió...

Louvo esta iniciativa que mais não seja para num futuro próximo servir de atracção turística..é que quanto a homenagens e ou preservação histórica..na Guiné..!!!..estamos conversados...infelizmente.

C.Martins

Anónimo disse...

Caríssimos Pepito/Alferes Vaz,

Em meados do ano 70, rumei a Gadamael,para assumir o comando de uma unidade constituida quase exclusivamente por tropa Africana.

Quero aqui expressar a minha admiração, por vossa determinação de preservar esse momento, tão marcante na vida de tantos de nós.

Desde já coloco à disposição o meu acervo fotográfico,lamentavelmente bastante reduzido por minhas andanças nesse mundo da diáspora.

Mas "Turismo de Saudade"?

Como voz provavelmente minoritária, uso perguntar:

Saudade de ver uma geração de jovens de um pequeno pais do Atlântico Norte, envolvidos numa guerra já politicamente perdida "ab initio"?

Saudade de ver uma geração de jovens Africanos envolvidos numa longa e estéril guerra fratricida?


Vasco Pires
Ex-Comandante do 23° Pel Art


Anónimo disse...

Onde se lê: "uso perguntar"
deve ler-se: "ouso perguntar"
VP

Anónimo disse...

Camaradas;
Todos os que estivemos em Gadamael deixamos lá um pedaço da nossa história de vida: envelhecemos, sofremos, fizemos amigos, também desesperamos!... Passamos por experiências que nos tornaram mais adultos e solidários. Este património pessoal está connosco, mas também impresso em cada ruina, em cada imagem. Mas a experiência vivida tem também uma dimensão coletiva. Não estávamos sós quando sofremos, quando desesperamos. Estávamos com os nossos camaradas europeus ou africanos. Não estávamos sós quando combatíamos ou nos defendíamos. Do outro lado havia alguém que sofria, do outro lado também há memórias, os lugares também falam!... Temos em mãos este legado coletivo e abrangente a que vulgarmente chamamos História. Gadamael merece ter a sua História que é parte da nossa história, um pedaço das nossas vidas.

Anónimo disse...

Camaradas:
Por lapso não assinei o comentário anterior, mas é meu. Um abraço. - Manuel Vaz