1. O nosso camarada Jorge Araújo (ex-Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/1974), enviou-nos a seguinte em 9 de Janeiro:
AERONÁUTICA NA GUINÉ - OS CESSNA
Caríssimo Camarada Luís Graça,
Bom dia... e bom Ano.
O P14134, hoje publicado, fez-me recordar a única viagem aérea realizada num Cessna. Creio que foi em Fevereiro/1974 (?) quando me desloquei de Bafatá a Bissau, por um motivo que já não tenho presente.
Independentemente desse detalhe, o que importa neste caso é adicionar mais um pequeno contributo à causa da historiografia da aeronáutica - militar e civil - do nosso tempo no CTIG.
Quanto ao piloto dessa viagem singular, não sei de quem se trata. No entanto, seria interessante, decorridos que estão mais de quarenta anos, poder identifica-lo neste espaço de partilha.
Para o efeito, anexo uma foto desse dia e dessa viagem feita no CESSNA - CR - GBA [para a colecção dos Cessna].
Um abraço,
Jorge Araújo
Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494
___________
Nota de M.R.:
Vd. Também o último poste desta série em:
3 comentários:
Não se pense que o comandante Pombo era o único piloto dos TAGP... Havia várias avionetas e pilotos. Vinham da FAP, como o caomandante Pombo. E dai davam o salto para outras companhias, incluindo internacionais como a de Singapura ...
Não sei nada da história dos TAGP, mas foi o que me disse um amigo meu que foi piloto de helis e DO 27 no TO da Guiné, no período de 1970/72...
Talvez algum camarada da FAP queira e possa acrescentar algo mais...
Um Oscar Bravo ao Jorge.
Afinal, há pelo menos um álbum
sobre os TAGP - Transportes Aéreos da Guiné, na página do Facebook "Voa Portugal - O Portal da Aviação Portuguesa":
https://www.facebook.com/pages/VOA-PORTUGAL-O-Portal-da-Avia%C3%A7%C3%A3o-Portuguesa/270601957294?fref=ts
Aqui vai um excerto, com a devida vénia:
(...) O início da aviação civil na colónia ultramarina portuguesa da Guiné foi instituído pelo Decreto nº 28.263 a 8 de Dezembro de 1937, criando-se para tal um organismo público aeronáutico denominado por Serviços Aéreos da Guiné (SAG).
A 12 de Abril desse mesmo ano partiu de Lisboa a bordo do primeiro avião registado na colónia, um De Havilland DH-85 Leopard Moth, o major Sérgio da Silva que foi nomeado diretor dos SAG. Curiosamente este foi o avião em que o capitão Humberto da Cruz e o sargento António Lobato realizaram em 1934 o raide aéreo a Timor, batizado de “Dilly”, tendo sido oferecido pelo ilustre aviador à colónia da Guiné para o desenvolvimento da sua aviação. Recebeu a matrícula CR-GAA e um novo nome de batismo, “Mano-Lafaic”.
A 2 de Setembro de 1965 foi criado o serviço autónomo Transportes Aéreos da Guiné (TAG), visando a exploração dos transportes aéreos de passageiros, carga e correio naquela província ultramarina.
Era finalmente a criação da verdadeira companhia aérea da Guiné, cujo nome foi posteriormente alterado para Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa (TAGP).
Luís, Pode-se ver do outro lado o piloto dessa aeronave. Um Cessna dos TAGB, de seis lugares, apertados. O piloto era oriundo de Moçambique. Esteve muitos anos na Guiné e depois ainda foi Comandante dos TACV , em Cabo Verde por longos anos. manuel
Enviar um comentário