Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > O João Rodrigues Lobo, ao volante de uma viatura.
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > O João Rodrigues Lobo junto às viaturas. O PTE tinha 90 condutores. Legenda do autor: "1969. Frente à coluna experimental".
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > "1970: prestes a sair com a coluna de transporte de máquinas"
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > "1969: Em cima de um autotanque".
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > "1969: mais uma foto para a pose".
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > s/d: "uma enorme coluna do PTE".... A estrada (asfaltada) não está identificada, mas podia ser a de Nhacra - Mansoa - Mansabá... Não havia muitas na altura... Vê-se ao fundo aquilo que pode um aquartelamento. Por outro lado, a vegetação é rasteira, dando indícios de capinagem relativamente recente... (LG)
Guiné > Bissau > Brá > BENG 447 > PTE (Pelotão de Transportes Especiais) > 1968/1971 > O novo jipe sul-africano.
Fotos (e legendas): © João Rodrigues Lobo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Joaquim Costa / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1, Mais fótos do álbum do João Rodrigues Lobo, que acaba de entrar para a nossa Tabanca Grande (*),
Recorde-se que, sendo natural de´Óbidos, mas estando a residir em Luanda, foi fazer o 1º COM na EAMA (Escola de Aplicação Militar de Angola - Nova Lisboa), no último trimestre de 1967,Tirou a especialidade de Transportes Rodoviários no CICA - GAC 1, em Luanda. Quando estava colocado no Quartel General de Angola - 4ª Repartição, sendo comandante de MVL (Movimento de Viaturas Logísticas), fazendo as as colunas logísticas destinadas ao norte de Angola, é mobilizado para a Gunié, como Alferes Miliciano.
Passa a comandar o PTE (Pelotão de Transportes Especiais) do BENG 447. Chega ao CTIG, em rendição individual em dezembro de 1968, na véspera de Natal.
O Pelotão de Transportes Especiais (PTE) era constituído por: (i) um alferes miliciano; (ii) dois sargentos do QP ; (iii) quatro furrieis milicianos; e (iv) cerca de noventa condutores auto (quase uma companhia...), parte deles do recrutamento local.O PTE era responsável pelo transporte do pessoal de Engenharia, das Máquinas de Engenharia, e de todos os materiais de construção para e nas obras de estradas, aquartelamentos e reordenamentos.
O PTE também recepcionava todos os materiais militares que eram recebidos em navios fretados e carregava os materiais nas LDG e LDM da Marinha, no cais do Pijiquiti, para distribuição pelos aquartelamentos por estas servidos.
Faz questão de dizer que "o trabalho desenvolvido pelo nosso PTE foi, sem falsa modéstia, um exemplo de organização e dedicação de todos os seus elementos, que contribuiu para o meritório trabalho realizado por todos os militares, engenheiros e profissionais do BENG 447. Os condutores auto estavam sempre onde era preciso, sem eles NADA SE MOVIA !" (*)
Acabou a Comissão em Janeiro de 1971, passndo à disponibilidade em 11 de fevereiro de 1971.
Prometeu-nos "reavivar as memórias do BENG 447, Grande Batalhão que concretamente FEZ OBRA!"
Nota do editor:
(*) Vd. poste de 20 de junho de 2021 > Guiné 61/74 - P22300: Tabanca Grande (518): João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, cmdt Pelotão de Transportes Especiais / BENG 447 (Bissau, Brá, dez 1967/fev1971)... Fez o 1º COM, em Angola, Nova Lisboa. Vive em Torres Vedras. Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar nº 841.
11 comentários:
Na estrada Nhacra -Mansoa - Mansába - Farim, passei inumeras vezes e conhecia-a ao pormenor,mas parece-me decorrido meio século,que não havia no seu traçado uma zona com o declive que a foto revela, nem um aquartelamento em posição cimeira.
Abraço do José Carvalho
Há uma fiada rede de arame farpado no lado direito... E do lado esquerdo uma fiada de postes... Telegráficos ? Será que estamos nas proximidades de Bissau ? A vegetação não é tipica do interior da Guiné... LG
Outra hipótese: as instalações que se veem do lado direito sa estrada, e que parecem estar roeados de um extenso perímetro de arame farpado, não poderiam as da emissora da Guiné ?... O edifício pricipal tem uma certa volumetria e há também algo que também pode ser um depósito de água como uma antena de transmissões... Era natural que o emissor estivesse instalado numa cota mais alta...
Enfim, só fiz este percurso em 2007, altura em que fui ao Cantanhez, passando por Bambadinca e Saltinho... E na volta fui a Mansoa e almocei em Nhacra...com o Nuno Rubim!
Veja-se aqui a carta de Bissau (1949), escala 1/50 mil... As cotas sõ todas baixas...
https://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial32_mapa_Bissau.html
Realmente, vendo a fotografia da coluna à primeira vista não parece ter sido tirada na Guiné.
Pelo traçado e estado da estrada, da vegetação envolvente, os postes eléctricos e os edifícios ao alto, não fora a pequena viatura descapotável com pessoal africano, diria tratar-se de uma coluna em instrução na metrópole.
Mas, tratando-se da estrada próximo de Bissau julgo haver camaradas no blogue que iam de motorizada até Nhacra e mais longe e devem, pelo declive, conhecer este local.
Valdemar Queiroz
Oh Valdemar, apesar da tua doença, e chatices que tens tido, aí estás tu sempre com os teus interessantes comentários. Isso mesmo, as tuas melhoras e grande abraço. Quando estiveres melhor, chama-me para um convívio, eu levo o vinho e o petisco, às tuas ordens. Abraço.
Abílio Duarte.
Comparando com fotos tiradas (Out 70) na estrada de Nhacra para o Cumeré, verifico algumas semelhanças quer no tipo de orografia, quer no tipo de vegetação adjacente à via. Quem passou pelo Cumeré poderá opinar!
José Carvalho
Obrigado Duarte.
É como com os carros quando vão ficando velhos e com alguma quilometragem, aparecem as mazelas da idade. Agora foi esta chatice duma infecção urinária do caraças que tive de ir de ambulância ao Hospital da Amadora/Sintra. Como sou um bom e habitual freguês fui rapidamente e bem tratado, passei lá a noite e já estou quase a ficar pronto para outra.
Essa de trazeres o vinho e o petisco lembra a do outro quando leu o anúncio "Almoce e conviva no nosso Restaurante Cantinho dos Leitões". E assim fez, mas como não gostava de leitão levou a lancheira com bacalhau cozido e batatas.
Mas em Julho talvez haja disponibilidade duma sardinhada no "Girassol".
Abraço e saúde da boa
Queiroz
Valdemar, dei pela tua falta.. Mas eu também fiquei no estaleiro, se bem que "operacional" em termos bloguísticos... Desejo-te as "melorzinhas"... A mim, só hoje me deram "alta"... As burocracias da Covid, ou melhor, da Saúde 24...
Valdemar, vê aqui fotos do Virgílio Teixeira em Safim:
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2018/02/uine-6174-p18287-album-fotografico-de.html
Valdemar, vê aqui fotos do Virgílio Teixeira em Safim:
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2018/02/uine-6174-p18287-album-fotografico-de.html
Na foto nº 21 veem-se os postes telegráficos, do aldo esquerdo... E de ambos os lados da estrada, há uma larguíssima faixa capinada... Mas o terreno é plano... Ao fundo, do lado eswuerdo, há uma tabanca.
Os postes telegráficos são uma boa pista... No interior da Guiné, já não os havia, con as sabotagens do início da guerra...
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