sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17809: Tabanca Grande (447): António Delmar Pereira, ex-Soldado Escriturário da 4.ª Repartição/QG/CTIG, Bissau, 1966/68, 755.º tertuliano do nosso Blogue



1. Mensagem do nosso camarada e novo amigo tertuliano, António Delmar Pereira, ex-Soldado Escriturário da 4.ª Repartição/QG/CTIG, Bissau, 1966/68, com data de 25 de Setembro de 2017:

Assunto: Inscrição na Tabanca Grande

Fui Combatente do "ar condicionado" na Guiné de Novembro de 1966 a Novembro de 1968. 

Para lá, fui no navio "Alfredo da Silva; para cá, vim no navio "Uíge". 

A minha Especialidade foi a de Escriturário e desempenhei funções, nos 24 meses, na 4.ª Repartição do Quartel General, na cidade, perto da "5.ª Repartição" (Café Bento), onde gastei parte do tempo, quando me "desenfiava". 

Fui com a «patente» de soldado, em "rendição individual", render alguém que provavelmente "lerpou", mas a companhia desse alguém estava para embarcar para a Metrópole e eu safei-me do "mato". 

Como teclava bem, lá me aguentei. 

Era conhecido pelo Delmar d'Âncora, por ser natural de Riba de Âncora e fazer uns desenhos à d'Vinci: diziam no gozo. 

Andei 2 anos na Escola Comercial Patrício Prazeres; 4 anos na Escola de Artes Decorativas António Arroio; 4 anos na Escola Industrial Machado de Castro. 

Desempenhei funções de desenhador industrial; diretor de obras; diretor comercial, entre outras. Estou reformado.




************

2. Comentário do editor:

Caro Delmar,

Sê bem-vindo à nossa Tabanca Grande, entra e instála-te para, caso queiras, começares a escrever as tuas memórias de guerra, mesmo que vividas no "ar condicionado" de Bissau, nos anos 66 a 68. Conta-nos como era a cidade no teu tempo, como se convivia, locais mais emblemáticos, divertimentos, etc. Não te esqueças de enviar fotos.

Um caso parecido com o teu, o do nosso camarada Ribeiro Agostinho, meu particular amigo, que também foi em rendição individual para a Guiné. Quando chegou a Bissau, a Unidade dele tinha regressado à Metrópole no dia anterior. Como tu, também ele ficou no QG, mas na CCS. Por pouco não vos tereis cruzado já que ele é de 68 a 70.

Sabemos que tens um Blogue, "Memórias de um combatente do ar condicionado", que já espreitámos. Se não importares, havemos de importar algumas publicações tuas para este, agora também teu, Blogue.

Também te encontrámos no facebook, até já sou teu amigo desde há minutos. É aqui: https://www.facebook.com/antoniopereira.pereira.522

Segundo escreves, és minhoto de uma das zonas mais bonitas do norte de Portugal, Vila Praia de Âncora, mas parece que "emigraste" para Lisboa, talvez à procura de melhores oportunidades de vida. Tiveste variadas actividades profissionais, estando agora a viver o merecido descanso, situação comum à quase esmagadora maioria de nós. Bem merecemos.

Estás apresentado formalmente à tertúlia, ocuparás o 755.º lugar.

Não posso esquecer de te enviar um abraço em nome da tertúlia e dos editores. Recebe um abraço pessoal do co-editor

Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17766: Tabanca Grande (446): António Acílio Quelhas Antunes Azevedo, ex-Cap Mil, CMDT da 1.ª CCAV/BCAV 8320/72 (Bula) e da CCAÇ 17 (Binar), 1973/74, que passa a ocupar o lugar n.º 754 da tertúlia

5 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Benvindo ao poilão. Escolhe um bom lugar, para nos contares histórias desse tempo.
Abraço camarigo.

Delmar disse...

Obrigado camaradas pela v. receção. Em breve começarei a enviar partes do meu diário desse tempo.
Bem haja
A. Delmar

Delmar disse...

Amigo, é evidente que não me importo. Podem transcrevê-lo na integra. Enviarei mais capítulos no seguimento.
Bem haja
A Delmar

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Delmar, o Carlos Vinhal jé te deu as boas vindas. Do fundador e admirnistrador do blogue, Luís Graça, recebe um abraço especial. Não há camaradas da Guiné de 1ª ou de 2ª, uns estiveram no mato outros em Bissau, uns no "bront office# e outros no "back office" da guerra... Venham de lá essas histórias... E desenhos e fotps, não há ?... Luís Graça

RIBEIRO AGOSTINHO disse...

Pois como diz o Carlos Vinhal, comigo, passou-se algo parecido, ou seja, fui igualmente no Paquete de carga chamado Alfredo da Silva, onde após embarcar em Lisboa, fui a casa despedir-me novamente da família e da namorada, hoje mulher, passando por Leixões de onde sou natural, e passando por Cabo Verde, Mindelo e Praia, lá cheguei a Bissau a 20/08/68. Ora a companhia de meu destino tinha embarcado para a Metrópole a 18/08/68 no Uige. Então nos Adidos levaram-me à Secretaria do QG/CTIG,em Santa Luzia para me colocarem como condutor do Comando dos Adidos, mas em conversa com o chefe da Secretaria, o então SR. MAJOR VILAS BOAS MOUZINHO DE ALBUQUERQUE, sabendo que eu vinha da secretaria do R.I.6 no PORTO, logo se interessou para que ficasse lá, pois estava a precisar de um escriturário, apesar da minha especialidade fosse rádio telefonista/condutor auto. Então lá fiquei em Santa Luzia,colocado na CCS, mas a trabalhar na Secretaria do QG e tendo como chefe directo 0 dito Sr. Major.Desde essa data até 04/12/69, data em que embarquei de regresso no UIGE.