domingo, 6 de novembro de 2016

Guiné 63/74 - P16688: Pré-publicação: O livro de Mário Vicente [Mário Fitas], "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra" (2.ª versão, 2010, 99 pp.) - XIV Parte: Cap VII: Guerra I: O PAIGC passa a alcunhar-nos de "Lassas" (as abelhas que só são agressivas, quando as chateiam)



Guiné > Região de Tombali > Cufar > CCAÇ 763 (1965/66) >  Os Lassas cambando um rio


Guiné > Região de Tombali > Cufar > CCAÇ 763 (1965/66) > Os Lassas na abertura da estrada Cufar-Cobumba.

Fotos (e legendas): © Mário Fitas   (2008). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



[Capa do livro (inédito) "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra", da autoria de Mário Vicente [Fitas Ralhete], mais conhecido por Mário Fitas, ex-fur mil inf op esp, CCAÇ 763, "Os Lassas", Cufar, 1965/67. Foi cofundador e é "homem grande" da Magnífica Tabanca da Linha, escritor, artesão, artista, além de nosso grã-tabanqueiro da primeira hora, alentejano de Vila Fernando, concelho de Elvas, reformado da TAP, pai de duas filhas e avô. Foto à abaixo à esquerda, março de 2016, Oitavos, Guincho, Cascais]




Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra > XIII Parte > Cap VII - Guerra 1:  Os "lassas", alcunha que lhes é dada pelo PAIGC... (pp. 46-48)

por Mário Vicente 

 Sinopse:


(i) Depois de Tavira (CISMI) e de Elvas (BC 8),

(ii) o "Vagabundo" faz o curso de "ranger" em Lamego;

(iii) é mobilizado para a Guiné;

(iv) unidade mobilizadora: RI 1, Amadora, Oeiras. Companhia: CCÇ 763 ("Nobres na Paz e na Guerra"):

(v) parte para Bissau no T/T Timor, em 11 de fevereiro de 1965, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa.;

(vi) chegada a Bissau a 17:

(vii) partida para Cufar, no sul, na região de Tombali, em 2 de março de 1965;

(viii) experiência, inédita, com cães de guerra;

(ix)  início da atividdae, o primeiro prisioneiro;

(x) primeira grande operação: 15 de maio de 1965: conquista de Cufar Nalu (Op Razia):

(xi) a malta  CCAÇ 763 passa a ser conhecida por "Lassas", alcunha pejorativa dada pelo IN.



Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra > XIV Parte > VII - Guerra 1:   Os "lassas", alcunha que lhes é dada pelo PAIGC... (pp. 46-48)
  
 
Vagabundo estava extenuado, precisava beber qualquer coisa e dormir um pouco para atenuar o cansaço físico e psíquico em que se encontrava. Foi ao abrigo, deixou arma e cartucheiras e pegando num cobertor, rumou ao bar, bebeu uma garrafa de água e levou uma cerveja que foi bebendo até à parte nova do aquartelamento em construção. Esticou a manta no chão, debaixo de um cajueiro junto ao futuro abrigo da sua secção e quase de imediato adormeceu. Deve ter acontecido o mesmo com toda a gente porque duas horas e tal passadas quando acordou, o silêncio era total. Cufar parecia terra fantas­ma abandonada. Levantou-se e desceu até ao abrigo de novo, para aí deixar o cobertor. Encontrou o Orlando limpando a sua arma e a dele. Vagabundo ajudou um pouco na tarefa, mas a cabeça ainda continuava muito oca, pelo que disse ao soldado:
– Olha! Vou tomar um banho. Acaba com isso e vai até à messe para bebermos qualquer coisa!

Pegou na toalha e dirigiu-se para os chuveiros. Meteu-se vestido debaixo de água e assim foi retirando a lama que ainda enchia o camuflado. Lavou as botas de lona e só depois se despiu e tomou o seu duche quente. O calor fazia a água quase ferver, nos bidões dos chuveiros. Sim, porque esse luxo tinham aqueles desgraçados, água sempre quentinha. Calçou as botas mesmo molhadas, enrolou a toalha ao corpo e dirigiu-se para o abrigo onde vestiu uns cal­ções e uma camisa de caqui. Orlando esperava pelo furriel, os dois encaminharam-se para o improvisado bar. Quando subi­am os degraus da velha fábrica de descasque de arroz, ouviram um tiro mesmo nas suas costas. Viraram-se rapidamente, mas não viram ninguém. O tiro partira de certeza, do abrigo em frente! Correram para lá. A meio do caminho, surgiu do abrigo o Barreirense. Muito pálido, abrindo os braços qual Cristo crucifi­cado, começou a gritar:
– Estou morto! estou morto!
– É pá, o que é que foi que aconteceu?– perguntou-lhe Orlando.
– Estou morto! Estou morto!

Era única e simplesmente o que saía da sua boca. Pegaram nele, sentaram-no nos degraus e a malta começou a rodeá-lo querendo saber o que estava acontecendo, mas o amigo Barreirense, nada mais dizia para além de que estava morto. Vagabundo, mirando bem o lívido soldado, não vislumbrou qualquer sinal de feri­mento ou coisa parecida. O furriel pegou-lhe no braço, abanou-o com rigidez e gritou-lhe:
– Porra! Barreirense,  que merda é esta? Se nem ferido estás, como podes estar morto?! ..
Escorrendo suor por todos os poros, o soldado olhou para Vaga­bundo e, num sussurro, que foi aumentando, começou:
– Estou vivo? Eu estou vivo, meu furriel?
– Sim! Pelo menos respiras e falas. O que é que tens, homem?

Quase meia companhia rodeava já o soldado Barreirense. Entre­tanto já alguém tinha trazido um copo de água que Barreirense bebeu, babando-se todo. Após ingerir parte da água, virou-se novamente para o furriel, e então contou:
–Ai que eu ia-me matando, meu furriel!... Estava lim­pando a arma e quando fui mirar o cano, ainda não tinha acerta­do o olho, a G3 disparou sem eu saber como!

Teve sorte o Barreirense, pois limpar uma arma sem verificar primeiro se havia algum projéctil dentro da câmara, é noventa por cento de hipótese de acidente.

Agora já toda a gente ria, incluindo o próprio, com a sua figura de Cristo andante, gritando que estava morto.
–Vá, vamos lá beber uma cerveja à conta da tua morte! – disse o furriel puxan­do o soldado pelo braço.
– Meu furriel, eu não bebo cerveja que não gosto, mas bebo um copo de vinho, e eu é que pago já que estou vivo!
– Não, eu é que convidei – ripostou  Vagabundo.

Era interessante este rapaz, Barreirense de alcunha. Latoeiro de profissão, percorria todo o Alentejo arranjando alguidares, pa­nelas rotas, pondo pingos ou fundos. Por vezes lá falava das ter­ras do concelho de Elvas e costumava brincar com Vagabundo dizendo:
– O meu furriel é malandro, tem a escola toda, aprendeu na Colónia! ...

Mais tarde o Barreirense tomou-se o vaqueiro da companhia, cuidadoso lá seguia, G3 às costas com o seu gado para junto da lagoa, onde o pasto era farto.

À noite, já refeitos e já com etílicas vaporizações de whisky e cerveja, a malta festejou então a vitória em Cufar Nalu. Chico Zé, António Pedro, Jata, Vagabundo e o Artilheiro, um homem da guitarra, cantaram os seus fadinhos de Coimbra. Chico Zé adorava:
“Do Penedo até à Lapa
Foi Coimbra os meus amores.”


Conheciam-se-lhe alguns fados mas este de Coimbra, devia ser secreto. Enfim, todos teriam os seus e algum seria sempre secreto.
Em termos operacionais a CCAÇ  não parava: patrulha­mentos, golpes de mão, controle da população a sul... Ainda se saboreava a vitória de Cufar Nalu e já na semana seguinte se volta a desbravar caminho, ao colaborar na desobstrução da estrada de Bedanda, escoltando uma coluna auto para o efeito. Até às dez da manhã já se tinham retirado mais de trinta abatises, e tudo árvores de grande porte. Enquanto continua a desobstrução da estrada, agora a escolta é feita por outra compa­nhia, a Companhia recebe a missão de se deslocar para a região de Cabolol que deveria reconhecer. Foi aqui em Cabolol, conti­nuação do corredor de Guilege por onde o PAIGC fazia o seu abastecimento para o interior, que a CCAÇ. se comportou heroi­camente, mas também onde levou nos cornos até dizer chega. Se a oportunidade não nos faltar, havemos de contar algumas histórias tristes e outras alegres também, desta merda de Ca­bolol.

Seguindo a missão recebida, a CCAÇ. dirige-se para a tabanca de Cabolol Balanta, encontrando-a deserta. Como norma qualquer povoação que fosse encontrada deserta era destruída. Quando se procedia à destruição, a CCAÇ foi atacada, mas a pronta reacção e envolvimento da malta, moralmente bem e já com um entrosamento razoável, pôs o IN em fuga. 

Daqui rumou para Cabolol Lande onde, da mesma forma a povoação se encontrava deserta. Novamente atacados quando se efectuava o ritual da destruição, IN posto em fuga, Carlos cheirou-lhe a "bate e foge" para diversão, pelo que ordenou pela rádio para redobrada atenção, pois os grupos que nos perseguiam e chateavam podiam estar unicamente a fazer diversão. Atingiu no alvo. Quando preparávamos a retirada, da mata ao lado, foi do bom e do bonito: até armas pesadas e RPG2 metia. Lá se pediu o apoio da força Aérea e só depois da intervenção dos velhotes T6, é que se conseguiu calar a banda, contra atacar e desalojar o IN. A operação foi interrompida, dado o número de abatises ser enorme e a impossibilidade da desobstrução em tempo útil.

Por informações recebidas, a CCAÇ 763 será conhecida no PAIGC com a alcunha de “Lassas”. Pelo que se veio a saber, “lassa” será uma espécie de abelha existente na Guiné que,  não sendo molestada, não provoca problemas, mas se for atacada é terri­velmente perigosa,  ficando enraivecida. 

Esta alcunha resultaria, portanto, da actuação da Companhia, pois quando chegava a uma tabanca, em que a população estivesse e não fugisse, não haveria problemas, pois falava-se com essa gente e tentava-se resol­ver os problemas que houvesse. Se, caso contrário,  a população fugisse e abandonasse as suas moranças, as mesmas eram literal­mente destruídas. Pelo que ficou a partir deste momento a CCAÇ crismada como "Lassas".

Continua-se a patrulhar Cufar Nalu e agora Boche Mende também. Faz-se nomadização e temos informações que o IN está a obrigar as populações a dirigirem-se para a região de Cabolol, mais a norte. Solicita-se uma equipa administrativa de Catió para proceder ao recenseamento das tabancas controla­das. Este recenseamento é útil pois, através dele, conseguimos a identificação de alguns cooperantes e guerrilheiros pertencentes ao ex-bando de Cufar Nalu. É imperioso não largarmos este controlo, já que sabemos haver gente infiltrada na população. Em Iusse, o chefe de tabanca desaparece, fuga ou rapto? Na mesma tabanca Suza na Mone, dado como desertor do PAIGC, é abatido ao fugir à aproximação de um grupo de combate que fazia a tentativa da sua recuperação. Num golpe de mão a Fantone, é feita prisioneira Dite na Baque, a mulher chefe do Partido. O PAIGC sabe que não facilitamos e isso é muito importante.

Nesta altura o moral é de tal ordem que nos deslocamos às tabancas controladas de jeep com apenas dois ou três ele­mentos e vamos a Catió sem descer das viaturas e sem seguran­ça. É necessário todavia, não entrar em euforia, a guerrilha não é para brincar e deve ter-se mais cuidado para não haver surpre­sas.

(Continua)
_____________

Nota do editor:

Últimos postes da série > 22 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16512: Pré-publicação: O livro de Mário Vicente [Mário Fitas], "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra" (2.ª versão, 2010, 99 pp.) - XIII Parte: Cap VII: Guerra I: 15 de maio de 1965, op Razia: a mata de Cufar Nalu agora é nossa!... Viva a merda da guerra!...

1 comentário:

Manuel Luís Lomba disse...

Olá, Mário.
Estás a fazer-me reviver em Cufar...
Ab
Manuel Luís Lomba