quarta-feira, 23 de junho de 2021

Guiné 61/74 – P22309: (Ex)citações (388): A propósito do meu aniversário, muito obrigado e... (João Crisóstomo, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 1439)


1. Mensagem do nosso camarada João Crisóstomo, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 1439 (EnxaléPorto Gole e Missirá, 1965/67), com data de 22 de Junho de 2021:

Meus caros amigos e camaradas da Guiné
Primeiro um Grande abraço ao António José Pereira da Costa que, com a sua decisão de fazer anos no mesmo dia que eu, tornou o meu aniversário ainda melhor. Mas há um outro aniversariante hoje, que talvez nunca tenha tido o cuidado de enviar os dados certos e ficou despercebido... o Júlio Pereira, teve a ideia de nascer, não só no mesmo dia, mas no mesmo ano que eu. E depois fomos os dois para a Guiné, ambos experimentámos minas no mesmo dia...
Somos quase gémeos... portanto talvez ainda seja possível ao nosso camarada Luís Graca, como comandante de todos nós, dar as suas instruções para que ele ainda seja lembrado…


E obrigados meus queridos Luís Graça e Alice, e aos meus bons camaradas José Martins, Valdemar Silva, Helder Sousa e José Câmara.

Levantei-me cedo pois ontem mesmo reencontrei pelo telefone um amigo meu, Eric Saul, fundador das "Visas for Life Exhibits" sobre os diplomatas salvadores durante a Segunda Guerra Mundial, que não vejo há dezoito anos. E já agora, aqui vai, (que o saber não ocupa lugar): Ele, eu e o Rabbi David Baron (de Beverly Hills) fomos os organizadores da grande exposição na ONU no ano 2000, na qual, (sem peneiras, mas em abono da verdade,) o nosso Aristides de Sousa Mendes recebeu a sua primeira grande homenagem em Nova Iorque, pois foi ele o diplomata que recebeu o maior destaque nesse acontecimento: o dia da abertura da exibição (dum mês) por pressão minha (obriguei-os a mudar dia da abertura) foi aberta no dia 3 de Abril, data da sua morte. E segundo obriguei-os a refazer o filme - documentário "Diplomats for the Dammed" quando ao ver o filme em ainda em (WIP) (projecto ainda em progresso) verifiquei que ele não fazia parte do elenco... quando se perceberam disso ficaram de boca aberta... perante os meus protestos o Rabbi David Baron, co-produtor do filme, respondeu que infelizmente "já não havia nada a fazer"... mas eu tanto insisti, que passadas três semanas telefonou-me da Califórnia para me informar que tinha providenciado refazer o filme para incluir o nosso Aristides. (No caso de alguém duvidar, eu tenho os documentos comprovativos destas "mudanças”.) Por isso no dia 17 de junho de 2003 quando exibi o filme em Nova Iorque no prestigioso "National Arts Club" convidei o Rabbi para vir apresentar o filme; ele aceitou e veio a Nova Iorque onde foi o "Keynote Speaker”.

Um grande abraço a todos
João

____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 DE JUNHO DE 2021 > Guiné 61/74 – P22301: (Ex)citações (387): "Memórias da Minha Aldeia" (José Saúde)

Sem comentários: