Guiné> Mapa da província (1961) > Escala 1/500 mil > Pormenor: posição relativa de Bissorã, Biambe e Encheia, entre Mansoa, Binar e Bula, em plena região do Oio... A vermelho, está sinalizada Queré, uma base do PAIGC, ativa em 15/3/1970. As estradas Biambe-Bissorã e Encheia-Bissorã estavam na altura cortadas.
Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2014)
1. Recentemente, na Guiné-Bissau, a 26 de setembro último, à noite, no troço da estrada que liga as povoaçoes Bissorã-Encheia [, v d. mapa, a tracejado, a vermelho], um miniautocarro (vulgo, "toca-toca") pisou um engenho explosivo abandonado, provocando a morte de 23 pessoas e diversos feridos.
Especulou-se de imediato se o referido engenho, descrito como uma "mina antitanque" (, possivelmente uma mina A/C, reforçada, ) remontaria ao tempo da "luta de libertação/guerra colonial", se à guerra civil iniciada a 7 de junho de 1998 (*)...
De qualquer modo, e para além do trágico balanço em mortos e feridos, para nós, antigos combatentes, este brutal acidente veio-nos trazer logo, à memória, mais uma vez, o pesadelo das minas, e suscitar a inevitável pergunta: Encheia, Bissorã, onde é que isso fica no mapa ?
Com a devida vénia, fomos à página do nosso querido amigo e camarada, grã-tabanqueiro da primeira hora, Carlos Fortunato (ex-fur mil trms, CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71), e presidente da direção da ONGD Ajuda Amiga), "desenterrar" esta pequena crónica, já velhinha, sobre "a estrada do Biambe - 15/03/1970". Estamos-lhe gratos e mandamos-lhe, daqui, uma alfabravo fraterno,
Reparo, entretanto, que a CCAÇ 2531 não está representada por ninguém na Tabanca Grande, o que é uma pena...
Sempre solidários, e lutando contra ventos e marés, o Carlos Fortunato e demais amigos da ONGD Ajuda Amiga (de que fazem parte vários membros da nossa Tabanca Grande) prepararam já o próximo Contentor de Ajuda 2015, como se pode ler aqui, em notícia de 16 de julho último:
(...) A ONGD Ajuda Amiga, depois de ter enviado e distribuído 2 contentores em 2014, prepara agora o envio do próximo contentor em 2015, o qual está planeado para ocorrer em Janeiro de 2015, 2/3 dos bens estão já em caixas etiquetadas e prontos a seguir. (...)
Está também em marcha a campanha contra o ébola:
Contactos da Ajuda Amiga: telemóvel > 937 149 143; Email: jcfortunato@yahoo.com
(LG)
2. Memória dos lugares > A estrada do Biambe - 15/03/1970 (**)
– Mas não há estrada, pois esta foi cortada, quando as pontes foram destruídas. – explicou o Goulão.
– Abre-se uma estrada. – insistiu o Pimenta.
A estrada de Biambe para Bissorã estava efectivamente cortada, pois tinha sido destruída a ponte que fazia essa ligação; de igual modo estava cortada a ligação de Encheia para Bissorã, pois tinha sido também destruída essa ponte; assim apenas a estrada do Biambe para Encheia estava operacional.
A CCAÇ 2531 tinha feito recentemente um reconhecimento da zona e havia ficado com uma ideia por onde esta poderia passar, que era seguir pela estrada do Biambe para Bissorã, atravessar uma pequena zona de mato, abrindo uma ligação para a estrada Bissorã-Encheia, pois a partir desse ponto, não existiam pontes e poderia chegar a Bissorã facilmente.
(**) Último poste da série > 17 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13620: Memória dos lugares (273): Ganjola, destacamento de Catió, na margem direita do Rio Ganjola, vista pelo saudoso Victor Condeço (1943-2010), ex-fur mil mec armamento, CCS / BART 1913 (Catió, 1967/69)...Foi também lá que tombou, em combate, em 23/1/1965, o lourinhanense José António Canoa Nogueira (sold, Pel Mort 942 / BCAÇ 619, Catió, 1964/66)
por Carlos Fortunato [, foto atual à esquerda]
Numa das confraternizações realizadas no bar do aquartelamento do Biambe, entre a recém chegada CCAÇ 13, e a CCAÇ 2531, o capitão Goulão ofereceu um whisky ao alferes Pimenta, e este aceitou pedindo um whisky com gelo, mas o Goulão disse-lhe que gelo era coisa que não havia.
– Não há aqui gelo, mas em Bissorã há. – retorquiu o Pimenta.– Mas não há estrada, pois esta foi cortada, quando as pontes foram destruídas. – explicou o Goulão.
– Abre-se uma estrada. – insistiu o Pimenta.
A estrada de Biambe para Bissorã estava efectivamente cortada, pois tinha sido destruída a ponte que fazia essa ligação; de igual modo estava cortada a ligação de Encheia para Bissorã, pois tinha sido também destruída essa ponte; assim apenas a estrada do Biambe para Encheia estava operacional.
A CCAÇ 2531 tinha feito recentemente um reconhecimento da zona e havia ficado com uma ideia por onde esta poderia passar, que era seguir pela estrada do Biambe para Bissorã, atravessar uma pequena zona de mato, abrindo uma ligação para a estrada Bissorã-Encheia, pois a partir desse ponto, não existiam pontes e poderia chegar a Bissorã facilmente.
As boas regras mandavam que a estrada fosse picada previamente, pois poderia estar minada, e que existissem grupos a fazer segurança ao longo da mesma, dada a sua proximidade da base do Queré, mas o alferes Pimenta era um homem dos rangers, e trazia consigo uma certa dose de loucura, e o capitão Goulão, era conhecido como o "maluco do Biambe", ou seja, foi o mesmo que juntar gasolina com fogo, e lá se partiu para Bissorã para ir buscar gelo, com uma GMC à frente a servir de rebenta minas.
Loucuras que se cometem quando se é jovem...
A guerrilha alertada esperou o regresso da coluna, e flagelou a mesma, mas foi rapidamente colocada em fuga face à resposta dada.
Esta estrada serviria mais tarde para a CCAÇ 13 regressar a Bissorã.
A história da CCAÇ 2531 narra assim esta acção, a 15 de Março de 1970:
"Acção 'Borla'
Coluna auto Biambe-Bissorã com a finalidade de abrir o itinerário entre as duas localidades.
Forças empenhada - 03 G. Comb.
A acção teve início às 14h00, durou 04 horas.
Às 17h40 quando as NT regressavam ao Biambe, 01 grupo In com cerca de 40 elementos emboscou-as, utilizando morteiro 60 e armas automáticas, durante 15 minutos na região de Mansoa 2A8 (estrada) causando 02 feridos ligeiros (01 oficial e 01 sargento)."
Publicado em 29/02/2003, por Carlos Fortunato
[Portal CCAÇ 13 - Leões Negros]
________________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 7 de outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13705: (In)citações (69): Quando a rotina é traiçoeira ou o flagelo das minas que continuam a vitimar civis na Guiné-Bissau (Nelson Herbert)Loucuras que se cometem quando se é jovem...
A guerrilha alertada esperou o regresso da coluna, e flagelou a mesma, mas foi rapidamente colocada em fuga face à resposta dada.
Esta estrada serviria mais tarde para a CCAÇ 13 regressar a Bissorã.
A história da CCAÇ 2531 narra assim esta acção, a 15 de Março de 1970:
"Acção 'Borla'
Coluna auto Biambe-Bissorã com a finalidade de abrir o itinerário entre as duas localidades.
Forças empenhada - 03 G. Comb.
A acção teve início às 14h00, durou 04 horas.
Às 17h40 quando as NT regressavam ao Biambe, 01 grupo In com cerca de 40 elementos emboscou-as, utilizando morteiro 60 e armas automáticas, durante 15 minutos na região de Mansoa 2A8 (estrada) causando 02 feridos ligeiros (01 oficial e 01 sargento)."
Publicado em 29/02/2003, por Carlos Fortunato
[Portal CCAÇ 13 - Leões Negros]
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Notas do editor:
(**) Último poste da série > 17 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13620: Memória dos lugares (273): Ganjola, destacamento de Catió, na margem direita do Rio Ganjola, vista pelo saudoso Victor Condeço (1943-2010), ex-fur mil mec armamento, CCS / BART 1913 (Catió, 1967/69)...Foi também lá que tombou, em combate, em 23/1/1965, o lourinhanense José António Canoa Nogueira (sold, Pel Mort 942 / BCAÇ 619, Catió, 1964/66)
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