domingo, 6 de novembro de 2016

Guiné 63/74 - P16689: Blogpoesia (479): "Quero lá saber..."; "Minhas trouxas..." e "Melodia dum piano e duma orquestra...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Quero lá saber…

Se chove ou neva, quero lá saber.
O que importa é viver.
Ser-se feliz… o mais que se puder.

Uma hora triste
É nuvem que passa.
Depois virá a alegria
Ao nascer do sol.

Vejam as flores
Como são alegres.
Vivem do perfume
Que nos inebria
E lhes aviva as cores.

Ouve o passarinho
Como canta belo,
Mesmo na gaiola.
Como é bom viver.

Como é linda e fresca
Aquela cascata de água
A jorrar da serra.

E a seara verde a bailar ao vento
A crescer ao sol.
Esperando o oiro loiro
Que a há-de adornar….

Quero lá saber se lá fora chove.

Ouvindo Susan Boyle

Berlim, 2 de Novembro de 2016
JLMG

************

Minhas trouxas…

Empilhei as minhas trouxas e parti ao mundo.
Não quero ficar no mesmo sítio onde nasci.
Quero abrangê-lo.
Outras gentes. Outras culturas.
Além das serras, além dos mares.

O espaço donde vem o sol.
E aquele onde se põe.

Ver as cores da Natureza,
Conforme as terras
E os seus odores.
Contemplar flores 
E as cores que têm.

Os frutos e seus sabores.

O falar das gentes, na própria fonte.

Ver os rastos dos tempos passados.
Por esse mundo.

Sentir a experiência única
De me ver de longe.

Regressar cansado,
Mas enriquecido,
Ao meu tugúrio.

Só assim, eu serei feliz…

Berlim, 4 de Novembro de 2016
10h21m
JLMG

************

Melodia dum piano e duma orquestra...

Deixo-me embalar pela doce melodia do concerto.
Oiço um piano que me encanta.
Abstraio das agruras deste mundo.

Chego aos cumes da divindade.
Minha alma plana leve
Sobre a brisa verde da primavera.

Escorrem as vertentes em torrentes 
Abundantes.
Me inundam de alegria.

É a hora exacta em que me oiço e alcanço,
Aqui na terra,
A paz suave da eternidade...

ouvindo Beethoven com Hélène Grimaud e uma orquestra, concerto nº 4

Berlim, 5 de Novembro de 2016
9h38m
JLMG
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de novembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16670: Blogpoesia (478): Neste Dia de Finados - "Campo Santo", da autoria de Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 1546

Sem comentários: